em

Saiba como anda a situação cadastral do seu CPF?

CPFCPF significa Cadastro de Pessoa Física. E se você tiver alguma irregularidade no seu CPF, isso pode significar dor de cabeça.

Ter seu CPF em dia é muito importante, porque tudo o que você for fazer que requeira cadastro, pode não ser possível se seu CPF estiver irregular. Conheça as modalidades em que seu CPF pode estar enquadrado:

cpf

*Regular: fique tranquilo, seu CPF está de acordo com as exigências do Governo Federal;

*Pendente de Regularização: se esta é sua situação, então verifique se não esqueceu de entregar alguma contribuição anual dos últimos cinco anos.

*Suspenso: seu cadastro está incompleto ou incorreto;

*Cancelado: o CPF só é cancelado quando o titular falece ou por alguma decisão judicial;

*Nulo: esta é fria! Foi constatada fraude e o CPF foi anulado.

Se sua situação é “pendente de regularização” basta preencher online no site da Receita Federal.

E se for “suspenso”, você pode solicitar o regularização pelas Agências de Correio, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O valor da taxa para este serviço é de R$ 7,00 (Sete Reais). Se for o caso, aproveite para solicitar alterações cadastrais sobre dados que foram alterados depois que você solicitou o seu CPF. Um exemplo típico, é a troca de sobrenome em caso separação do cônjuge.

Cara consultar a situação do seu CPF acesse aqui o site da Receita Federal.

situação cadastral cpf1

Um dos maiores problemas que envolvem o CPF, é o registro no SPC e no Serasa.

No SPC, normalmente é mais fácil: a empresa credora informa o órgão que o pagamento foi feito e, no máximo em 48 horas, eles tem que dar baixa do registro.

Já no Serasa, é um pouco mais burocrático: depois de efetuar o pagamento, solicite à empresa credora uma carta de anuência registrada em cartório.

Com este documento em mãos, se dirija ao cartório onde o título foi protestado, e então o próprio cartório deve entrar em contato com o Serasa e solicitar a baixa.

Deixe uma resposta