Início » Tocantins » Goianorte


Goianorte - Tocantins



Goianorte faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 08º46′33" sul e a uma longitude 48º55′54" oeste, estando a uma altitude de 256 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.700 habitantes.

História da cidade de O Município de Goianorte está localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na microrregião de Miracema do Tocantins, com coordenadas geográficas de: 8° 46 33 de latitude e 48° 55 54 de longitude, com altitude de 2536 metros., a noroeste, na bacia do Rio Araguaia, Integra a 6ª Região Administrativa do Estado.

Consta que o primeiro aglomerado humano do Município de Goianorte iniciou-se por volta de 1950, com a implantação da lavoura, criação de gado e penetração de garimpeiros à procura de minérios. A origem do topônimo vem da fusão dos nomes GOIáS, perdendo o "S" final + NORTE = GOIANORTE, homenagem ao então Norte Goiano.

Os fundadores da Cidade são: José Faria de Souza e Tadeu de Sá Coutinho. A Lei Estadual nº 10.444, de 13 de janeiro de 1988, cria o Município de Goianorte, que foi elevado à categoria de Cidade, conservando o mesmo topônimo, desmembrando do Município de Araguacema. Em 16 de abril de 1989, foram convocadas eleições municipais e, com a posse do 1º Prefeito, do Vice e da Câmara Municipal, deu-se por instalado o novo Município em 1º de junho de 1989. A festa religiosa é celebrada em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a 27 de julho de cada ano. Distante 271 km de Palmas e a 1864 Km de Brasília.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Goianorte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Goianorte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: