27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo

27-de-setembro-dia-mundial-do-turismo

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial Do Turismo, uma iniciativa da Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo. O turismo é conhecido como uma “indústria sem chaminés” e representa 9% do PBI mundial. Além disso, você sabia que 1 em cada 11 pessoas trabalham em algum atividade relacionada ao turismo?

Viajar é uma atividade única que gera um intercâmbio diferente de qualquer outro, mas também representa uma responsabilidade e respeito com lugares e pessoas que conhecemos. O Dia Mundial do Turista 2014 tem um enfoque especial no desenvolvimento comunitário, que só é possível graças ao turismo responsável.

Turismo: antes e agora

A curiosidade do homem em conhecer outros lugares e outras culturas sempre o levou a viajar. Há anos o homem viaja, mas desde o início os motivos primordiais sempre foram comerciais, diplomáticos ou de imigração. O turismo que conhecemos hoje tem pouco mais de 200 anos e sua razão principal é o lazer e o conhecimento.

A evolução do turismo foi gradual desde o século XIX até os últimos 20 anos, quando inovações tecnológicas como a massificação da internet, o acesso à informação e as viagens se tornaram mais simples. Antigamente, encontrar um hotel em cidades pouco conhecidas e fazer reservas era algo muito difícil. Ver fotos atuais dos quartos e ler opiniões de outros viajantes era quase impossível, ao menos que estivessem disponíveis em uma agência de turismo. A maioria das viagens eram baseadas em opiniões de pessoas conhecidas que já tinham ido. Por outro lado, ir sem ter muita certeza sobre o que encontrar dava um gosto de aventura às viagens.

O turismo atual é muito mais fácil

Na internet há informação sobre qualquer destino que alguém queira visitar: fotos, recomendações de outros viajantes, mapas, opções de passeios turísticos e muito mais. E, se ainda há alguém que não sabe para onde ir, também é possível consultar milhares de sites com fotos e informações de vários lugares ao redor do mundo. O melhor de tudo em sites como o Cidades do meu Brasil é a possibilidade de conhecer tudo sobre o hotel que você está procurando, ler opiniões de pessoas que já se hospedaram no estabelecimento e fazer reservas on-line.

Retrospectiva no Dia Mundial do Turismo

Quando nosso avós queriam reservar uma passagem aérea, eles tinham que ir até uma agência de turismo ou escritório de uma companhia aérea e pagar em dinheiro ou cheque suas passagens. Hoje, podemos fazer reservas on-line, recebemos uma fatura eletrônica e nem precisamos de papéis com a reserva, pois cada vez mais companhias aéreas aceitam tickets virtuais.

Além disso, era muito difícil saber de descontos e promoções de última hora. Agora temos as redes sociais como Facebook, Twitter e Blog, aplicativos para celulares e tablets e todos eles nos permitem obter esse tipo de informação instantaneamente. Hoje o turismo oferece uma experiência prática, econômica e segura.

Aproveite o Dia Mundial do Turismo e programe a sua próxima viagem. O Cidades do meu Brasil oferece opções de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muitos mais. Confira as nossas promoções e reserve agora!

Veja Também:

Deixe seu comentário