Tudo sobre Santo Amaro Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Santo Amaro

Coordenadas geográficas

O município de Santo Amaro fica localizado na latitude -12.5472 e longitude -38.7137 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Santo Amaro

Com um total de 489,323 km², Santo Amaro de extensão territorial.

População de Santo Amaro

De acordo com dados do IBGE, Santo Amaro possui aproximadamente 59.512 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santo Amaro são chamados de santo-amarense.

Administração municipal

Prefeito atual:ALESSANDRA GOMES REIS E SILVA DO CARMO.

História de Santo Amaro - Bahia

Ouvir com robot

Santo Amaro (passou a localidade a denominar-se, não oficialmente, Santo Amaro da Purificação) faz parte do estado da Bahia, na mesorregião Metropolitana de Salvador e microrregião de Santo Antônio de Jesus. A cidade nasceu de um dos povoados mais antigos do Brasil e é o centro de um município com 486km² de área e uma população de 58 414 habitantes (2000), o que dá uma densidade demográfica de 120,2 h/km².

Foi fundada em 1557, tem sua história ligada ao Engenho Sergipe do Conde, o "rei dos engenhos reais de cana-de-açúcar", foi elevada a vila e município em 1727. Tornou-se cidade em 1837 juntamente com a cidade irmã de Cachoeira-BA.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Santo Amaro, Acupe e Campinhos.

História da cidade de SANTO AMARO BAHIA Monografia - N.º 142 Ano: 1984

NOTAS HISTóRICAS ERAM índios Abatirás - que Aires do Casal supunha constituírem ramo dos Aimorés - os primitivos habitantes do território correspondente ao atual Município de Santo Amaro. Localizados ao longo da costa, e nas margens dos principais rios, os indígenas ocupavam, preferentemente, a Patatiba. área de cerca de dez léguas quadradas onde se encontram ótimos solos de massapê, com aguadas e pastagens magníficas.

é tradição corrente terem os Abatirás vivido em contínuas lutas com os Tupinambás da barra do Paraguaçu, que incursionavam em busca de pescados e mariscos.

Os primeiros civilizados que penetraram a região, por volta de 1557, travaram renhidas lutas com os selvagens, estabelecendo-se, de início, na margem direita do Traripe, no local denominado Pilar e nas proximidades do mar, de onde retiravam meios de subsistência.

Entre os aquinhoados, com doações de sesmarias, figuram o Major João Ferreira de Araújo e membros da família Dias Adorno, incluindo-se no seu domínio as terras em que mais tarde veio a localizar-se a Cidade de Santo Amaro.

Admite-se como provável, que antes desse estabelecimento já se tivesse iniciado a catequese pelos jesuítas do Colégio de Santo Antão de Lisboa, fixados na margem do mesmo Traripe, um pouco abaixo das terras dos Adornos. Ali fundaram uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Em redor do modesto templo, morro abaixo, alastrou-se o casario. Todavia, por dissenções peculiares àquela época, foi um jesuíta assassinado na capela quando celebrava missa. Em consequência, o templo foi interditado, verificando-se o deslocamento dos colonos para outro local, na confluência dos rios Serjimirim e Subaé, em terras do Conde de Linhares, onde se construiu nova capela.

Como o referido sítio não fosse conveniente fundou-se, meia légua acima, uma igreja no lugar denominado Santo Amaro, por existir nele uma capela consagrada ao Santo desse nome, além de pequeno núcleo de colonos vizinhos, origem da atual Cidade. Com a posterior criação da freguesia, passou a localidade a denominar-se, não oficialmente, Santo Amaro da Purificação. No século XVII, intensificou-se a colonização, mediante a concessão de numerosas sesmarias.

Mais tarde, divididas as terras para o desenvolvimento da colonização, tornou-se proprietário de parte delas o citado Major João Ferreira de Araújo, bisavô do eminente estadista e administrador da Bahia e Sergipe, João Ferreira de Araújo Pinho. Essas terras, como já se viu, constituíam parte daquelas em que atualmente está edificada a Cidade, sendo a residência do seu antigo proprietário considerada, em 1927, monumento nacional.

Em princípio do século XVIII, observe um de seus historiadores, Santo Amaro já se tinha desenvolvido tanto que o Marquês de Angeja, em visita ao Recôncavo, em 1715 intentou fundar ali uma vila, o que só se verificou, no entanto, em 1727, efetuando-se a sua instalação em 5 de janeiro desse ano, com a denominação de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro.

Em 1774, conforme exposição do Governador da Capitania ao Ministro Martinho de Melo, a vila contava, nas quatro freguesias de que então se compunha, com 14.300 almas.

Santo Amaro desempenhou papel relevante nas lutas da Independência, contribuindo com alguns batalhões e até mesmo com um esquadrão de cavalaria fardado, equipado e mantido à custa de seu comandante, Antônio Joaquim de Oliveira e Almeida, para a consolidação do movimento patriótico que teve o seu feliz desfecho em 2 de julho de 1823.

Formação Administrativa O DISTRITO foi criado em data anterior a 1608 e o Município, a 5 de janeiro de 1727, com a denominação de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro. A Sede Municipal recebeu foros de Cidade em virtude da Lei Provincial n.° 43, de 13 de março de 1837.

O Município sofreu várias alterações territoriais e administrativas. A jurisdição administrativa do antigo Município abrange atualmente os distritos de Santo Amaro (Sede), Acupe, Campinhos e Saubara. A COMARCA. foi criada pela Resolução do Conselho do Governo, em 9 de maio de 1833.

Fonte: IBGE

DDD de Santo Amaro, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Santo Amaro:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Santo Amaro

Prefeitura Municipal de Santo Amaro
Endereço: Pça. da Purificação, s/n, Centro, Santo Amaro - BA, CEP: 44200000
Telefone / Fax:(75) 3241-8450 (75) 3241-8452
Prefeito: ALESSANDRA GOMES REIS E SILVA DO CARMO

Hospitais em Santo Amaro - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santo-amarense.

Cartórios na cidade de Santo Amaro

Acesse a lista de Cartórios em Santo Amaro. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santo Amaro Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santo Amaro - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas em Santo Amaro

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Santo Amaro. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Santo Amaro

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Santo Amaro.

Santo Amaro fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Santo Amaro - BA em uma distância de até 50 km.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município santo-amarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 14/11/2024 - Santo Amaro - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no dia 14 de novembro. Esta data foi instituída em ...

Saiba Mais

Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo. A cada 7 segundos morre no Planet...

Saiba Mais

Dia do Bandeirante

No dia 14 de novembro se faz homenagem aos bandeirantes, expedicionários que saíam em caminhada pa...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online

 

Estados