em

8 Dicas para usar o cartão de crédito a seu favor

Pela sua facilidade de uso, segurança ou até mesmo pela falsa impressão de que estamos com dinheiro na mão, a utilização de cartão de credito é cada vez mais frequente e comum no nosso cotidiano, no entanto é importante estar atento a algumas dicas que podem evitar muitos problemas e dívidas!

Para tanto separamos algumas dicas de como usar o cartão de credito a seu favor, um assunto muito importante para manter a saúde do bolso…

Ter poucos cartões, utilizar de modo a equilibrar e melhorar a gestão das contas e das finanças, o pagamento em dia, os limites estabelecidos entre outros, são dicas fundamentais no momento de fazer compras e efetuar pagamentos por meio do cartão de credito.

8- Tenha poucos cartões

Para quem utiliza bastante o cartão de credito, ter mais de um cartão é sempre uma alternativa, no sentido de ter um limite maior, e conseguir diluir as compras em mais formas de pagamento.

Embora seja para alguns uma boa alternativa, ter muitos cartões pode gerar um excesso no consumo, e acarretar maiores problemas.

Ter poucos cartões, garante aos clientes um maior controle do limite disponível e do valor das faturas a vencer.

Nesse sentido, as compras acabam impactando o limite de modo a fazer com que o titular do cartão de credito, consiga acompanhar mais ativamente, os lançamentos do cartão.

7- Cartão serve para organizar as finanças

Reunindo os valores das compras e dos consumos mensais, em apenas uma modalidade ou poucas modalidades de pagamento, é mais perceptível a identificação dos pontos que mais impactam o orçamento pessoal.

Por essa lógica, o cartão minimiza, que as despesas sejam pulverizadas em diversos estabelecimentos, de modo que com o pagamento da fatura do cartão, não há mais, ou reduz o número de dividendos em outras empresas.

6- Não atrase suas faturas

Uma boa dica, é o pagamento em dia das faturas dos cartões de credito. Atualmente no mercado, um dos juros mais altos do mercado financeiro está justamente no cartão de credito. Uma vez que os pagamentos são realizados em dia, ou aproveitando um limite de carência que as algumas empresas disponibilizam, os clientes evitam os pagamentos de multas e juros, sobre o valor gasto.

5- Crie um limite de compras

Algumas provedoras, disponibilizam nos sistemas e aplicativos, a possibilidade de o cliente ajustar o limite de consumo do cartão, o que viabiliza uma melhor organização e gerenciamento do consumo.

Como em grande parte das vezes, os créditos disponibilizados aos clientes são maiores que inclusive o salário dos mesmos, é importante se conscientizar no sentido de estabelecer, o quanto é possível consumir no cartão, de modo a não comprometer o orçamento, e as finanças pessoais e/ou familiares.

A criação desse limite, pode ser na própria consciência de uso, ou no próprio cartão, solicitante que o limite do cartão seja o que o cliente realmente deseja, e não necessariamente p que é liberado na análise e na verificação de credito.

4- Entenda e aproveite os benefícios do cartão

Muitos benefícios são conferidos aos titulares dos mais variados estilos e modalidades de cartão de crédito, como programas de pontos, parcerias, descontos, entre uma série de outras vantagens.

É interessante aproveitar, essas condições de modo que o cliente consiga aproveitar e tirar ainda mais aproveito das transações realizadas por meio do cartão de crédito.

3- Quando puder compre a vista

Ainda que a comodidade e a praticidade das compras com o cartão de crédito, sejam reais e perceptivas, as compras e pagamentos a vistas quando possível, deve ser preferível em relação ao cartão.

Uma vez que, é mais fácil negociar descontos, que o cliente não comprometa parte do pagamento em uma ou várias futuras, entre outras beneficies.

2- Evite cartões de loja com bandeira de crédito

Evitar cartões oferecidos por estabelecimentos com bandeira, é algo importante de se considerar uma vez que em dadas circunstâncias as maiores vantagens e condições, estão atreladas a determinados patrões de comportamento e de uso.

Mercados e lojas usam esse truque como forma de cativar e fidelizar os clientes em determinados estabelecimentos. o que no final acaba se tornando uma verdadeira bola de neve de gastos!

1- Não faça saques com cartão de crédito

Outra forma  inteligente de usar o cartão de credito, é justamente não utilizar ou evitar a utilização do limite disponível para saque, de modo a comprometer o limite e o saldo, dando uma falsa sensação de ter dinheiro, os juros dessa forma disfarçada de empréstimo são extremamente altos e com certeza dificilmente valerá a pena usa-lo.

Muitas dicas são importantes na utilização de cartões de credito, e ainda mais importante é buscar conhecer bem as provedoras de cartões, de modo a optar pela que mais se adeque ao seu perfil e ofereça mais vantagens, pesquise sobre valores de anuidade, opções de parcelamento e também sobre programas de pontuações que falamos anteriormente.

Se você souber usar seu cartão com sabedoria, esse grande vilão de suas contas pode se tornar seu amigo de suas contas, compartilhe essas dicas com aquele seu amigo ou amiga gastão que vivem pagando o limite mínimo das faturas!