Tudo sobre Barra de Santo Antônio Estado de Alagoas

Informações Gerais sobre a cidade de Barra de Santo Antônio

Coordenadas geográficas

O município de Barra de Santo Antônio fica localizado na latitude -9.4023 e longitude -35.5101 e faz parte do estado de Alagoas.

Tamanho do Território de Barra de Santo Antônio

Com um total de 131,633 km², Barra de Santo Antônio de extensão territorial.

População de Barra de Santo Antônio

De acordo com dados do IBGE, Barra de Santo Antônio possui aproximadamente 15.792 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Barra de Santo Antônio são chamados de barrense.

Administração municipal

Prefeito atual:LIVIA CARLA DA SILVA ALVES.

História de Barra de Santo Antônio, Alagoas

Ouvir com robot

Barra de Santo Antônio faz parte do estado de Alagoas, localizado na Região Metropolitana de Maceió. A população avaliada em 2004 era de 13.366 habitantes.

Distante de Maceió 37km possui belas praias como Tabuba, com seus vistosos arrecifes de franja e barreiras, transformando o mar em uma grande piscina; a famosa Ilha da Croa, com seu extenso coqueiral e praias de rara beleza e ainda pouco exploradas, mantendo seu apelo selvagem e exótico.

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio Grande, que corta a cidade em dois locais distintos: um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo.

História da cidade de Barra de Santo Antônio Alagoas - AL

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos - um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo.

Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram os pontos básicos da economia.

O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação.

Barra de Santo Antônio tem, no turismo, sua vocação natural. Suas praias conservam característias selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo rio Santo Antônio, a Barra se divide em duas partes, a mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos entre eles, a Ilha da Crôa, cuja travessia é feita por balsas. Ainda como atrativos, as praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba. Entre as festividades, destacam-se o carnaval, a Micacrôa, os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião (20 de janeiro) e da Emancipação (20 de agosto).

Gentílico: barrense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São Luís do Quitunde o distrito de Barra de Santo Antônio Grande.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Barra de Santo Antônio Grande passou a denominar-se simplesmente Barra de Santo Antônio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Barra de Santo Antônio ex-Barra de Santo Antônio Grande, figura no município de São Luís do Quitunde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra de Santo Antônio, pela lei estadual nº 2285, de 20-08-1960, desmembrado de São Luís do Quitunde. Sede no antigo distrito de Barra de Santo Antônio. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-09-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Barra de Santo Antônio Grande para simplesmente Barra de Santo Antônio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

DDD de Barra de Santo Antônio, Alagoas

82

Como fazer uma ligação para Barra de Santo Antônio:

0 + Operadora + 82 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 82 + telefone
  • Vivo: 015 + 82 + telefone
  • Aerotech: 017 + 82 + telefone
  • Claro: 021 + 82 + telefone
  • GVT: 025 + 82 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 82 + telefone
  • TIM: 041 + 82 + telefone
  • Sercontel: 043 + 82 + telefone

CEP de Barra de Santo Antônio

O Código Postal (CEP) geral de Barra de Santo Antônio, Alagoas, é 57925000.

Prefeito: LIVIA CARLA DA SILVA ALVES

Hospitais em Barra de Santo Antônio - AL

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde barrense.

Cartórios na cidade de Barra de Santo Antônio

Acesse a lista de Cartórios em Barra de Santo Antônio. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Barra de Santo Antônio Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Barra de Santo Antônio - AL e localizar ruas e endereços do município alagoano.

Previsão do tempo na região barrense

Veja a previsão do tempo em Barra de Santo Antônio: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Barra de Santo Antônio

Confira as cidades vizinhas de Barra de Santo Antônio - AL em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Barra de Santo Antônio através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município barrense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 19/05/2024 - Barra de Santo Antônio - Alagoas.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+dos+Acad%C3%AAmicos+de+Direito

Dia dos Acadêmicos de Direito

No dia 19 de maio é o Dia do Acadêmico de Direito, data extremamente importante para o futuro de n...

Saiba Mais
Dia+do+F%C3%ADsico

Dia do Físico

Dia 19 de maio é o dia do físico. Essa data homenageia o ano de 1905 em que Albert Einstein public...

Saiba Mais
Dia+do+Defensor+P%C3%BAblico

Dia do Defensor Público

Dia 19 de maio é o dia da Defensoria Pública. A defensoria pública incumbe, em regra, prestar a...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
(2 Timóteo 1:7)
Bíblia Online

 

Estados