Início » Goiás » Água Limpa


Água Limpa - Goiás



Água Limpa faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 2.335 habitantes.

História da cidade de Água Limpa

A fundação do Povoado de água Limpa se deu principalmente em razão da exploração agrícola das terras muito férteis da região. Incrementando-se a agricultura regionalmente, verificou-se a convergência de famílias para o local, tendo então, os senhores Francisco Emídio de Oliveira, Antônio da Silva Camargo, José Passos e Adolfo Rosa, doado uma área de um alqueire de terras, onde é hoje a cidade.

O início do povoado deu-se por volta do ano de 1929, quando João Porfiro Ribeiro afixou um cruzeiro no local, surgindo os primeiros casebres, até que, por volta do ano de 1931, pelo senhor Antônio da Silva Camargo, foi edificada a primeira casa de telhas.

O nome "água Limpa" tem sua origem em virtude da existência, no local, de um córrego com essa denominação, em cuja margem esquerda acha-se localizada a cidade.

No ano de 1933, foi edificada uma capela no local, o que contribuiu para o mais rápido crescimento do povoado, tendo em vista a convergência de adeptos para o lugar.

Em 1945, foi elevado à categoria de distrito e através da Lei nº2.012, de 11-11-1958, tornou-se município, cuja instalação deu-se a 1º de março de 1959. Seu primeiro prefeito municipal foi o senhor Almir Napoleão.

A lei que criou o município estipulou o seu Termo Judiciário subordinado à Comarca de Morrinhos.

Pela relação de comarcas do Estado, em 1981, água Limpa consta como pertencente à Comarca de Buriti Alegre, de 1ª entrância.

Gentílico: água-limpense

Distrito criado com a denominação de água Limpa ex-povoado, pela lei municipal nº 76, de 23-04-1952, subordinado ao município de Caldas Novas.

Pela lei estadual nº 954, de 13-11-1953, complementada pela lei estadual nº 1274, de 1411-1953, o distrito de água Limpa deixa de pertencer ao município de Caldas de Novas para ser anexado ao novo município de Marzagão.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de água Limpa figura no município de Marzagão.

Elevado à categoria de município com a denominação de água Limpa, pela lei estadual nº 2012, de 11-11-1958, desmembrado de Marzagão. Sede no antigo distrito de água Limpa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 1274, de 14-11-1958, transfere o distrito de água Limpa do município de Calda Novas para o de Marzagão.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Água Limpa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Água Limpa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: