Início » Bahia » Correntina

Município de Correntina

Tudo sobre Correntina - Estado da Bahia


Correntina é um município que pertence ao Estado da Bahia, o tamanho total de seu território é 11492,171 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 32.081 habitantes, quem nasce em Correntina (gentilício) chama-se: correntinense.
As coordenadas geográficas de Correntina, Bahia são: latitude: -13.3477 e longitude: -44.6333, atualmente a cidade é administrada por NILSON JOSÉ RODRIGUES do PC do B.

Avaliação geral do município: 4.9 / 5 para Correntina por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Correntina faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2009 era de 32.980 habitantes.

O Município de Correntina começou a surgir a partir das expedições dos bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva, Belchior Dias Moreira e Matias Cardoso de Almeida, que teriam visitado a região onde hoje se localiza a cidade entre 1700 a 1790. Em 2 de março de 1938, através do Decreto Lei Federal de nº 311 assinado por Getúlio Vargas, autorizando que os Estados fizessem as divisões territoriais, foi que, pelo Decreto Estadual de nº 10724, assinado pelo interventor Federal Landulpho Alves, em 30 de março de 1938, a Vila recebeu o foro de Cidade, sob a batuta do Intendente Major Félix Joaquim de Araújo, porém, somente vieram comemorar em 1 de janeiro de 1939, considerando a demora que havia na comunicação. Banhada pelos Rios Correntina, Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio, todos de águas cristalinas, sendo o principal o Rio Correntina, cujo leito corta o Centro da Cidade, onde está a Ilha do Ranchão, de encantos e magia, Cartão Postal da Cidade, bastante visitada durante todo o ano e principalmente no período de carnaval. Logo a 1.200 metros do Centro da Cidade há o arquipélago Sete Ilhas, descrito como tendo uma beleza incomparável! Os outros rios banham quase todos os Povoados do Município, que impressionam pelas suas riquezas hídricas e naturais, como: Cachoeiras, Veredas, Paredões, Morros e Grutas.

A menor temperatura registrada na cidade foi de 6,3°C, no dia 23 de julho de 2006.

História da cidade de Sem precisar data, a tradição nos dá a conhecer que o descobrimento das minas de ouro do rio das éguas, primitivamente chamado Rio Rico, em terras de Correntina, se deu no século XVIII. Em 1791, o padre Anacleto Pereira dos Santos, explorou aqueles sítios, em busca de ouro.

Há esse tempo, as bandeiras que rumavam para as minas goianas e mato-grossenses faziam caminho através da via fluvial do São Francisco e pelo território do atual município de Correntina, que, então, ainda integrava o de Carinhanha.

Uma dessas bandeiras, cujo chefe era o baiano Francisco José Teixeira, estando a cata de ouro e pedras preciosas, chegou até aos depósitos auríferos do rio das éguas e deu início a exploração no ano de 1792.

Dentro em pouco, a notícia da existência do ouro correu terras, fazendo que para lá convergissem muitas pessoas, inclusive vários sertanistas da Bahia.

Surgiu, assim, o primitivo povoado com núcleos de criação para o abastecimento.

Quando já iam adiantados os trabalhos de mineração, o ouvidor de Goiás, supondo estarem essas terras sujeitas à sua jurisdição, consentiu que seus conterrâneos as invadissem. Resultou daí um encontro armado entre os invasores e os primitivos exploradores. Os goianos foram expulsos da região, surgindo, então, conflito de jurisdição entre o ouvidor da Bahia e o de Goiás. Interveio o Conselho Ultramarino, que deu ganho de causa à capitania da Bahia.

Outros mineradores, buscando ouro, vieram explorar o rio Arrojado e o rio Formoso.

Crescendo com o tempo, a povoação, ora denominada Nossa Senhora da Glória do Rio das éguas, em 1806 passou à classe de freguesia com o mesmo nome.

Aos 15 de maio de 1866, a Lei provincial nº 973 criou o município com terras desmembradas do de Carinhanha e elevou à categoria de vila a povoação, dando-lhe o nome de Vila de Nossa Senhora da Glória do Rio das éguas, o designando-a para sede do município recém-criando. A sua instalação ocorreu em 13 de maio de 1867. A Resolução nº 1960, de 08 de junho de 1880, treze anos após a instalação, suprimiu o município, ao mesmo tempo em que transferiu a sede da freguesia e o título de vila para o arraial do Porto de Santa Maria da Vitória, criando o município desse nome.

Em 14 de maio de 1886, a Resolução provincial número 2558, revogou a anterior, de nº 1960, restaurando o município e fazendo voltar a sede para Rio das éguas.

Em 1888, aos 04 de maio, a Resolução provincial número 2579 suprimiu novamente o município. Esta situação perdurou por três anos, até quando o governador Doutor José Gonçalves da Silva, em 05 de maio de 1891, assinou o Ato estadual nº 319, pelo qual o município foi novamente restaurado, com sede no povoado do Rio das éguas e o nome de Correntina.

Aos 30 de março de 1938, a vila de Correntina recebeu foros de cidade, por força do Decreto-lei nº 10724.

Atualmente, o município está constituído por dois distritos, o Sede e o distrito de São Manoel do Norte.

Gentílico dos nascidos no município: Correntinense.

Fonte: IBGE - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

Autor do Histórico: JOSELINO RODRIGUES DE SOUZA

DDD da Cidade Correntina,BA

77

Como fazer uma ligação para a cidade de Correntina:

0+Operadora+77+Telefone de destino

Como ligar para Correntina pela

CTBC Telecom:012 + 77 + telefone
Vivo:015 + 77 + telefone
Aerotech:017 + 77 + telefone
Claro:021 + 77 + telefone
GVT:025 + 77 + telefone
Oi Telemar:031 + 77 + telefone
TIM:041 + 77 + telefone
Sercontel:043 + 77 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Correntina-BA

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Correntina Bahia o CEP geral é 47650000.

Prefeitura Municipal de Correntina

Endereço: R. da Chácara, 445, Loteamento Antônio de França, Correntina - BA, CEP: 47650000
Telefone / Fax: (77) 3488-3229
Prefeito: NILSON JOSÉ RODRIGUES do PC do B

Médicos no município de Correntina - Bahia

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde correntinense.

Relação de Cartórios no município de Correntina BA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Correntina com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Correntina Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Correntina-BA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Correntina

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Correntina, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Correntina

Técnico em refrigeração
Vaga cadastrada em 29/06/2019
Correntina - BA

Técnico em refrigeração Irá elaborar projetos de sistemas de refrigeração e climatização, realizar instalação e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e aplicar testes e regulagens para melhorar o seu funcionamento. Residir em ...

Emprego assistente comercial (agronegócio), Correntina – BA
Vaga cadastrada em 05/05/2019
Correntina - BA

Dados da Vaga de Emprego Assistente Comercial – v1772031 Requisitos/Perfil Desejado Graduação Cursando ou Completa em Gestão Comercial, Agronegócios, Administração ou áreas afins; Noções de Mercado Futuro, Finanças e de Agro Negócio; ...

Emprego consultor técnico de vendas de insumos agrícolas, Correntina – BA
Vaga cadastrada em 05/05/2019
Correntina - BA

Empresa Contratante Empresa Contratante: Confidencial Ramo da Atividade: Comércio de insumos agrícolas Dados da Vaga de Emprego Emprego consultor técnico de vendas Requisitos/Perfil Desejado Agrônomo/Técnico Agrícola com conheciment...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Correntina

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Correntina, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Correntina do Estado da Bahia

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), Correntina - BA:

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Correntina

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Correntina-BA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Jaborandi - 36.5 km
Santa Maria da Vitória - 46.9 km
São Félix do Coribe - 49.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Correntina: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Correntina através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Correntina Bahia n-1
imagem de Correntina Bahia n-2
imagem de Correntina Bahia n-3
imagem de Correntina Bahia n-4
imagem de Correntina Bahia n-5
imagem de Correntina Bahia n-6
imagem de Correntina Bahia n-7
imagem de Correntina Bahia n-8
imagem de Correntina Bahia n-9
imagem de Correntina Bahia n-10
imagem de Correntina Bahia n-11
imagem de Correntina Bahia n-12
imagem de Correntina Bahia n-13
imagem de Correntina Bahia n-14
imagem de Correntina Bahia n-15
imagem de Correntina Bahia n-16
imagem de Correntina Bahia n-17
imagem de Correntina Bahia n-18
imagem de Correntina Bahia n-19

Você conhece Correntina? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: