em

Cirurgia de calvície: tudo o que você precisa saber

A cirurgia de calvície, também chamada de transplante capilar, é alternativa para quem sofre com a queda de cabelo. No artigo de hoje vamos conhecer tudo sobre esse procedimento.

Assim, você pode tirar suas dúvidas finais com esse que é o último post da nossa série especial de 3 artigos sobre a calvície.

cirurgia de calvície

Até aqui vimos dicas para prevenir e evitar a queda de cabelos. E conhecemos também os tratamentos disponíveis. Além de dicas fáceis para disfarçar o problema.

Porém, existe uma última opção para que tem alopecia: a cirurgia de calvície. Mas, nem todos conhecem essa alternativa. E o procedimento gera muitas questões.

Por esses motivos decidimos dedicar um artigo todo aqui no site para falar sobre ele.

Vamos lá?

O que é a cirurgia de calvície?

A cirurgia de calvície ou transplante capilar realiza a inserção cirúrgica de fios de cabelos na região calva. Para isso, podem são usados fios saudáveis do próprio paciente.

Ou seja, o transplante capilar é um procedimento diferente do implante capilar. Esse último utiliza fios artificiais de cabelo para cobrir as regiões atingidas pela queda.

Portanto, é importante não confundir, já que são técnicas cirúrgicas diferentes. Que também apresentam resultados diferentes.

O transplante capilar é seguro?

Essa é uma das primeiras perguntas que qualquer paciente com calvície faz.

Sim, o transplante capilar é seguro. Pois, estamos falando de uma cirurgia realizada em todo o mundo. Que possui protocolos aceitos nos mais diversos países.

Na verdade, desde de 1930 pesquisas são desenvolvidas para encontrar uma forma de realizar cirurgia de calvície. Portanto, muitos estudos foram efetuados desde então para aperfeiçoar o transplante.

Além disso, a tecnologia e a medicina realizaram grandes avanços nesses últimos 90 anos. Em especial, durante as últimas décadas do século XX e início do século XIX.

Como resultado, o transplante capilar, além de seguro, fica com uma aparência natural.

Saiba como é o procedimento para a cirurgia de calvície

O mais comum é que o médico utilize fios de cabelo das têmporas e da nuca para preencher as áreas afetadas pela calvície. Contudo, o mais importante, é que esses fios são saudáveis.

Portanto, não foram atingidos pelo DHT, hormônio que causa a morte das células que geram novos fios de cabelo.

A técnica mais usada para esse tipo de cirurgia chama-se Transplante de Unidade Folicular – TUF. Nesse processo, fios de cabelo da nuca são colocados em um microscópio com alta resolução. Em seguida, divide-se cada fio em 3 unidades.

Ou seja, os fios são realmente muito finos. Só então o cirurgião coloca os cabelos prontos na região certa.

Tudo isso torna a cirurgia uma das mais modernas e eficazes que existem nos dias atuais.

Isso significa que o cabelo vai crescer de forma natural depois da cirurgia. Mas, isso não é tudo. Também não há risco de rejeição.

Cuidados pós-cirurgia

No entanto, é preciso ter alguns cuidados no pós-operatório, pois:

  • Não será possível pentear os cabelos de imediato;
  • Deve-se evitar mover muito a cabeça e fazer esforços;
  • Evitar o calor também é necessário;
  • Lave suas mãos antes de tocar os cabelos;
  • Pegar praia e piscina não é possível antes de 2 meses de recuperação;
  • Esportes radicais, treinos de musculação e lutas ficam proibidos também por 2 meses;
  • Tenha cuidado redobrado com a higiene da cabeça. Portanto, reserve uma tolha limpa apenas para secar a cabeça após o banho.

Essa operação não é um processo muito agressivo. Contudo, ainda assim, é uma cirurgia e requer cuidados.

tratamento calvície

Do contrário, você pode machucar o couro cabeludo. Portanto, tire todas as suas dúvidas com o médico antes da fazer.

Mas, quando é possível pentear e cortar o cabelo então? Na maioria das vezes, 3 meses depois já é possível pentear os fios. E aos 6 meses você já pode cortar o cabelo.

Perguntas frequentes

Depois de tudo isso, separamos também algumas perguntas frequentes sobre a cirurgia de calvície.

Portanto, se você ainda está com dúvidas sobre o processo, e outros aspectos da cirurgia, confira as questões a seguir.

Afinal, a resposta que você procura pode estar em uma delas.

Quanto custa a cirurgia de calvície?

Casa sessão de uma cirurgia de calvície custa em média 10 mil reais. Mas, na maioria das vezes uma única sessão é o bastante para finalizar o processo.

Quanto tempo um transplante capilar?

Tudo depende da técnica que será utilizada para realizar o processo. Portanto, a cirurgia de calvície costuma levar entre 6 a 9 horas para terminar.

Quanto tempo dura um implante capilar?

Como mencionamos, transplante e implante capilar são coisas diferentes. Pois, esse último é feito com fios artificiais.

Por esse motivo, há sempre o risco de rejeição, já que não são fios naturais. Além disso, pode ser necessário realizar manutenção periódica.

Já a cirurgia de calvície é permanente, e não requer manutenção. Mas, fique atento: para isso você deve cuidar bem dos fios! E ter cuidado em dobro após o processo.

A cirurgia de calvície dói?

Para realiza essa cirurgia é aplicada uma anestesia local. Portanto, você não sentirá dor alguma durante o processo todo.

No entanto, após a cirurgia é normal sentir dores. Além disso, saiba que você vai ficar com uma cicatriz que ocorre da cirurgia.

Contudo, para a maior das pessoas, isso é apenas um detalhe. Pois, os resultados são naturais e duram a vida toda.

Vou ficar com “cabelo de boneca”?

O risco de ficar com uma aparência de cabelos de boneca depois da cirurgia de calvície é nulo. Afinal, são usados fios naturais e que vão crescer também de forma natural.

Então, quando o processo é bem feito, e a pessoa toma todos os cuidados, é muito difícil que isso aconteça.

Agora, no caso do uso de fios artificiais, esse risco existe. Portanto, pense bem antes de escolher um implante ao invés de um transplante.

Além disso, saiba que a cirurgia para colocar os fios artificiais pode levar de 8 a 12 horas de duração. Ou seja, ser ainda mais longa.

Concluindo

Graças aos avanços da ciência homens e mulheres não precisam mais sofrer com a calvície. Pois, existe várias formas de evitar a queda de cabelo.

Mas, também há tratamento e até cirurgia de calvície. Ou seja, se você tem problemas com queda de cabelo, procure seu médico e se informe!

E, se você ainda não leu os primeiros artigos dessa série, aproveite para ler. Há muitas dicas boas por lá. É só clicar aqui: guia completo.

Ficou com alguma dúvida? Gostou desse artigo? Comente!

 

Deixe uma resposta