em

Veja quais são os 9 alimentos mais consumidos no mundo

Mostramos as comidas e as bebidas mais caras do mundo agora vamos lhe mostrar quais são os mais consumidos, vamos lá? A alimentação é essencial nossa vida, já que sem os nutrientes necessários para o corpo não há sobrevivência. Há uma infinidade de alimentos que se processados dão origem a novos tipos de produtos para consumo. É dos alimentos mais consumidos que surgem a maioria dos derivados. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que tem por objetivo a segurança alimentar e a garantia de acesso da população à uma boa alimentação, os alimentos mais consumidos do mundo são:

9° – Mandioca

Presente em diversas culturas a mandioca é um dos alimentos mais consumidos
O consumo mundial da mandioca é de cerca de 95 milhões de toneladas por ano. Também chamada de macaxeira, aipim, maniva e entre outros nomes, a mandioca é nativa da Amazônia. Este vegetal é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, seguida pelo arroz e milho. A mandioca pode ser consumida de diversas formas, como farinhas, pães, cozida, frita, ralada, etc.

8° – Carne suína

A carne de porco é mais consumida até do que a carne bovina
A carne suína possui o consumo mundial de 105 milhões de toneladas por ano. O consumo da carne suína é visto como tabu em religiões como judaísmo, adventismo e islamismo. Isso porque, o animal é visto como uma carne impura. O Brasil é o quarto produtor de carne de porco do mundo. Esta carne também é usada como ingrediente para embutidos, como salsichas e linguiças. Há evidências de que a pecuária suína data de 5000 a.C.

7° – Milho

O milho é um cereal cuja maior parte da produção se concentra nos Estados Unidos
O consumo mundial de milho gira em torno de 113 milhões de toneladas por ano. Trata-se de um cereal cultivado em boa parte do mundo, sendo o maior produtor os Estados Unidos. O milho se destaca por sua versatilidade e por ter um alto teor produtivo. Atualmente, o cultivo desse vegetal é mecanizado quase que por completo.

6° – Tomate

O tomate é um alimento originário das Américas Centrais e do Sul e que se espalhou pelo mundo
O consumo mundial de tomate está em torno de 136 milhões de toneladas. O tomate tem origem das Américas Centrais e do Sul e se espalhou pelo mundo após a colonização européia das Américas. Há muitas variedades de tomates e formas de cultivo.

5° – Açúcar

O açúcar é um alimento que pode ser encontrado em diversos tipos
Açúcar é um termo genérico para denominar carboidratos cristalizados comestíveis. Sua principal característica é o sabor adocicado. Há diversos tipos de açúcares como glicose, frutose, sacarose, etc. A produção do açúcar influenciou o colonialismo, escravidão, migrações e até mesmo guerras. Atualmente, são consumidas 154 milhões de toneladas de açúcar por ano.

4° – Batata

Aproximadamente 217 milhões de toneladas de batata sã consumidas todos os anos
A batata é um alimento bastante usado em diversos pratos. O consumo deste vegetal é aproximadamente 217 milhões de toneladas por ano. Assim como ocorre com o tomate, há diversos tipos de batata. O tubérculo começou a ser cultivado pelas civilizações andinas. Entre suas características, a batata é rica em um carboidrato chamado amido.

3° – Arroz

Presente na mesa de mais da metade da população, o arroz é um dos alimentos mais consumidos
O arroz é uma planta da família das gramíneas e está presente na alimentação de mais da metade da população mundial. É um dos alimentos mais consumidos no Brasil e também em países orientais. O cultivo do arroz teve início na China e para o plantio é preciso que haja abundância de água. Atualmente, são consumidos em todo o mundo 354 milhões de toneladas de arroz.

2° – Trigo

O cultivo do trigo teve início no Oriente Médio há cerca de 10.000 anos
O trigo, assim como o arroz, é uma gramínea cultivada em todo o mundo. O cultivo desse cereal teve início no Oriente Médio há cerca de 10.000 anos. Este é um alimento básico, que quando transformado em farinha, é usado para pão e diversos outros alimentos. O trigo também é usado como um dos ingredientes principais da cerveja, que é a bebida alcoólica mais consumida do mundo.

1° – Leites e derivados

O leite e seus derivados estão entre os alimentos mais consumidos no mundo
Dentre os alimentos mais consumidos estão o leite e seus derivados. Chama-se leite a secreção nutritiva de cor esbranquiçada produzida pelas glândulas mamárias de mamíferos. O consumo mais comum é do leite de vaca. Por ano se consome 589 milhões de toneladas de leites e derivados. Entre os derivados estão a manteiga, iogurte, queijos, etc.

Deixe uma resposta