Início » Bahia » Guaratinga

Guaratinga - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Guaratinga e arredores.

Guaratinga é uma cidade do Estado da Bahia.Localizado na zona interiorana do Extremo Sul Bahiano,ao lado de Porto Seguro-BA, lugar onde nasceu o Brasil. Sua população atual é de 21.978 habitantes (censo 2010).

Guaratinga é vocábulo indígena que significa "garça branca". Do tupi guyra: garça; e tinga: branca.

Antes de se chamar Guaratinga já foi conhecida como Jaquetou e Novo Horizonte e também ′Volta Goma" visto que todas as especiarias, especialmente a goma, que vinham para serem vendidas no município, na maioria das vezes voltavam intactas.

História da cidade de A região onde se situa o município de Guaratinga pertencia a Capitania de Porto Seguro, criada pela carta régia de 27 de maio de 1534.

A cidade teve origem na área da fazenda de propriedade da Sra. Maria da Conceição, que deixou em testamento a doação do terreno para Nossa Senhora da Conceição, onde deveria ser fundado um arraial. Com a sua morte o imóvel foi ocupado por aqueles que foram os primeiros moradores da localidade, que iniciaram o cultivo de mandioca e cereais, atraindo famílias de Minas Gerais os responsáveis pelo crescimento inicial do arraial que foi denominado Jaquetou ou Jaquetô.

Por volta de 1940 o arraial de Jaquetô possuia uma extensa área com plantio de cacau. O produto alcançava bons preços no mercado internacional dando um grande impulso na economia local.

Durante muitos anos a comercialização dos produtos agrícolas, inclusive o cacau, e a aquisição de mantimentos eram efetuados na cidade de Porto Seguro. Sem estradas para tráfego de veículos, o transporte era feito em tropas de burros.

Com o desenvolvimento do arraial, Jaquetô foi transformado em povoado com o nome de Novo Horizonte. Em 31 de agosto de 1961 se tornou município, pela Lei n.° 1.466 ao ser desmembrado de Porto Seguro. Sua instalação se deu em sete de abril de 1963. O município recebeu o nome de Guaratinga que na língua tupi-guarani significa Garça Branca.

Fonte: Isto é Guaratinga 1980.

Autor do Histórico: IVANA SILVA IGLESIAS

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Guaratinga: Imagens da cidade e Região

imagem de Guaratinga+Bahia n-1
imagem de Guaratinga+Bahia n-2
imagem de Guaratinga+Bahia n-3
imagem de Guaratinga+Bahia n-4
imagem de Guaratinga+Bahia n-5
imagem de Guaratinga+Bahia n-6
imagem de Guaratinga+Bahia n-7
imagem de Guaratinga+Bahia n-8
imagem de Guaratinga+Bahia n-9
imagem de Guaratinga+Bahia n-10
imagem de Guaratinga+Bahia n-11
imagem de Guaratinga+Bahia n-12
imagem de Guaratinga+Bahia n-13
imagem de Guaratinga+Bahia n-14
imagem de Guaratinga+Bahia n-15
imagem de Guaratinga+Bahia n-16
imagem de Guaratinga+Bahia n-17
imagem de Guaratinga+Bahia n-18
imagem de Guaratinga+Bahia n-19

Você conhece Guaratinga? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: