em

Herpes – Sintomas, tratamento natural e causas

Sintomas de Herpes Genital + 4 Tratamentos Naturais
Sintomas de Herpes Genital + 4 Tratamentos Naturais

O herpes genital é um vírus muito comum, muito contagioso, que é a causa número 1 de úlceras genitais em todo o mundo.

No Brasil, aproximadamente 25 por cento de todas as mulheres adultas (cerca de um em cada quatro, embora alguns estudos tenham encontrado a taxa muito maior) e 20 por cento dos homens (um em cada cinco) tem herpes genital. E cerca de 85 por cento nem sabem disso!

Como o vírus do herpes é sexualmente transmissível e incurável, o diagnóstico de herpes genital pode parecer esmagador e, muitas vezes, causa muita vergonha e ansiedade, além de feridas certas que às vezes podem ser muito desconfortáveis.

Mas a boa notícia é que existem muitas maneiras de diminuir seu risco, ajudar a impedir o aparecimento de herpes e tratar os surtos.

O que é o herpes genital?

Uma infecção por herpes genital é causada pelo vírus do herpes simple (HSV). Existem dois tipos principais de HSV que são responsáveis ​​pela grande maioria dos casos de herpes genital: HSV-1 e HSV-2.

Uma vez infectado, alguém com herpes desenvolve úlceras na pele em torno de seus órgãos genitais e às vezes também sente outros sintomas associados como sensibilidade perto da virilha.

O vírus pode viver latente dentro do sistema imunológico de uma pessoa durante toda a vida, causando periodicamente bolhas que explodem e se tornam feridas abertas ou úlceras antes da cura. As infecções por HSV-1 e HSV-2 são adquiridas do contato direto com alguém que transporta o vírus.

As secreções infecciosas que transmitem herpes vivem em superfícies mucosas orais, genitais ou anais.

O herpes é uma infecção de transmissão pele a pele, mas você não precisa fazer sexo para fazer com que o vírus atinja o trato genital. Qualquer forma de contato íntimo / pele a pele é capaz de transmitir o vírus, incluindo o contato com feridas nas nádegas ou na boca.

Pesquisas mostram que a maioria dos pacientes com herpes genital praticamente não possui sintomas, não sabem que eles têm o vírus.

Também é muito comum experimentar um surto notável apenas uma vez e, em seguida, o vírus permanecer inativo e imperceptível, às vezes durante toda a vida.

Por quanto tempo dura um surto de herpes? Todos são diferentes, mas a cura de “lesões sem complicações” (aqueles que não são muito graves) geralmente leva cerca de duas a quatro semanas.

Causas de Herpes Genital e Fatores de Risco

No passado, os especialistas descobriram que o HSV-2 era responsável por causar a maioria das infecções por herpes genital, mas hoje uma proporção crescente de infecções por herpes genital é devido ao HSV-1, comumente considerado “herpes bucal”, o que só causa feridas

Os lábios ou a boca. Contrariamente ao que mais acredita sobre o herpes, o HSV-1 não afeta apenas membranas nos lábios ou dentro da boca – também pode ser espalhado para a área genital.

Além disso, embora seja mais raro, o herpes genital também pode ser adquirido por contato com feridas nos olhos, secreções nos dedos ou úlceras / feridas nas nádegas e parte superior das coxas.

Os especialistas agora acreditam que a transmissão oral (principalmente devido à transmissão do HSV-1 da boca para os órgãos genitais) é a principal maneira pela qual as pessoas estão adquirindo herpes genital pela primeira vez, especialmente adolescentes e adultos jovens.

Cerca de 50 por cento das novas infecções por herpes genital em adultos jovens são devidas ao HSV-1 e cerca de 40 por cento em adultos mais velhos.

Além de se engajar em sexo oral, outros fatores de risco incluem ter qualquer tipo de sexo desprotegido, ter relações sexuais com múltiplos parceiros (uma vez que a taxa de infecção é tão alta) e ter certas outras doenças que diminuem a função imunológica (como HIV, transtorno autoimune ou hepatite).

Sintomas de herpes genital, além do que parece a herpes

O herpes genital afeta todos de forma muito diferente, mas aqui estão alguns fatos gerais sobre sintomas e sinais comuns de herpes genital:

  • Geralmente, o primeiro surto de herpes genital produz os sintomas mais fortes, e os sintomas de surtos subsequentes (que reativam o vírus) são mais leves. (4)
  • Uma pessoa recentemente infectada com herpes genital experimenta o primeiro surto geralmente dentro de 14 dias após a infecção. Os surtos são mais comuns no primeiro ano de infecção e tendem a diminuir substancialmente com o passar do tempo.
  • É possível transportar HSV-1 e HSV-2, o que pode causar sintomas separados em diferentes locais do corpo, em momentos diferentes.
  • “Herpes genital primário” é o termo para o primeiro episódio em um indivíduo sem anticorpos preexistentes para qualquer tipo de vírus herpes.
  • Um “primeiro episódio não primário” é o termo para alguém que tenha um surto de primeira vez, mesmo que essa pessoa já tenha anticorpos preexistentes para o outro tipo de vírus do herpes (por exemplo, ele ou ela foi infectado com HSV-1 quando criança, e depois se torna infectada com HSV-2 como adulto).

Como o herpes parece, e o que sente como experimentar um surto? Sinais de sintomas de um surto de herpes genital podem incluir:

  • Ou uma única ferida ou aglomerado de feridas múltiplas (chamadas vesículas) que se formam nos órgãos genitais, nádegas, parte superior das coxas ou perto da virilha. Em surtos primários, as feridas podem às vezes ser graves, romper e causar secreção de líquido.
  • As feridas no frio podem ulcerar (tornar-se expostas e dolorosas), desenvolver um revestimento branco e queimar durante um período de tempo antes da cicatrização.
  • Ao redor das feridas, é comum sentir dor, ternura e outros sintomas de uma erupção cutânea, como vermelhidão ou sinais de inchaço.
  • Nos homens, as feridas / úlceras genitais geralmente ocorrem principalmente na base do pênis e em torno da área circundante.
  • Nas mulheres, as feridas geralmente ocorrem na vulva, vagina e colo do útero.

Outros sintomas de uma infecção viral que são semelhantes a um resfriado ou à gripe. Isso pode incluir fadiga, dores ou febre. Algumas pessoas podem dizer antes de um surto se ocorrerem porque sentem formigamento, sensação de coceira, irritável ou outros sinais de adoecer.

Infelizmente, um efeito colateral do herpes genital causado pelo vírus HSV-2 é que em algumas pessoas eles desenvolvem uma maior susceptibilidade a futuros vírus, incluindo o vírus do HIV.

O CDC descobriu que a infecção por HSV-2 mostrou duplicar o risco de se infectar com o HIV através da transmissão sexual.
Outras complicações, que são raras, incluem danos no nervo (neuropatia) perto dos órgãos genitais, problemas no banheiro normalmente (retenção urinária) e maior risco de adquirir meningite.

Tratamentos convencionais para herpes simples

O herpes é curável? Como a maioria dos vírus, o herpes não pode ser totalmente curado, mesmo com detecção precoce e medicamentos prescritos.

Os pesquisadores caracterizam o HSV por “infecção ao longo da vida e reativação periódica”, embora isso não signifique que toda pessoa com herpes realmente experimente ferimentos de feridas durante toda a vida.

Com que frequência alguém tem um surto, quão grave é o surto, quão contagiosa é a pessoa e quanto tempo as feridas tomam para curar, todas dependem da resposta imune individual de alguém.

Médicos convencionais frequentemente usam certos medicamentos e medidas preventivas para ajudar a minimizar os surtos de herpes genital, e diminuir sua duração e gravidade quando ocorrem. Estes podem incluir:

  • Os análogos de nucleósidos e os medicamentos antivirais, como aciclovir, famciclovir e valaciclovir, que trabalham para controlar os surtos e reduzir o risco de transmissão, mas geralmente precisam ser tomados diariamente (para sempre) e não são 100% efetivos
  • Cremes / pomada para ajudar a diminuir a dor e a inflamação perto do local de feridas
  • Analgésicos sem receita para reduzir dores, ternura ou febre
  • Para as mulheres grávidas que desenvolvem o herpes durante os estágios tardios da gravidez, os médicos também recomendam seções em C para ajudar a reduzir o risco do bebê de pegar o vírus
  • A educação sobre sexo seguro e a limitação do risco de transmissão do vírus também são geralmente discutidas

herpes-genital-como-pega-sintomas-e-tratamentos-naturais

Tratamentos naturais para herpes genital

1. Praticando Sexo Seguro

Não há cura definitiva para o herpes genital (causado por HSV-1 ou HSV-2), que é distribuído através do contato direto.

A probabilidade de transmitir o vírus do herpes a outra pessoa é maior durante um período de surto sempre que os sintomas estão presentes, mas também é possível espalhar o vírus quando alguém está assintomático.

Evite qualquer tipo de sexo ou contato íntimo se sintomas ou feridas estiverem presentes (úlcera, inchaço, etc.). Se você está infectado, o sexo seguro é crucial para proteger seu parceiro;

A pesquisa mostra que quando os parceiros evitam o sexo durante os surtos ativos, especialmente se eles usam preservativos, há geralmente um baixo risco de transmissão (apenas 1 por cento a 10 por cento, dependendo do gênero e do histórico médico do parceiro).

Dito isto, ainda existe a chance de o vírus se espalhar, portanto, não há garantias. De acordo com o Journal of the American Medical Association, algumas pesquisas mostram que a maioria das infecções pelo HSV-2 são realmente adquiridas de pessoas que não sabiam que tinham herpes e relatam ter nenhum histórico de sintomas.

Uma das razões pelas quais muitas pessoas não sabem que têm herpes genital (até 85% daqueles que transportam o vírus!)

É porque os médicos raramente examinam o herpes quando realizam exames de DST padrão.

Como até 80 por cento das pessoas carregam o vírus HSV-1, 30 por cento carregam anticorpos do vírus HSV-2 e muitas pessoas ainda carregam ambos os vírus, os testes nem sempre são capazes de revelar muita informação útil.

De acordo com a Universidade de Columbia, exames de sangue para o vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) estão disponíveis, mas nem sempre são precisos.

Os testes podem ser usados ​​quando alguém está preocupado com o fato de ter sido exposto ao herpes de um parceiro, no entanto, o debate ainda está em curso sobre a utilidade de um exame de sangue para identificar o risco de alguém desenvolver sintomas de herpes.

2. Melhorar a função imunológica

Mesmo quando alguém se infecta com herpes genital, os sintomas dependem de quão forte é o sistema imunológico dessa pessoa.

Os sintomas do herpes genital variam consideravelmente dependendo da quantidade de “derramamento viral” do sistema imunológico de alguém, o que significa quão rápido o corpo pode combater os efeitos do vírus e superar ou prevenir sintomas.

É por isso que muitas pessoas estão infectadas com qualquer tipo de vírus do herpes (ou ambos), mas não apresentam sinais ou sintomas – porque eles desenvolvem uma forte resposta imune no início da vida ou depois de se tornarem sexualmente ativos.

Quais são algumas maneiras pelas quais você pode melhorar a função imune geral?

  • Coma uma dieta curadora baixa em alimentos processados, mas alta em alimentos anti-inflamatórios carregados com vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e antioxidantes.
  • Evite fumar ou usar drogas.
  • Exercite-se regularmente.
  • Gerencie o estresse e durma o suficiente.
  • Limite ou evite o uso de antibióticos e medicamentos desnecessários para evitar a resistência aos antibióticos.
  • Limite a exposição a produtos químicos tóxicos em alimentos embalados, produtos químicos de limpeza ou beleza sintética e produtos domésticos.

3. Reduza a dor e melhore o tempo de cura naturalmente

Quando ocorre um surto de herpes genital, algumas das maneiras como você pode ajudar a diminuir a dor por feridas incluem:

  • Use apenas sabão natural e suave e água quente nas feridas. Isso reduz a irritação. Evite adicionar cremes anti-coceira, vaselina, pomadas ou outros produtos que possam piorar o inchaço.
  • Pressione uma toalha quente contra a área afetada para diminuir a dor, ou tome um banho quente para permitir que o calor atinja a área onde dói. Algumas pessoas também usam um secador de cabelo em uma configuração baixa para aplicar calor diretamente na área por vários minutos de cada vez.
  • Use roupas confortáveis ​​e soltas para permitir que o ar chegue às feridas.
  • Use uma toalha separada em seus genitais perto de feridas abertas do que você usaria em sua boca. Você pode transmitir o vírus de um local do seu corpo para outro, mas isso limita a probabilidade.
  • Tente não tocar nenhuma ferida aberta durante um surto ou de antemão.

Fatos e estatísticas sobre herpes genital

O herpes genital é a forma viral mais comum de DST no mundo, afetando mais de 536 milhões de pessoas em todo o mundo.

As taxas de herpes genital têm aumentado constantemente em países menos desenvolvidos e desenvolvidos. Na U.K, houve pelo menos um aumento de 15% no número de diagnósticos na última década e a prevalência de herpes genital em países em desenvolvimento é de até 75% da população total, dependendo do país.

Nos Estados Unidos, estima-se que 40 milhões a 60 milhões de pessoas estejam infectadas com HSV-2. Até 800,00 novos casos clínicos de HSV-2 são diagnosticados a cada ano.

O herpes genital pode ser transmitido pelo HSV-1, que geralmente causa feridas na boca e afeta crianças e adultos. Cerca de 50 por cento a 80 por cento de todos os americanos têm herpes oral (HSV-1).

O herpes genital aumenta o risco de infecção pelo HIV e torna ambos os vírus mais fáceis de transmitir. Em alguns países africanos, cerca de 70 por cento das pessoas têm o vírus da herpes genital, aumentando a epidemia de HIV / AIDS.

85 por cento das pessoas com herpes genital não sabem que têm o vírus, já que aproximadamente 60 por cento das pessoas infectadas não apresentam sintomas.
As pessoas infectadas com herpes genital experimentam quatro a cinco surtos por ano, em média, mas alguns apenas experimentam um a dois surtos ao longo de toda a vida.

As pessoas que experimentam um surto de herpes genital ativo têm pelo menos o dobro das chances de propagação do vírus em comparação com aqueles que estão infectados, mas não apresentam sintomas.

Quando um surto não está ocorrendo, há uma chance de 4% a 10% de transmitir o vírus.

Herpes genital versus outras feridas (verrugas genitais, HPV, espinhas e telhas)

É herpes ou alguma outra coisa? Como você pode dizer se as úlceras que você desenvolveu estão relacionadas ao HSV-1 ou HSV-2 e não são causadas por outras condições comuns?

As verrugas genitais são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Acredita-se que sejam mais de 70 tipos de HPV, o que é muito comum em homens e mulheres e também muito contagioso. Como o herpes, não existe uma cura definitiva para o HPV.

As verrugas genitais geralmente se desenvolvem nas paredes da vagina ou do colo do útero, no pênis de um homem e perto da base da virilha ou no ânus.

Eles podem se espalhar para o escroto, coxas, lábios, boca, língua, garganta e mãos.

A maioria das verrugas são brancas, e algumas têm uma “cabeça de couve-flor” levantada.

Assim como com o herpes, alguém sem verrugas ou sintomas visíveis ainda pode espalhar o HPV.

O vírus pode permanecer adormecido durante anos antes de produzir verrugas.

Às vezes, além de verrugas, os sintomas do HPV podem incluir odor ou descarga vaginal anormal, sangramento vaginal durante o sexo, comichão e umidade.

Os sintomas de verrugas geralmente levam várias semanas para curar completamente.

As telhas também são causadas por um vírus que causa feridas / solavancos na pele.

O vírus que provoca telhas é chamado HHV3 (conhecido como vírus da varicela zoster ou VZV, que também causa varicela).

Na verdade, existem oito tipos de vírus humanos do herpes (HHV): HSV1, HSV-2 e HHV3 são três dos oito.

O VZV primeiro provoca varicela quando alguém se torna infectado (geralmente como criança) e pode então ficar dormentado no sistema de alguém até que ele cause sintomas mais tarde na vida. HHV3 não pode se transformar em herpes genital ou fazer com que o vírus da herpes seja espalhado.

Precauções quanto ao herpes genital

Quando se trata de prevenir a transmissão do herpes, os especialistas recomendam que você pense sempre em “sexo quase seguro”, use preservativos por outros motivos além de prevenir o herpes (como evitar a gravidez e a transmissão do HIV) .

Certifique-se de usar a proteção de forma consistente, faça o teste se suspeitar que você tenha o vírus e evitar o sexo durante os surtos.

Fale com o seu parceiro sobre quaisquer preocupações, mas lembre-se que apenas porque alguém está ausente de sintomas não significa que essa pessoa está necessariamente livre da infecção.

Tenha em mente que a aquisição de herpes genital não significa que você sofrerá de surtos sua vida inteira.

Se você tem um surto que é muito doloroso e não se resolve dentro de duas semanas, visite um médico para verificar se há outros vírus  ou problemas adicionais.

 

Deixe uma resposta