Início » Alagoas » Paripueira

Paripueira - Estado de Alagoas

Município de Paripueira

Informações Gerais

Qual a localização da cidade?

O município de Paripueira pertence ao estado Alagoas, ele fica localizado na latitude -9.46313 e longitude -35.552.

Qual é o tamanho do território de Paripueira?

92,852 km².

Qual a população?

Aproximadamente 13.016 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Paripueira?

paripueirense.

Quem é o prefeito da cidade?

Atualmente o município é administrado por CARLOS ABRAHÃO GOMES DE MOURA.

4.4 de 5 estrelas para o Município paripueirense   by Cidades do meu Brasil atualizado até 12/08/2022 - Paripueira - Alagoas.

Paripueira faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 8.633 habitantes. Faz parte da Região Metropolitana de Maceió.

Município turístico em língua tupi, "paripueira" significa "águas mansas". O município tem como atração belas praias com piscinas naturais, como a Praia de Sonho Verde, que se destaca por sua beleza e por sua infra-estrutura. É nesse recanto ecológico que se refugia o peixe-boi, espécie em extinção, aqui protegido pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-Boi, único na América Latina.

Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão. Em 1635, o coronel de origem polonesa Crestofle d′Artischau Arciszewski, a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais levantou ali um grande campo fortificado, os Redutos da Praia de Paripueira, apoiado nos rios Santo Antônio Grande e São Gonçalo, com vistas a guardar a extremidade sul dos domínios holandeses, além de barrar as incursões da guerrilha luso-brasileira. Em uma pesquisa arqueológica nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de seis mil peças.

História da cidade de Paripueira Alagoas - AL

Município turístico, à beira-mar, Paripueira quer dizer "praia de águas mansas", na linguagem indígena. Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças.

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antonio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público.

Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial. Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranquilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. No município encontra-se a maior família de peixe-boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.

A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.

Gentílico: paripueirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de paripueira, pelo artigo 41, inciso IV, do ato da disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-1989, desmembrado de Barra de Santo Antônio. Sede no atual distrito de paripueira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Paripueira?

82

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Paripueira:

0 + Operadora + 82 + Telefone de destino

Como ligar para Paripueira pela

CTBC Telecom: 012 + 82 + telefone
Vivo: 015 + 82 + telefone
Aerotech: 017 + 82 + telefone
Claro: 021 + 82 + telefone
GVT: 025 + 82 + telefone
Oi Telemar: 031 + 82 + telefone
TIM: 041 + 82 + telefone
Sercontel: 043 + 82 + telefone

Paripueira CEP Geral do município

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Paripueira Alagoas o CEP geral é 57935000.

Prefeitura Municipal de Paripueira

Endereço: Av. Major Luíz Cavalcante, 147, Centro, Paripueira - AL, CEP: 57935000
Telefone / Fax:(82) 3293-2004 (82) 3293-2004/7
Prefeito: CARLOS ABRAHÃO GOMES DE MOURA

Hospitais no município de Paripueira - Alagoas

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paripueirense.

Relação de Cartórios do município

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Paripueira com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Paripueira Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Paripueira-AL, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município alagoano.

Hotéis e Pousadas na cidade

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Paripueira, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Paripueira

No momento não encontramos vagas de emprego em Paripueira / AL, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Paripueira

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Paripueira, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do tempo na região paripueirense

Clique aqui para ver a previsão do tempo em Paripueira, os dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e atualizados diariamente.


Municípios vizinhos de Paripueira

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Paripueira-AL em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Barra de Santo Antônio - 8.17 km
São Luís do Quitunde - 16.1 km
Passo de Camaragibe - 25.6 km
Flexeiras - 27.6 km
São Miguel dos Milagres - 29.2 km
Maceió - 30.1 km
Rio Largo - 31.5 km
Satuba - 31.9 km
Messias - 32.4 km
Coqueiro Seco - 33.3 km
Santa Luzia do Norte - 33.5 km
Matriz de Camaragibe - 34.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Paripueira através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe essa página e se você encontrou alguma coisa incorreta ou acha que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

Última Atualização: 12/08/2022

Você conhece Paripueira? Deixe seu comentário: