Início » Bahia » Paulo Afonso

Município de Paulo Afonso

Tudo sobre Paulo Afonso - Estado da Bahia


Paulo Afonso é um município que pertence ao Estado da Bahia, o tamanho total de seu território é 1545,192 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 117.014 habitantes, quem nasce em Paulo Afonso (gentilício) chama-se: paulo-afonsino.
As coordenadas geográficas de Paulo Afonso, Bahia são: latitude: -9.3983 e longitude: -38.2216, atualmente a cidade é administrada por LUIZ BARBOSA DE DEUS do PSD.

Avaliação geral do município: 4.7 / 5 para Paulo Afonso por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Paulo Afonso faz parte do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574km² e sua população é de 108.396 (2010). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².

Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24′ 22"S e long: 38º 12′ 53"W.

História da cidade de PAULO AFONSO BAHIA Monografia - N.° 622 Ano: 1982

ASPECTOS HistóricoS O atual Município de Paulo Afonso, nos primórdios do século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d′ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a Cidade. Seduzidos pela abundância de água e imensidão dos campos muitos se deixaram ficar. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e a criação de gado, embora desde meados de 1705, padres católicos tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, principalmente com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.

Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimento por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como "Sumidouro". Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade. Cachoeira de Paulo Afonso As expedições, que iniciaram em 1553 a penetração do rio São Francisco, estão ligadas a história da Cachoeira de Paulo Afonso.

Nos séculos XVI e XVII, de acordo com os arquivos de Portugal e do Brasil, a Cachoeira era conhecida como "Sumidouro" ou "Forquilha", passando a ter a atual denominação após a concessão de uma sesmaria a Paulo Viveiros Afonso, através do Alvará de 3 de outubro de 1725.

Foi Delmiro Gouveia o pioneiro que, em 26 de janeiro de 1913, inaugurou uma pequena usina de 1.500 HP, hoje paralisada e fez transportar energia elétrica de Paulo Afonso para a localidade de Pedra, atual Cidade de Delmiro Gouveia, sede do município de igual nome, desmembrado do de água Branca, em Alagoas.

A principal característica de Paulo Afonso e ter sido a primeira usina subterrânea instalada no Brasil. Suas turbines encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Paulo Afonso passou a Distrito do município de Glória pela Lei Estadual n.° 628, de 30 de dezembro de 1953, tendo sua instalação se verificado em 24 de setembro do ano seguinte.

Em 28 de julho de 1958, a Lei Estadual n.° 1.012 dá ao Distrito de Paulo Afonso autonomia política tornando-o Município. O Município é sede de Comarca da 1ª entrância, criada a 3 de março de 1966, pela Lei n.° 2.314.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Paulo Afonso,BA

75

Como fazer uma ligação para a cidade de Paulo Afonso:

0+Operadora+75+Telefone de destino

Como ligar para Paulo Afonso pela

CTBC Telecom:012 + 75 + telefone
Vivo:015 + 75 + telefone
Aerotech:017 + 75 + telefone
Claro:021 + 75 + telefone
GVT:025 + 75 + telefone
Oi Telemar:031 + 75 + telefone
TIM:041 + 75 + telefone
Sercontel:043 + 75 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Paulo Afonso-BA

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Paulo Afonso Bahia o CEP geral é 48601200.

Prefeitura Municipal de Paulo Afonso

Endereço: Av. Apôlonio Sales, 925, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP: 48601200
Telefone / Fax: (75) 3281-3658
Prefeito: LUIZ BARBOSA DE DEUS do PSD

Médicos no município de Paulo Afonso - Bahia

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paulo-afonsino.

Relação de Cartórios no município de Paulo Afonso BA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Paulo Afonso com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Paulo Afonso Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Paulo Afonso-BA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Paulo Afonso

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Paulo Afonso, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Paulo Afonso

Promotor de Merchandising
Vaga cadastrada em 21/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: A combinar Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Irá Atuar para empresa de grande porte realizando montagem e positivação de materiais de Merchandising em rota pré-est...

Técnico de Produção I
Vaga cadastrada em 17/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: A combinar Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Controlar e executar processos de fabricação de produtos de plástico. Acompanham sistemas de produção. Definem matéria...

Mecânico de Manutenção I
Vaga cadastrada em 17/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: A combinar Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Desenvolvimento e testes de equipamentos e máquinas. Manutenção e reparos de máquinas diversas. Montagem e instalação ...

Operador de Logística II - Salário: R$ 1386 por mês
Vaga cadastrada em 17/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: R$ 1386,00 Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Realizar contatos com os terminais logístico. Fazer controle de ponto e acompanhar os indicadores. Efetuar o suporte n...

Técnico em Segurança do Trabalho
Vaga cadastrada em 12/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: A combinar Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Elaborar e orientar atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções...

Técnico em Manutenção
Vaga cadastrada em 12/05/2019
Paulo Afonso - BA

Salário: A combinar Local da vaga: Paulo Afonso - BA Horário de trabalho: Segunda a sexta-feira, 44 horas semanais. Finais de semana com escala de sobreaviso. Atividades Profissionais Executar atividades de manutenção preventiva...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Paulo Afonso

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Paulo Afonso, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Paulo Afonso do Estado da Bahia

Condições de Tempo Hoje (24/05/2019), Paulo Afonso - BA:

Tempo bom (noite)

Temperatura: 24º C
Humidade do Ar: 80%
Velocidade do Vento: 15 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/05/2019 - Tempo bom (dia). Max: 32 Min: 21
26/05/2019 - Ensolarado. Max: 32 Min: 20
27/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 31 Min: 22
28/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 31 Min: 21
29/05/2019 - Tempo bom (dia). Max: 32 Min: 21

Municípios vizinhos de Paulo Afonso

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Paulo Afonso-BA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Glória - 7.04 km
Delmiro Gouveia - 24.4 km
Jatobá - 25.2 km
Pariconha - 29.1 km
Tacaratu - 34.2 km
Água Branca - 34.6 km
Petrolândia - 37.7 km
Santa Brígida - 38.7 km
Olho d'Água do Casado - 44.5 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Paulo Afonso: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Paulo Afonso através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Paulo Afonso Bahia n-1
imagem de Paulo Afonso Bahia n-2
imagem de Paulo Afonso Bahia n-3
imagem de Paulo Afonso Bahia n-4
imagem de Paulo Afonso Bahia n-5
imagem de Paulo Afonso Bahia n-6
imagem de Paulo Afonso Bahia n-7
imagem de Paulo Afonso Bahia n-8
imagem de Paulo Afonso Bahia n-9
imagem de Paulo Afonso Bahia n-10
imagem de Paulo Afonso Bahia n-11
imagem de Paulo Afonso Bahia n-12
imagem de Paulo Afonso Bahia n-13
imagem de Paulo Afonso Bahia n-14
imagem de Paulo Afonso Bahia n-15
imagem de Paulo Afonso Bahia n-16
imagem de Paulo Afonso Bahia n-17
imagem de Paulo Afonso Bahia n-18
imagem de Paulo Afonso Bahia n-19

Você conhece Paulo Afonso? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: