Tudo sobre Venda Nova do Imigrante Estado do Espirito Santo

Informações Gerais sobre a cidade de Venda Nova do Imigrante

Coordenadas geográficas

O município de Venda Nova do Imigrante fica localizado na latitude -20.327 e longitude -41.1355 e faz parte do estado do Espirito Santo.

Tamanho do Território de Venda Nova do Imigrante

Com um total de 185,909 km², Venda Nova do Imigrante de extensão territorial.

População de Venda Nova do Imigrante

De acordo com dados do IBGE, Venda Nova do Imigrante possui aproximadamente 24.800 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Venda Nova do Imigrante são chamados de venda-novense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOAO PAULO SCHETTINO MINETI.

História de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo

Ouvir com robot

Venda Nova começou a ser colonizada por volta de 1892, basicamente por imigrantes italianos, cuja cultura permanece viva em seus descendentes e na vida da comunidade vendanovense. No entanto bem antes a região era habitada por índios, provavelmente Puris, dos quais foram encontrados muitos objetos pela primeira leva de imigrantes que aqui chegaram. Antes da colonização italiana, grandes fazendas de café de propriedade dos portugueses floresceram no altiplano serrano, onde mais tarde nasceria Venda Nova. Entre as fazendas destacam-se: Providência, Lavrinhas, Tapera, Bananeiras, Bicuíba e Viçosinha. Junto com os portugueses vieram os negros escravos, que lidavam na lavoura. Contudo, com a abolição da escravatura, essas fazendas caíram no abandono até que surgissem os colonos, imigrantes italianos, originários da Região do Vêneto (Itália), atraídos pela procura de terras nas localidades de São Pedro do Araguaia, Matilde, São Martinho e Carolina, sendo inicialmente cerca de 18 a 20 famílias, entre elas: Perim, Caliman, Zandonadi, Altoé, Bragato, Venturim, Falcheto, Brioschi, Sossai, Carnielli, Cola, Minetti, Lorenzoni, Delpupo, Tonolli, Ambrozim, Scabello, Mazzoco, Fioreze e Mascarello. A comunidade que surgiu com a chegada dos primeiros imigrantes em 1892, conserva traços fortes da cultura dos mesmos, principalmente o espírito comunitário e progressista, manifestados em 1922 com a construção da primeira escola, a instalação da linha telefônica em 1925, a criação da Cooperativa Agrária de Lavrinhas (1927) ou mesmo a construção dos primeiros 20 km de estrada em regime de mutirão. Venda Nova se expandiu mantendo sua identidade sem maiores afluências de estranhos, até que se viu 'rasgada' pela BR 262 (Rodovia Presidente Costa e Silva), nos idos de 1957, experimentando um crescimento extraordinário, graças ao impulso dado com a ligação com grandes centros, como Vitória e Belo Horizonte.

Distrito criado com a denominação de Venda Nova, pela Lei Estadual n.º 1.909, de 06-12-1963, subordinado ao município de Conceição Castelo. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, do distrito de Venda Nova, permanece no município de Conceição do Castelo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento). Elevado à categoria de município com a denominação de Venda Nova do Imigrante, pela Lei Estadual n.º 4.069, de 06-05-1988, desmembrado do município de Conceição do Castelo. Sede no atual distrito de Venda Nova do Imigrante (ex-Venda Nova). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Pela Lei Municipal n.º 16, de 09-08-1989, é criado o distrito de São João de Viçosa e anexado ao município de Venda Nova do Imigrante. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Venda Nova do Imigrante e São João de Viçosa. Pela Lei Municipal n.º 489, de 23-07-2001, é criado o distrito de Alto Caxixe e anexado ao município de Venda Nova do Imigrante.

Fonte: Venda Nova do Imigrante (ES). Prefeitura. 2013. Disponível em: http://vendanova.es.gov.br. Acesso em: jul. 2013.

DDD de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo

28

Como fazer uma ligação para Venda Nova do Imigrante:

0 + Operadora + 28 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 28 + telefone
  • Vivo: 015 + 28 + telefone
  • Aerotech: 017 + 28 + telefone
  • Claro: 021 + 28 + telefone
  • GVT: 025 + 28 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 28 + telefone
  • TIM: 041 + 28 + telefone
  • Sercontel: 043 + 28 + telefone

CEP de Venda Nova do Imigrante

O Código Postal (CEP) geral de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, é 29375000.

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante
Endereço: Av. Evandi Américo Comarela, 385, Esplanada, Venda Nova do Imigrante - ES, CEP: 29375000
Telefone / Fax:(28) 3546-2362 / 1188 (28) 3546-1188
Prefeito: JOAO PAULO SCHETTINO MINETI

Hospitais em Venda Nova do Imigrante - ES

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde venda-novense.

Cartórios na cidade de Venda Nova do Imigrante

Acesse a lista de Cartórios em Venda Nova do Imigrante. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Venda Nova do Imigrante Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Venda Nova do Imigrante - ES e localizar ruas e endereços do município capixaba.

Notícias sobre Venda Nova do Imigrante

Confira as últimas notícias de hoje em Venda Nova do Imigrante.

Previsão do tempo na região venda-novense

Veja a previsão do tempo em Venda Nova do Imigrante: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Venda Nova do Imigrante

Confira as cidades vizinhas de Venda Nova do Imigrante - ES em uma distância de até 50 km.

Brejetuba - 26.7 km
Afonso Cláudio - 27.7 km
Castelo - 31.5 km
Muniz Freire - 32.9 km
Vargem Alta - 39.9 km
Ibatiba - 40.2 km
Iúna - 41.5 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Venda Nova do Imigrante através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município venda-novense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 27/02/2024 - Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Livro+Did%C3%A1tico

Dia Nacional do Livro Didático

Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados