Início » Bahia » Conde

Município de Conde

Tudo sobre Conde - Estado da Bahia


Conde é um município que pertence ao Estado da Bahia, o tamanho total de seu território é 928,623 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 25.630 habitantes, quem nasce em Conde (gentilício) chama-se: condense.
As coordenadas geográficas de Conde, Bahia são: latitude: -11.8179 e longitude: -37.6131, atualmente a cidade é administrada por ANTONIO EDUARDO LINS DE CASTRO do PMDB.

Avaliação geral do município: 4.7 / 5 para Conde por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Conde faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 11º48′49" sul e a uma longitude 37º36′38" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. A população avaliada em 2004 era de 22 620 habitantes. Possui uma área de 954,452 km².

Os selvagens índios da tribo Tupinambás foram os primeiros habitantes de Conde em terras que os jesuítas haviam adquirido através da concessão de Garcia D’ávila, em 1650. Colonos portugueses e outros, atraídos pela fertilidade das terras, fizeram residência no local onde se criava o então povoado de Itapicuru de Baixo. Em 1702, foi elevado à categoria de Freguesia com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia. Em 17 de dezembro de 1806, através de requerimento assinado pelo povo, foi elevada a Vila pelo ouvidor Navarro, com a denominação de Conde, em cumprimento à ordem do “Conde dos Arcos” de cujo título surgiu a denominação. Assim, o município da Vila do Conde teve os seus órgãos competentes criados e passou por diversas fases de desenvolvimento alcançando a República e aderindo a ela. Até 1912, a sede da Vila e município permaneceu no mesmo local de sua criação. Porém, uma enorme enchente do rio Itapicuru que corta até hoje a cidade, destruiu e devastou a sua economia. Em 10 de junho do mesmo ano, a sede do município, por força da Lei Estadual Nº 889 foi transferida para o Arraial de Esplanada. Passaram-se alguns anos e o povo do Conde tomou consciência do absurdo dessa submissão, visto que a frente econômica maior era do Conde e Esplanada usufruiu de todos os direitos. Depois de muita luta e até mesmo levante que resultou na morte do condense Minervino do Carmo, o município de Conde foi considerado como território desmembrado e livre de Esplanada. Quando o Conde era subordinado a Esplanada o seu primeiro Intendente foi o Coronel Joaquim Macêdo (Quimquim) ceceado em Esplanada. O Dr. Alcides Brito queria se reeleger mais não admitia a independência de Conde. O movimento emancipacionista cresceu através de figuras como o Sr. Lamberto Pinto que se incumbira de preparar o documento oficial. Outro líder importante foi o alfaiate Minervino do Carmo que junto a Rodolfo Lins, da histórica fazenda São Bento, Antônio Castro, Alímpio Costa, Euclides Valença, entre outros, conseguiram tornar o Conde livre. Na ocasião o governador da Bahia, Juraci Magalhães, por intermédio do jornalista e deputado Dr. Altamirando Requião, nomeou Hermógenes Gomes Nascimento como primeiro prefeito de Conde. Daí então o fato do Sr. Alcides Brito, contragosto, ter sido obrigado a confirmar a emancipação e com a morte de Minervino do Carmo, o Conde foi desmembrado de Esplanada em 10 de agosto de 1935. O município está localizado no Litoral Norte da Bahia e é banhado em toda a sua extensão pelo Oceano Atlântico. O Conde limita-se ao Norte com Jandaíra e Rio Real; ao Sul, com o Rio Inhambupe; ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste com Esplanada. A cidade tem uma distância de Salvador, em linha reta, de 151Km e pela BR-101 de 203Km. A população atual é de aproximadamente de 23.576 habitantes e sua base econômica principal é o turismo, a cultura do coco da Bahia e a pecuária.

És chama ardente que não se apaga E no litoral do norte da Bahia Despontas, Conde, como bela plaga, Sempre cortejada qual nobre rainha. Os tupinambás tribo bem antiga, Pelos jesuítas foram educados, Na terra de barões, de gente muito antiga, De povo alegre, destemido e enamorado. Rios e lagoas, belos coqueirais, Praias formosas, lindos recantos, Históricos lugares, vastos manguezais, São bases fortes de todos teus encantos. (bis) Lamberto pinto e outros batalharam, Lutando bravos pela emancipação De Minervino e sangue derramaram E o 10 de agosto marcou a redenção. De nomes importantes, Conde, és celeiro: Severino Vieira foi seu filho mais notável, Tornou-se um grande vulto brasileiro Fazendo do Conde uma terra memorável. Rios e lagoas, belos coqueirais, Praias formosas, lindos recantos, Históricos lugares, vastos manguezais, São bases fortes de todos teus encantos. (Bis) Letra: Jarbas carvalho de Oliveira

História da cidade de Conde

O território onde hoje está localizado o município de Conde era habitado primitivamente pelos aguerridos tupinambás.

No governo de Mem de Sá, os padres jesuítas, chefiados por Luís da Grã, ali chegaram em missão de catequese, ministrando os ensinamentos da doutrina cristã e pacificando com verdadeiro estoicismo e espírito de sacrifício os valentes índios tupinambás.

Os Jesuítas adquiriram, em 1621, vasta área de terras, por sesmaria e concessão de Garcia dAvila, as quais lhes foram definitivamente doadas, em testamento, no ano de 1650.

Nessas terras, doadas em testamento no ano de 1650, colonos portugueses, indígenas catequizados e escravos africanos dedicaram-se às culturas de cana-de-açúcar, fumo e criação de gado.

Com a colonização, foi criado o povoado, que recebeu o nome de Itapicuru de Baixo.

Em 1702 foi o povoado elevado à categoria de freguesia com a denominação de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru da Praia.

Em 17 de dezembro de 1806, foi, a requerimento do povo, elevada à categoria de vila pelo Ouvidor Navarro, com a denominação de vila do Conde, sede do município de igual nome, nessa mesma data criado, em cumprimento das ordens do Conde dos Arcos de cujo título lhe veio a denominação.

Gentílico: condense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Monte de Itapicuru.da Praia, em 1702.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Conde, em 17-12-1806. Sede na antiga vila de Conde.

Pela lei provincial nº 2359, de 01-08-1882, é criado o distrito de Palame e anexado ao município de Conde.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 3 distritos: Conde, Timbó e Palame.

Pela lei estadual nº 889, de 10-06-1912, transfere a sede da vila de Conde para o arraial de Esplanada. Conservando porém, o município o seu primitivo topônimo Conde.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o Conde figura com simples distrito de Arraial de Esplanada.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Conde, pela lei estadual nº 1525, de 19-08-1921.

Por força dos decretos estaduais números 7455, de 23-06-1931, e 7499, de 08-07-1931, o município é extinto, passando seu território a constituir o novo município de Esplanada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Conde figura como distrito de Esplanada.

Elevado novamente à categoria município com a denominação de Conde, pelo decreto estadual nº 9662, de 10-08-1935, desmembrado de Esplanada. Sede no antigo distrito de Conde. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 30-08-1935.

Em divisão territorial 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios; IBGE

DDD da Cidade Conde,BA

75

Como fazer uma ligação para a cidade de Conde:

0+Operadora+75+Telefone de destino

Como ligar para Conde pela

CTBC Telecom:012 + 75 + telefone
Vivo:015 + 75 + telefone
Aerotech:017 + 75 + telefone
Claro:021 + 75 + telefone
GVT:025 + 75 + telefone
Oi Telemar:031 + 75 + telefone
TIM:041 + 75 + telefone
Sercontel:043 + 75 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Conde-BA

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Conde Bahia o CEP geral é 48300000.

Prefeitura Municipal de Conde

Endereço: Pça. Altamirando Requião, 27, Centro, Conde - BA, CEP: 48300000
Telefone / Fax: (75) 3429-1214
Prefeito: ANTONIO EDUARDO LINS DE CASTRO do PMDB

Médicos no município de Conde - Bahia

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde condense.

Relação de Cartórios no município de Conde BA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Conde com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Conde Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Conde-BA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Conde

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Conde, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Conde

Técnico em Química
Vaga cadastrada em 16/05/2019
São Francisco do Conde - BA

Técnico em Química Realizará análises laboratoriais físico-químicas dos produtos e emitir parecer técnico com sugestões de degradação para os casos de produtos contaminados. Organizar e controlar amostras testemunhas dos produtos, emitir e...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Conde

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Conde, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Conde do Estado da Bahia

Condições de Tempo Hoje (23/05/2019), Conde - BA:

Parcialmente nublado (noite)

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 5 km/h

Previsão para os próximos dias:

24/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 29 Min: 21
25/05/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 30 Min: 21
26/05/2019 - Tempo bom (dia). Max: 29 Min: 21
27/05/2019 - Tempo bom (dia). Max: 27 Min: 20
28/05/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 27 Min: 21

Municípios vizinhos de Conde

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Conde-BA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Jandaíra - 34.1 km
Indiaroba - 35.2 km
Esplanada - 36.0 km
Cardeal da Silva - 39.0 km
Cristinápolis - 42.1 km
Acajutiba - 47.7 km
Umbaúba - 48.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Conde: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Conde através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Conde Bahia n-1
imagem de Conde Bahia n-2
imagem de Conde Bahia n-3
imagem de Conde Bahia n-4
imagem de Conde Bahia n-5
imagem de Conde Bahia n-6
imagem de Conde Bahia n-7
imagem de Conde Bahia n-8
imagem de Conde Bahia n-9
imagem de Conde Bahia n-10
imagem de Conde Bahia n-11
imagem de Conde Bahia n-12
imagem de Conde Bahia n-13
imagem de Conde Bahia n-14
imagem de Conde Bahia n-15
imagem de Conde Bahia n-16
imagem de Conde Bahia n-17
imagem de Conde Bahia n-18
imagem de Conde Bahia n-19

Você conhece Conde? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: