em

Você sabe o que é Onironauta?

Entada como controlar seus sonhos

Como se tornar um onironauta?

Onironauta é um termo criado pelo psicofisiologista Stephen La Berge na Universidade de Stanford em 1980, é o explorador de sonhos , aquelas pessoas que conseguem dominar seus sonhos e assim conduzi-los da forma que desejar.

Imagine poder deitar na cama todo dia e sonhar com o que você quisesse, escolher voar ou até ter super poderes! Incrível, não?

Mas, será que é possível escolher o que vamos sonhar, ou então fazer o que quisermos em um sonho?

Há quem diga que sim! Stephen LaBerge realizou testes com estudantes onde testava diferentes maneiras de induzir o cérebro a manter a consciência enquanto estivesse em repouso, no fim dos testes concluiu que mais da metade dos métodos funcionaram, publicou seus estudos e criou o termo onironauta (do Grego Oniro óneiros, Sonho + Nauta náutés, navegante/explorador), que passou a ser usado para designar pessoas que conseguem controlar seus sonhos.

LaBerge usa suas teorias para curar pessoas que tenham algum trauma e tem pesadelos constantes, ele dá dicas e realiza testes com o paciente até que este consiga controlar seus sonhos e expulsar as coisas que lhe fazem lembrar o trauma.

O que acaba ajudando até mesmo na perda do medo de lembrar do fato que gerou o choque.

Stephen publicou algumas dicas em suas pesquisas onde tentava ensinar o leitor a ter sonhos lúcidos, as principais dicas que mais ajudaram foram:

Ter um jornal de sonhos, onde você anota tudo o que lembra do seu sonho assim que acordar, pois quanto mais tempo se passar depois que você acordar mais difícil é de lembrá-lo e assim que tiver uma boa quantidade de jornais tentar buscar semelhanças entre eles.

O jornal de sonhos pode ser também gravações de áudio, já que nos dias de hoje qualquer celular possui um gravador.

Fazer checagens de realidade durante o dia, como se beliscar, estalar os dedos, prestar atenção em um relógio ou procurar algum livro para ler algumas palavras, assim você vai acabar adquirindo esse costume e sempre que achar que algo está errado vai tentar realizar estes testes. Se você não sentir dor, perceber que o relógio não está funcionando normalmente ou as palavras de um livro parecem se embaralhar, pode ter certeza de que está sonhando.

Tentar induzir sonhos durante a madrugada ao ligar o despertador para cerca de 4 horas e meia ou 6 horas depois que for dormir, fique acordado por cerca de meia hora pensando em algo que gostaria de sonhar e então volte a dormir novamente.

Algumas dicas podem ser seguidas para tentar prolongar o seu tempo de sonho lúcido caso você acorde muito rapidamente quando percebe que está sonhando, como tentar não ficar muito animado, tentar não ficar chateado quando acordar e evitar tentar lembrar do sonho muito tempo depois que tenha acordado, por isso é importante atualizar o seu jornal de sonhos o mais rápido possível.

Aplicativo para se tornar onironautas?

Um aplicativo que pode te ajudar a ser um onironauta é o Awoken, ele te dá avisos em tempos aleatórios que te lembrar de fazer checagens de realidade, tem as pistas de realidade, que vão emitir sons predeterminados pelo Totem Sond durante a madrugada e que podem induzir sonhos lúcidos, o Jornal de Sonhos, onde você pode registrar os sonhos que teve todos os dias e o botão de Pausa, que desabilita as notificações do aplicativo por determinado tempo.

Se comprar a versão premium, terá novos temas e também poderá gravar áudios no Jornal de Sonhos.

As teorias de LaBerge são reais!

É possível ter sonhos onde você se sente lúcido e pode fazer o que bem entender.

Deixe uma resposta