em

Dicas de redação para o Enem

Boas dicas de redação para o Enem
Dicas de redação para o Enem

Inicialmente, o maior vestibular do Brasil está chegando! Dessa forma, é claro que você quer estar preparado para garantir a sua vaga em qualquer das grandes universidades que existem no país. Hoje, a redação é um grande peso para o Enem, logo, é necessário ter muito cuidado na hora de redigir seu texto. Por isso, trouxemos 5 dicas de redação para o Enem.

Assim, sabemos que escrever pode ser algo difícil, especialmente quando redigimos um texto sobre um tema que não conhecemos. Se o tema redação é surpresa para os candidatos, nada melhor do que aproveitar o tempo livre para estudar e absorver conhecimento em diversas áreas, pois isso te ajudará muito nesse momento crucial.

Dessa forma, separamos 5 dicas que irão te ajudar na hora de escrever uma boa redação para o Enem. Podemos dizer que não é tão fácil assim, mas tudo se tornará menos difícil quando você utilizar o seu conhecimento a seu favor, misturando técnicas e conhecimentos para garantir nota 1000 na redação. Confira mais abaixo.

Conheça 5 dicas de redação para o Enem

Dicas de redação para o Enem

A princípio, é válido mencionar que as dicas de redação são um grande lembrete de tudo aquilo que você aprendeu na escola e nas suas aulas, por isso, fazer resumos é uma excelente maneira de nortear a sua redação. Sendo assim, confira 6 dicas práticas de redação para o Enem.

Nunca generalize

Logo, em uma boa redação, as generalizações nunca existem. Isso porque podem refletir a falta de conhecimento ou reflexão sobre determinado assunto. Por exemplo, afirmar que todos os brasileiros não se interessam por política é uma afirmação pretensiosa, dessa forma, além de demonstrar desconhecimento, ainda desconsidera uma grande parte da população que se interessa pelo tema. Por isso, nunca generalize no seu texto!

Não utilize voz passiva

Uma boa redação deve ser clara e direta. Dessa forma, podemos dizer que o texto não tem espaço para ambiguidades. Uma coisa que deixa o texto difícil de ler é a conhecida voz passiva que, basicamente, inverte a ordem dos elementos da oração. Sendo assim, tenha em mente que o seu texto deve ser fluido e sem prolongações.

Não use pleonasmos

Considerado um vício de linguagem, o pleonasmo vicioso, ou redundância, é algo terrível para o seu texto. Dessa forma, atente-se para não repetir a mesma informação ou argumento ao longo do texto, mesmo que isso seja efetuado com palavras ou expressões diferentes.

Não exagere nas citações

Apontar dados e questionamentos é excelente para uma redação, ainda mais porque muitas pessoas fazem isso para exibir sua bagagem de leitura. Entretanto, encher o texto de citações pode dar um resultado diferente do esperado, pois quem inclui muitas citações, pode demonstrar que não tem ideias suficientes para criar o próprio texto. Portanto, tenha cuidado com isso!

Evite usar frases longas

Num texto, as frases longas significam o resultado de uma má pontuação. Dessa forma, se você não se considera um escritor experiente, é necessário escrever períodos longos sem deixar o seu texto incompreensível, evitando o uso de frases longas para isso. Para que o leitor não se perca em muitas informações, prefira usar frases curtas e bem pontuadas.

Por fim, podemos dizer que a redação do Enem é algo que exige bastante atenção. Portanto, tenha em mente que pouco adianta estudar e coletar muitas informações, se não for possível desenvolvê-las no texto. Logo, se apegue as melhores técnicas e gatilhos mentais, e consiga uma nota incrível no Enem!

Deixe uma resposta