Tudo sobre Paulo Afonso Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Paulo Afonso

Coordenadas geográficas

O município de Paulo Afonso fica localizado na latitude -9.3983 e longitude -38.2216 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Paulo Afonso

Com um total de 1545,192 km², Paulo Afonso de extensão territorial.

População de Paulo Afonso

De acordo com dados do IBGE, Paulo Afonso possui aproximadamente 117.014 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Paulo Afonso são chamados de paulo-afonsino.

Administração municipal

Prefeito atual:LUIZ BARBOSA DE DEUS.

História de Paulo Afonso, Bahia

Ouvir com robot

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Paulo Afonso faz parte do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574km² e sua população é de 108.396 (2010). Sua densidade demográfica é de 64,77 h/km².

Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é lat: 9º 24′ 22"S e long: 38º 12′ 53"W.

História da cidade de PAULO AFONSO BAHIA Monografia - N.° 622 Ano: 1982

ASPECTOS HistóricoS O atual Município de Paulo Afonso, nos primórdios do século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d′ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a Cidade. Seduzidos pela abundância de água e imensidão dos campos muitos se deixaram ficar. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e a criação de gado, embora desde meados de 1705, padres católicos tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, principalmente com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.

Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimento por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como "Sumidouro". Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade. Cachoeira de Paulo Afonso As expedições, que iniciaram em 1553 a penetração do rio São Francisco, estão ligadas a história da Cachoeira de Paulo Afonso.

Nos séculos XVI e XVII, de acordo com os arquivos de Portugal e do Brasil, a Cachoeira era conhecida como "Sumidouro" ou "Forquilha", passando a ter a atual denominação após a concessão de uma sesmaria a Paulo Viveiros Afonso, através do Alvará de 3 de outubro de 1725.

Foi Delmiro Gouveia o pioneiro que, em 26 de janeiro de 1913, inaugurou uma pequena usina de 1.500 HP, hoje paralisada e fez transportar energia elétrica de Paulo Afonso para a localidade de Pedra, atual Cidade de Delmiro Gouveia, sede do município de igual nome, desmembrado do de água Branca, em Alagoas.

A principal característica de Paulo Afonso e ter sido a primeira usina subterrânea instalada no Brasil. Suas turbines encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Paulo Afonso passou a Distrito do município de Glória pela Lei Estadual n.° 628, de 30 de dezembro de 1953, tendo sua instalação se verificado em 24 de setembro do ano seguinte.

Em 28 de julho de 1958, a Lei Estadual n.° 1.012 dá ao Distrito de Paulo Afonso autonomia política tornando-o Município. O Município é sede de Comarca da 1ª entrância, criada a 3 de março de 1966, pela Lei n.° 2.314.

Fonte: IBGE

DDD de Paulo Afonso, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Paulo Afonso:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Paulo Afonso

O Código Postal (CEP) geral de Paulo Afonso, Bahia, é 48601200.

Prefeitura Municipal de Paulo Afonso
Endereço: Av. Apôlonio Sales, 925, Centro, Paulo Afonso - BA, CEP: 48601200
Telefone / Fax:(75) 3281-3011/ 3658 (75) 3281-3658
Prefeito: LUIZ BARBOSA DE DEUS

Hospitais em Paulo Afonso - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paulo-afonsino.

Cartórios na cidade de Paulo Afonso

Acesse a lista de Cartórios em Paulo Afonso. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Paulo Afonso Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Paulo Afonso - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Paulo Afonso

Confira as últimas notícias de hoje em Paulo Afonso.

Previsão do tempo na região paulo-afonsino

Veja a previsão do tempo em Paulo Afonso: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Paulo Afonso

Confira as cidades vizinhas de Paulo Afonso - BA em uma distância de até 50 km.

Glória - 7.04 km
Delmiro Gouveia - 24.4 km
Jatobá - 25.2 km
Pariconha - 29.1 km
Tacaratu - 34.2 km
Água Branca - 34.6 km
Petrolândia - 37.7 km
Santa Brígida - 38.7 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Paulo Afonso através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município paulo-afonsino  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/02/2024 - Paulo Afonso - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Ressaca

Dia da Ressaca

Dia 28 de fevereiro  é comemorado o Dia da Ressaca. A ressaca é o mal estar geral que surge no d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados