Tudo sobre Itabela Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Itabela

Coordenadas geográficas

O município de Itabela fica localizado na latitude -16.5732 e longitude -39.5593 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Itabela

Com um total de 924,926 km², Itabela de extensão territorial.

População de Itabela

De acordo com dados do IBGE, Itabela possui aproximadamente 30.413 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itabela são chamados de itabelense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCIANO FRANCISQUETO.

História de Itabela, Bahia

Ouvir com robot

Itabela faz parte do estado da Bahia.

O início da povoação foi por volta de 1962, uns 10 anos após a chegada da família Pereira nesta região. O sertanejo de Inhambupe (BA) João Pereira, a matriarca Jovina e os seis filhos se fixam numa propriedade de 18 alqueires. Plantavam principalmente cacau, café e milho. Outros imigrantes chegariam e se estabeleceriam nas imediações da estrada que ligava Porto Seguro a Guaratinga. A povoação cresceu rapidamente, e João Pereira dividiu suas terras. Em meados da mesma década houve o início da construção da BA 02 (hoje BR-101), e vários imigrantes capixabas vieram. Começou a exploração da madeira da Mata Atlântica, também conhecida como "febre do jacarandá", que logo acabaria. Com incentivo do governo estadual, chegaram a existir na região 157 serrarias - em 2006, eram menos de dez.

Foi distrito de Porto Seguro até 14 de junho de 1989, quando a emancipação foi sancionada pelo então governador da Bahia, Waldir Pires.

História da cidade de Por volta de 1949 os madeireiros chegam à região pertencente a Porto Seguro (atual Itabela) montando acampamento e dando início a uma pequena povoação.

Em meados da década de 1960 teve início às obras da BA 02 (hoje BR 101) que liga o extremo sul da Bahia ao Espírito Santo. E milhares de imigrantes capixabas, pessoas ligadas na maioria à exploração madeireira, ocuparam a microregião. Muitos ficaram em Itabela - na época um povoado- o que deu início ao ciclo da madeira, conhecido como febre do jacarandá.

A Sra. Alaíde Pires dos Santos, moradora desde 1970, conta que o primeiro morador do povoado foi o Sr. João, prorietário de um armazém.

Seguido por João Pereira e família sertanejos de Inhambupe - fixaram-se em uma propriedade de 18 alqueires. Outros imigrantes chegaram depois, instalando-se nas áreas vizinhas.

Com o aumento acelerado da povoação, João Pereira dividiu parte de suas terras em lotes e distribuiu à população. E o povoado expandiu-se.

A venda de Sr. João era onde os tropeiros que transitavam pela região paravam para descansar e verificar numa tabela, ali existente, as distâncias para outras localidades. Por esse motivo o proprietário passou a ser conhecido por João da Tabela e o local de Tabela.

Os primeiros professores do povoado foram D. Raimunda, D. Alaíde, Maria d′Ajuda e Dinamar. Ministravam suas aulas em espaços improvisados, como igreja e cômodos de suas próprias casas.

Com abertura da BR 101 na década de 1970, a integração da região às economias estadual e nacional foi intensa. Naquele período impalantou-se cerca de 80 serrarias com consequente destruição das reservas florestais.

Nessa época o governo do Estado criou um plano Diretor para o povoado e iniciou a implatação de um Distrito Industrial (DI), tendo por base a indústria madeireira. Foi concedido uma redução de impostos para as empresas instaladas no DI. Contava-se 157 serrarias na locolidade nesse período.

Diante o desenvolvimento, lideranças locais começam lutar pela emancipação. E mesmo com a resistência do então prefeito de Porto Seguro - Ubaldino Pinto (Baiano) - e da Câmara de Vereadores, o movimento ganhou força. Foi apresentado à Assembléia Legislativa da Bahia, um projeto de Lei propondo a emancipação, que foi aprovado e sancinado pelo governador de Waldir Pires, no dia 14 de junho de 1989 pelo Decreto Estadual n.° 5.000.

Por influência de outros nomes de cidades da região com prefixo ita (Pedra, em tupi-guarani), a mudança foi feita de Tabela para Itabela, podendo também ter relação com o Monte Pascoal, visto da cidade.

Primeiro prefeito eleito foi Ivo Manzoli, com mandato compreendido entre 1° de janeiro de 1990 a 31 de dezembro de 1994.

Fonte: GUERRA, T. A. Itabela: Dados e Informações. Itabela: 2006. HJOBRASIL: Uma História de Amor pelo Brasil. Acesso em: 10/09/2008. Secretaria de Educação Colaboradores Sra. Alaíde Pires dos Santos.

Autor do Histórico: IVANA SILVA IGLESIAS

DDD de Itabela, Bahia

73

Como fazer uma ligação para Itabela:

0 + Operadora + 73 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
  • Vivo: 015 + 73 + telefone
  • Aerotech: 017 + 73 + telefone
  • Claro: 021 + 73 + telefone
  • GVT: 025 + 73 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
  • TIM: 041 + 73 + telefone
  • Sercontel: 043 + 73 + telefone

CEP de Itabela

O Código Postal (CEP) geral de Itabela, Bahia, é 45848000.

Prefeitura Municipal de Itabela
Endereço: Av. Manoel Carneiro, 327, Centro, Itabela - BA, CEP: 45848000
Telefone / Fax:(73) 3270-2097 (73) 3270-2097
Prefeito: LUCIANO FRANCISQUETO

Hospitais em Itabela - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itabelense.

Cartórios na cidade de Itabela

Acesse a lista de Cartórios em Itabela. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itabela Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itabela - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Itabela

Confira as últimas notícias de hoje em Itabela.

Previsão do tempo na região itabelense

Veja a previsão do tempo em Itabela: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Itabela

Confira as cidades vizinhas de Itabela - BA em uma distância de até 50 km.

Eunápolis - 22.5 km
Guaratinga - 24.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Itabela através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.9 de 5 estrelas para o Município itabelense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/02/2024 - Itabela - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Ressaca

Dia da Ressaca

Dia 28 de fevereiro  é comemorado o Dia da Ressaca. A ressaca é o mal estar geral que surge no d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados