Início » Bahia » Saúde

Saúde - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Saúde e arredores.

Saúde é um município pertencente ao estado brasileiro da Bahia, localizado na microrregião de Jacobina, possui uma área total de 500 km², com população de 11.560 habitantes (IBGE, est. 2006) e densidade demográfica de 23,12 hab/km². O Código Postal da cidade é 44740-000, o DDD é 074. As pessoas naturais de Saúde são denominadas "saudenses".

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.

Os últimos Prefeitos de Saúde foram: Antonio Fernando Ferreira Rocha, Dinaldo Caetano, Marilene Pereira, Severiano Alves de Souza, Hélio Amorim Pereira. Como deputados recentemente se destacaram Antonio Fernando Ferreira Rocha - Deputado Estadual, Sérgio Passos - Deputado Estadual e Severiano Alves de Souza - Deputado Federal. A atual estrutura política do Município é composta da seguinte forma:

História da cidade de Saúde é um município pertencente ao estado brasileiro da Bahia, localizado na microrregião de Jacobina, possui uma área total de 500 km

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaíás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.

Distante 353 km da capital do Estado, Salvador, e a ela conectada por via rodoviária, Saúde está situada numa região de relevo montanhoso. A sede do município possui uma altitude de 542 m e está localizada ao pé da serra de Santa Cruz. Os principais rios da região são o Paiaiá, o Rio das Pedras e o Itapicuru, que separa Saúde do município de Pindobaçu, ao norte. Os principais distritos do município de Saúde são Genipapo e Paulista.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Saúde, cuja festa anual é comemorada no dia 8 de setembro. Há diversas manifestações populares durante as festas juninas, especialmente no São João.

Fonte: Wikipedia

Autor do Histórico: SôNIA MARIA DA SILVA NEVES

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Saúde: Imagens da cidade e Região

imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-1
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-2
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-3
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-4
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-5
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-6
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-7
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-8
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-9
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-10
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-11
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-12
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-13
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-14
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-15
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-16
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-17
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-18
imagem de Sa%C3%BAde+Bahia n-19

Você conhece Saúde? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: