Início » Tocantins » Pequizeiro


Pequizeiro - Tocantins



Pequizeiro faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 08º35′37" sul e a uma longitude 48º56′03" oeste, estando a uma altitude de 283 metros. A população avaliada em 2004 era de 5 170 habitantes.

Segundo depoimentos dos moradores mais antigos da localidade, por volta do ano de 1943, um grupo de caçadores liderados por Inácio de Souza Parente e Manoel Ribeiro de Souza encontraram algumas pedras de cristal de rocha, do tipo quartzo, na localidade onde atualmente é a povoação. A descoberta do cristal mudou o panorama da região e depois de iniciado o garimpo no local para ali se dirigiram pessoas de diversas regiões, em especial do Maranhão, Piauí e do sul de Goiás. Algum tempo depois foi construída uma pista de pouso para aviões de pequeno porte, esta ficava localizada onde atualmente é a Avenida Salgado Filho (o principal logradouro da cidade). As aeronaves levantavam vôos diários da povoação transportando pessoas ou o produto do garimpo. Nesse período o principal pólo de venda do cristal produzido nos garimpos da região era a cidade de Carolina, no estado do Maranhão.

Em razão ao grande número de árvores de ′Pequi′ que tinha na localidade diversas atividades eram realizadas sob a sombra dos pequizeiros. Ali garimpeiros e compradores de cristal realizavam negócios com o precioso minério. Dizem os antigos, que os viajantes e negociadores em comitiva no trajeto do Rio Tocantins para o Rio Araguaia em tropas, fizeram deste local ponto importante de encontro e realizações de negócios. Era o pouso, ou a pousada, do pequizeiro, fato que levou à origem do nome do atual município.

História da cidade de O Município de Pequizeiro teve origem com a descoberta do garimpo de cristal-de-rocha na região.

Antigos moradores contam que no ano de 1943, caçadores que por aqui passavam encontrarão pedras de cristal à flor da terra, destacando entre eles: Inácio de Souza Parente e Manoel Ribeiro de Souza. Com a descoberta do cristal, instalou-se o garimpo e no local próximo a este foi construída uma pista de pouso de aeronaves leves, onde hoje se localiza a Avenida Salgado Filho (principal Avenida da cidade), o local era todo ornamentado por frondosas árvores de Pequi (origem do nome do Município). Sob a sombra dos Pequizeiros, garimpeiros e compradores de cristal realizavam negócios com o precioso minério. Dizem os antigos, que os viajantes e negociadores em comitiva no trajeto do Rio Tocantins para o Rio Araguaia em tropas, fizeram deste local ponto importante de encontro e realizações de negócios.

Com o avanço e sucesso dos garimpos, fixou residência no local o Senhor Longuinho Vieira Junior, seus familiares e diversos trabalhadores que o acompanhavam para a exploração do cristal. Foi dado a uns dos principais garimpos o nome de quebra martelo, alem de vários outros que ainda nos dias de hoje exploram essa atividade.

Senhor Longo Vieira, como era conhecido foi considerado o fundador do Município de Pequizeiro, por ter fixado residência no local e conservado o nome primitivo. Ele trouxe o primeiro automóvel para a região, o primeiro motor de luz, a primeira máquina de beneficiar arroz, construiu a primeira escola da região, instalou o escritório de beneficiamento de cristal e abriu várias estradas na região.

Pequizeiro até então, era parte integrante do município de Araguacema, onde o Senhor Longuinho Vieira Junior foi Prefeito e através do seu genro, Ex-Deputado Estadual Antonio Balestra Filho, foi concedido autonomia política ao Distrito, através da Lei Estadual nº 4.595 de 1° de Janeiro de 1.963 e sua instalação ocorreu 1º de Janeiro de 1.964, ou seja, um ano depois.

Após uma década e devido ao desenvolvimento de Colméia, que era distrito de Pequizeiro, a pedido de Políticos e com a comprovação da evolução demográfica e econômica a sede do município de Pequizeiro foi transferida para Colméia, através da Lei n° 8.809 de 14 maio de 1.980. Pequizeiro volta através dessa Lei à condição de Distrito mantendo o mesmo nome.

Graças a Lei Estadual nº 10. 397 de 30 dezembro 1.987, o Distrito de Pequizeiro foi desmembrado de Colméia sendo elevado novamente a condição de Município autônomo, mantendo seu nome primitivo e sendo estalado novamente em 1º Junho de 1.989, depois das eleições de 17 de Abril 1.989.

Pequizeiro celebrar festa religiosa de 1° a 13 de junho em louvor ao seu padroeiro Santo Antônio.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pequizeiro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pequizeiro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: