Tudo sobre Santa Maria da Vitória Estado da Bahia
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Santa Maria da Vitória
Coordenadas geográficas
O município de Santa Maria da Vitória fica localizado na latitude -13.3859 e longitude -44.2011 e faz parte do estado da Bahia.
Tamanho do Território de Santa Maria da Vitória
Com um total de 1984,910 km², Santa Maria da Vitória de extensão territorial.
População de Santa Maria da Vitória
De acordo com dados do IBGE, Santa Maria da Vitória possui aproximadamente 39.920 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Santa Maria da Vitória são chamados de santa-mariense.
Administração municipal
Prefeito atual:ANTÔNIO ELSON MARQUES DA SILVA.
História de Santa Maria da Vitória - Bahia
Santa Maria da Vitória faz parte do estado da Bahia. Sua população em 2007 era de 40184 habitantes Em 2010 foi atualizado para 40206.
A Cidade Fica nas Duas Bordas Do Rio Corrente, ligada por uma ponte que é um dos principais afluentes da margem esquerda do Rio São Francisco. Possui em suas margens enormes pedreiras com até 15 metros de altura. Atrai turistas do Centro-Oeste, principalmente nas suas festas: Carnaval e festa junina. Com O Projeto da Criação De Um Novo Estado o [São Francisco] è uma das candidatas a capitais do novo estado. Se Ganhar Será Toda Restruturada Para Se Tornar Capital; As Outras Concorrentes a capital Do Estado Do Rio São Francisco São Barreiras e Bom Jesus Da Lapa
Santa Maria da Vitória foi elevado à categoria de vila em 1880, desmembrada de Carinhanha, mas foi extinto em 1886 para restaurar o município (antigo) de Rio das Éguas. Dois anos mais tarde, em 1888, foi extinto o município de Rio das Éguas para restaurar a vila Santa Maria da Vitória. Pela lei estadual número 737 de 26 de junho de 1909, que alterou o nome do município para Santa Maria, recebeu status de cidade. Em 1943/1944 o nome oficial voltou para Santa Maria da Vitória. Hoje o município é constituído de 3 distritos: Santa Maria da Vitória, Açudima e Inhaúmas.
História da cidade de A sede do atual município de Santa Maria da Vitória teve origem nos meados do século XIX, num arraial formado na margem esquerda do rio Corrente, em território então pertencente ao município do Rio das éguas, por pessoas que para ali ocorreram com o fito da exploração do ouro nas proximidades, dedicando-se depois à agricultura. Em 1.840, viam-se apenas poucas casas, circundadas de frondosas gameleiras, em cuja sombra se abrigavam os que vinham fazer transações comerciais. Era naquela época, o porto frequentado constantemente por enjolos (canoas ligadas por travessas de madeiras), que se entregavam ao comércio, especialmente de rapaduras produzidas no Brejo do Espírito Santo, que em l.887 era Distrito de paz e do qual muito dependia o arraial em formação.
Em l.850, um artífice, vindo da cidade da Barra do Rio Grande, construiu a primeira embarcação para transporte de mercadorias e animais. Foram construídas logo após outras embarcações e o arraial começou a crescer com a chegada de grande número de pessoas para as atividades agrícolas. A capela construída por seus fundadores foi dedicada a Nossa Senhora das Vitórias, ficando filiada à freguesia de Nossa Senhora da Glória do Rio das éguas. O arraial cresceu de importância e transformou em porto de grande movimento comercial.
Em 1.880, já um grande aglomerado humano para a época, foi o arraial do Porto de Santa Maria da Vitória, elevado a categoria de Vila e criado o município de Santa Maria da Vitória, pela Lei provincial número 1.960 de 08 de junho que elevou a categoria de freguesia à capela existente, transferindo para aí a sede da Vila e da freguesia do Rio das éguas. Com isto surgiu uma rivalidade entre as populações dos dois núcleos (Santa Maria da Vitória e Rio das éguas), o que entravou por muito tempo o progresso de ambos os promissores centros, em vista das mudanças de sedes de uma para outra localidade, conforme situação política dominante. Só com o advento da República, cessou a rivalidade com a elevação de ambas localidades a sede de Vilas.
Foi o município de Santa Maria da Vitória extinto pela resolução provincial número 2.558 de 14 de maio de 1.886, que restaurou o município de Rio das éguas. Pela resolução provincial número 2.579 de 04 de maio de 1.888, foi restaurado, sendo extinto o do Rio das éguas. Pela Lei Estadual número 737 de 26 de junho de 1.909, que alterou o nome do município para Santa Maria, foi a Vila elevada a categoria de cidade. Pelo Decreto Estadual número 8.060, de maio de 1.932, a subprefeitura do Rio Alegre, então pertencente ao município de Carinhanha, foi extinto, passando o seu território a pertencer ao município de Santa Maria. O Decreto Estadual número 8.292 de 03 de fevereiro de 1.933, criou os Distritos de Inhaúmas e São Pedro do Açude. Este último foi extinto pelo Decreto Estadual número 8.483 de 13 de junho de 1.933. Na divisão territorial de 1.933, o município aparece formado pelos Distritos de Santa Maria (sede), Rio Alegre, Inhaúmas e São Pedro do Açude. Essa composição distrital é mantida nas divisões territoriais de 1.936, 1.937 e 1.938, com alterações apenas nas designações dos Distritos de Rio Alegre e São Pedro do Açude, cujos nomes foram simplificados para Alegre e São Pedro. Pelo Decreto Estadual número 141 de 31 de dezembro de 1.943, parte do Distrito de Inhaúmas foi anexado ao município de Correntina (ex Rio das éguas) e o município teve o seu nome mudado para Santa Maria da Vitória. Por esse mesmo Decreto Lei, os Distritos de São Pedro e Alegre, tiveram os nomes mudados para, respectivamente, Açudina e Coribe. A composição distrital do município, de acordo com a Lei Estadual número 628 de 30 de dezembro de 1.953, é a seguinte: Santa Maria da Vitória, Açudina, Coribe e Inhaúmas.
Atualmente o município é formado pelos Distritos Sede, Açudina e Inhaúmas.
O gentílico dos nascidos no município é Santamariense.
Fonte: IBGE - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros
Autor do Histórico: JOSELINO RODRIGUES DE SOUZA
DDD de Santa Maria da Vitória, Bahia
77
Como fazer uma ligação para Santa Maria da Vitória:
0 + Operadora + 77 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 77 + telefone
- Vivo: 015 + 77 + telefone
- Aerotech: 017 + 77 + telefone
- Claro: 021 + 77 + telefone
- GVT: 025 + 77 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 77 + telefone
- TIM: 041 + 77 + telefone
- Sercontel: 043 + 77 + telefone
CEP de Santa Maria da Vitória
Prefeitura Municipal de Santa Maria da VitóriaEndereço: Praça Brasil, 723, Jardim Ámerica, Santa Maria da Vitória - BA, CEP: 47640000
Telefone / Fax:(77) 3483-8904 (77) 3483-8904
Prefeito: ANTÔNIO ELSON MARQUES DA SILVA
Hospitais em Santa Maria da Vitória - BA
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santa-mariense.
Cartórios na cidade de Santa Maria da Vitória
Acesse a lista de Cartórios em Santa Maria da Vitória. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Santa Maria da Vitória Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santa Maria da Vitória - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.
Hotéis e Pousadas em Santa Maria da Vitória
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Santa Maria da Vitória. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Santa Maria da Vitória
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Santa Maria da Vitória.
Municípios nas proximidades de Santa Maria da Vitória
Confira as cidades vizinhas de Santa Maria da Vitória - BA em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
(João 4:24)
Bíblia Online