em

Conheça o anticoncepcional que não engorda, evita espinha, e não provoca trombose

Woman hand holding a contraceptive panel prevent pregnancy
Anticoncepcional que não engorda
Anticoncepcional que não engorda, evita espinha, e não provoca trombose

Hoje, uma das grandes preocupações de muitas mulheres é conseguir métodos contraceptivos que sejam eficientes e seguros. Para isso, um grande aliado existe, que é o velho anticoncepcional, mas, devido a possíveis efeitos colaterais, muitas mulheres evitam o seu uso. Por isso, queremos que você conheça o anticoncepcional que não engorda, evita espinha, e não provoca trombose!

Basicamente, a pílula anticoncepcional combina estrogênio e progesterona para inibir a ovulação, sendo responsável por impedir a liberação do óvulo. Além disso, o medicamento ainda atua para alterar o muco endocervical no endométrio, o que evita que os espermatozoides atinjam as trompas, lugar onde ocorre a fecundação.

No primeiro dia de uso, já é possível sentir os efeitos da medicação. Entretanto, é recomendável ter relações sexuais somente após um ciclo completo de aplicação, já que envolve a ingestão diário da pupilar por determinado período, que ocorre em 21 dias, com pausa de sete dias para que a menstruação acontece e iniciar uma nova cartela no oitavo dia.

Existe algum anticoncepcional que não engorda?

Uma dúvida comum entre as pessoas é sobre se os anticoncepcionais realmente engordam. Em geral, os anticoncepcionais orais não engordam. O que acontece é uma sensação de aumento de peso, mas isso ocorre devido a retenção de líquido, e não pelo ganho de gordura corporal. Sendo assim, confira alguns anticoncepcionais que não engordam:

Contraceptivos de drospirenona como progestágeno

Os anticoncepcionais feitos à base de drospirenona de progesterona são os mais indicados, pois possuem uma menor chance de provocar a famosa retenção de líquido. Então, por conta desse motivo, esses remédios reduzem a sensação de aumento de peso, o que é um grande benefício do seu uso.

Contraceptivos com baixa dosagem de estradiol

Outra excelente opção são os contraceptivos com dosagem baixa de estraidal, especialmente para aquelas mulheres que possuem uma predisposição à retenção de líquidos.

Em geral, as pílulas anticoncepcionais mais indicadas para quem não deseja engordar são aquelas que possuem baixas doses de hormônios, pois oferecem um número menor de efeitos locais, como a conhecida retenção de líquido, que é a principal responsável pela sensação de ganho de peso.

Como escolher o melhor anticoncepcional?

Primeiramente, a forma mais segura e eficiente de escolher o seu método contraceptivo é garantindo uma consulta com um ginecologista, médico especializado ou até mesmo um clínico geral. Em suma, é necessário que haja uma avaliação em cada paciente para garantir a indicação da medicação mais apropriada para cada um.

Sendo assim, durante a consulta, sempre informe ao médico se você já possui tendência a reter líquidos, assim, a escolha do anticoncepcional não irá agravar essa condição. Geralmente, quanto menor for a quantidade de hormônios, menor será a retenção de líquido.

Em suma, os efeitos colaterais dos contraceptivos variam para cada paciente, e nem todos ganham peso com o uso do médico. Inclusive, algumas mulheres podem até mesmo emagrecer, tomando o mesmo medicamento. Em geral, isso ocorre devido ao organismo e estilo de vida de cada paciente.

Quais são os benefícios e riscos do anticoncepcional?

Basicamente, o principal benefício do remédio é o seu funcionamento contraceptivo, ou seja, ele possui um índice de eficácia de 98% contra a gravidez. Sendo assim, quando ele fornece doses adequadas de hormônios, o medicamento reduz as cólicas e a tensão pré-menstrual (TPM), além de diminuir o fluxo menstrual. Outro ponto positivo é que ele regula o ciclo menstruação. Em muitas mulheres, o medicamento ainda colabora para a melhora de acne.

Além disso, a pílula pode reduzir em até 50% as chances de desenvolvimento de câncer de ovário, quando há um uso de cinco anos, e até 70% quando é utilizado por mais de dez anos. No entanto, o uso de anticoncepcionais não é aconselhado para mulheres que tiveram câncer de mama ou ovário.

Por outro lado, o remédio pode contribuir para o aumento de riscos cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC), trombose e enfarte. Geralmente, isso ocorre em casos de muitos com histórico de tabagismo, obesidade, hipertensão ou diabetes.

Quais os efeitos dos hormônios do anticoncepcional?

Os hormônios estrogênio e progesterona presentes nos anticoncepcionais podem causar náuseas, dores de cabeça, sensibilidade mamária e enxaqueca. Além disso, os efeitos colaterais incluem mudanças de humor, diminuição da liberação e até o espessamento da córnea nos olhos.

Com o uso constante da medicação, ainda pode ocorrer o sangramento vaginal entre os ciclos menstruais, especialmente quando o corpo ainda está se adaptando às mudanças hormonais. Paralelamente, a pílula ainda pode aumentar ou diminuir a lubrificação vaginal.

Conheça o anticoncepcional que não engorda, evita espinha, e não provoca trombose!

Um dos anticoncepcionais mais conhecidos é o Elani Ciclo, ou Elani ciclo 21, que possui dois hormônios femininos, drospirenona e etinilestradiol, que atuam impedindo a ovulação e causando diversas alterações no muco cervical, o que torna mais difícil o espermatozoide alcança o útero, logo, previne a gravidez.

Devido a baixa dose de hormônios, o Elani reduz a retenção de líquidos, por isso, ele não engorda. Além disso, ele também colabora para melhorar o aspecto de pele com acne, diminui a formação de cravos e espinhas e ainda pode controlar o excesso de oleosidade no cabelo.

No entanto, o Elani ciclo 21 deve ser usado com a indicação e orientação do ginecologista, e pode ser facilmente encontrado em farmácias ou drogarias, tendo 21 comprimidos na caixa. Entretanto, ainda é possível encontrar o remédio em caixas com 28 comprimidos, que leva o nome de Elani Ciclo 28.

Como tomar o Elani Ciclo 21?

Os comprimidos devem ser tomados com água, sempre na mesma hora. Sendo assim, a indicação é tomar um comprimido de Elani Ciclo por dia, sempre seguindo a direção das setas, até o fim da cartela. Em seguida, é necessário fazer uma pausa de sete dias, e após o oitavo dia, iniciar o uso de uma nova cartela.

Quais são os efeitos colaterais do Elani Ciclo 21?

Basicamente, só efeitos colaterais do remédio incluem alterações de humor, diminuição ou perda da libida, dor de cabeça, enxaqueca, vômito, enjoo, sensibilidade nas mamas, ou até mesmo pequenos sangramentos vaginais durante o período de tratamento.

Então se você sempre procura por anticoncepcional que não engorda, agora através desse nosso artigo maravilhoso você já tem a sua resposta e agora pode ficar mais tranquila!

 

Deixe uma resposta