Início » Espírito Santo » Ecoporanga


Ecoporanga - Espírito Santo



Ecoporanga faz parte do estado do Espírito Santo. Localizado na região Noroeste do estado se destaca na produção de leite e na extração e beneficiamento de rochas ornamentais.

A história de Ecoporanga começa em 1934, quando Jacinto Antônio Dias, um pioneiro, vem das terras de Minas Gerais, saindo de Conselheiro Pena, trazendo junto nesta caminhada de migrante a mulher Guilhermina Joana de Jesus e seus doze filhos. A região era coberta de matas, não havia estradas, meios de transporte e nem energia elétrica. Neste tempo as pessoas andavam a pé ou a cavalo para percorrer as terras do município. Quando Jacinto Antônio Dias chegou, ele não se limitou a tomar posse de uma nova terra, nela plantando e erguendo um rancho. Fez mais, criou um núcleo de desbravamento. Ante as possibilidades que vislumbra no lugar, reclama reforços, convoca mais braços para o trabalho comum, traz gente de Minas Gerais. Assim começa a formar um núcleo urbano. Naquela época já havia chegado à região o Frei Inocêncio de Comiso da ordem dos Capuchinhos, e então a pedido do frei, Jacinto Antônio Dias faz a doação de 28 hectares de terra, em 1937 destinados à fundação de um patrimônio em honra de Nossa Senhora do Monte Serrat. A presença do frei, no Alto São Mateus, estava ligada a ação missionária que esses religiosos, desde a década de setenta do século XIX exerceram nas selvas entre os rios Mucuri e Doce, na catequese dos índios e na pregação de missões ambulantes. A partir da doação desta terra de 28 hectares foi formado o núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, posteriormente Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga.

Formação do Município de Ecoporanga

História da cidade de Ecoporanga

A história de Ecoporanga remonta a 1937, quando um dos precursores do desenvolvimento da Região, Jacinto Antônio Dias, doou uma área de terra de 28 hectares, para a formação do núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, depois Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga. O devastamento do território teve, predominante, o que se convencionou chamar, na década de quarenta, de febre do café.

A instalação do município, provisoriamente na vila de Ecoporanga, ocorreu em 1955. A lei estadual nº 16, de 1956, deu caráter ao topônimo Ecoporanga, (lugar onde se produz o eco de nhambu).

Gentílico: ecoporanguense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ecoporanga, pela lei estadual nº 776, de 29-12-1953, subordinado ao município de Joeirana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ecoporanga, pela lei estadual nº 897, de 12-01-1955, desmembrado de Joeirana. Sede no antigo distrito de Joeirana. Constituído de 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Joaçuba, Joeirana, Novo Horizonte. Todos desmembrado do município de Joeirana. Instalado em 09-04-1955.

Pela lei estadual nº 16, de 1956, a sede do município passou a denominar-se Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município já denominado Ecoporanga é constituído de 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Joaçuba, Joeirana e Novo Horizonte.

Localizado na Serra dos Aimorés, em face do acordo entre os Estado de Minas Gerais e Espírito Santo.

Pelo decreto estadual nº 264, de 15-09-1963, do Estado do Espírito Santo e decreto estadual nº 7166, de 15-09-1963, do Estado de Minas Gerais, o distrito de Joeirana passou a integrar difinitivamente ao Estado de Minas Gerais.

Pela lei estadual nº 3046, de 14-05-1976, são criados os distritos de Imburana e Santa Luzia do Norte e anexados ao município de Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído de 4 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte e Santa Luzia do Norte.

Pela lei nº 473, de 25-10-1990, é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 7 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Joeirana para Ecoporanga alterado, pela lei estadual nº 16, de 1956.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ecoporanga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ecoporanga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: