Início » Paraná » Rio Negro

Município de Rio Negro

Tudo sobre Rio Negro - Estado do Parana


Rio Negro é um município que pertence ao Estado do Parana, o tamanho total de seu território é 604,138 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 33.922 habitantes, quem nasce em Rio Negro (gentilício) chama-se: rio-negrense.
As coordenadas geográficas de Rio Negro, Paraná são: latitude: -26.095 e longitude: -49.7982, atualmente a cidade é administrada por MILTON JOSÉ PAIZANI do PSDB.

Avaliação geral do município: 4.4 / 5 para Rio Negro por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

O rio Negro é um rio brasileiro da bacia hidrográfica do rio Paraná, que banha os estados do Paraná e de Santa Catarina, fazendo parte da divisa entre estes estados, por toda sua extensão.

Nasce na Serra do Mar a menos de 20 quilômetros do Oceano Atlântico, mas corre de leste para oeste numa extensão de mais ou menos 300 quilômetros, recebendo como afluentes principais pela margem esquerda o rio Bateias, rio Preto, os dois rios chamados rio Negrinho, o rio São Bento, o rio da Lança entre outros. Pela sua margem direita recebe o Rio da Várzea , o rio Piên, o rio Passa Três. Próximo à cidade de Canoinhas, aflui o rio Canoinhas. Acaba por se unir ao rio Iguaçu.

Importante fonte de água para os municípios por onde passa, no passado foi navegável em boa parte de seu leito e era usado no transporte de erva mate. É fonte de areia para construção civil, sendo minerada nas vargens marginais assim como na própria calha do rio (nesta já não é tão frequente como foi no passado). Também é explorada a argila de suas margens para uso na industria cerâmica. Já foi personagem de grandes enchentes, destacando-se as dos anos de 1983 e 1992, quando chegou a atingir a marca de mais de 18 metros. O rio Negro, neste trecho, tem qualidade da água avaliada pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP como classe 02, ou seja, pode ser utilizada para o consumo desde que adequadamente tratada, tarefa essa de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar.

História da cidade de Rio Negro Paraná - PR

A região onde hoje se localiza o município de Rio Negro, até 1816 era habitada por índios Botocudos.

O lugarejo era conhecido como Sertão da Mata e constituía antigo lugar de pouso dos tropeiros e de registro fiscal das tropas no caminho de Sorocaba em São Paulo e Viamão no Rio Grande do Sul.

O local era constantemente assolado pelos indígenas e para defendê-lo, o governo paulista, em 1816, estabeleceu ali, cinquenta casais de portugueses açorianos, com o intuito de promover o povoamento da região.

No entanto, a colonização efetiva da região somente se deu quando o governo da Capitania de São Paulo, para facilitar a comunicação entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, determinou a construção da "Estrada da Mata", ligando a Vila do Príncipe (Lapa), no Paraná à Vila de Lages, Santa Catarina.

João da Silva Machado, mais tarde Barão de Antonina, como supervisor das obras de construção da referida estrada, em 21 de julho de 1826, no local conhecido por Sertão da Mata, às margens do rio Negro, fundou uma povoação cuja primitiva denominação foi Capela do Rio Negro, devido à construção da Capela da Mata do Caminho do Sul.

A 26 de julho de 1828, por Provisão de Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, Bispo de São Paulo, a povoação passou à condição de Capela Curada.

Em 1838, a povoação foi elevada à Freguesia, em 1870 a município e, em 1896, recebeu os Foros de Cidade.

Primitivamente, a Cidade de Rio Negro ocupava as duas margens do rio, porém, com o acordo de limites celebrado em 1916, entre os Estados de Paraná e Santa Catarina, a parte da Cidade que ocupava a margem esquerda passou a pertencer ao Estado de Santa Catarina, e recebeu a denominação de Mafra; Rio Negro limitou-se à margem direita do rio.

A denominação do município deve-se a sua localização próxima ao rio do mesmo nome.

Gentílico: rio-negrense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Rio Negro (ex-povoado), por lei provincial de São Paulo n.º 17, de 28-02-1938, subordinado ao município de Lapa.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio Negro, por lei provincial n.º 219, de 02-04-1870, desmembrado do município de Lapa. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1870.

Elevado à categoria de cidade, por lei estadual n.º 210, de 01-12-1896.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 4 distritos: Rio Negro, Antônio Olinto, Campo Tenente e Pien.

Pelo decreto-lei estadual n.º 6667, de 31-03-1938, o distrito de Antônio Olinto passou a denominar-se Divisa.

Pelo decreto-lei estadual n.º 7573, de 20-10-1938, transfere o distrito de Divisa do município de Rio Negro para o de Lapa.

Distrito de Divisa voltou a denominar-se Antônio Olinto. Sob o mesmo decreto o município de Rio Negro adquiriu o distrito de Pangaré, do município de Lapa.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Rio Negro, Campo do Tenente, Pangaré e Pien.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Rio Negro, Campo do Tenente, Pangaré e Pien.

Pela lei estadual n.º 4338, de 25-01-1961, desmembra do município de Rio Negro os distritos de Campo Tenente e Pien. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual n.º 37, de 13-06-1961, desmembra do município de Rio Negro, o distrito de Pangaré. Para formar o novo município de Quitandinha.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Rio Negro,PR

41

Como fazer uma ligação para a cidade de Rio Negro:

0+Operadora+41+Telefone de destino

Como ligar para Rio Negro pela

CTBC Telecom:012 + 41 + telefone
Vivo:015 + 41 + telefone
Aerotech:017 + 41 + telefone
Claro:021 + 41 + telefone
GVT:025 + 41 + telefone
Oi Telemar:031 + 41 + telefone
TIM:041 + 41 + telefone
Sercontel:043 + 41 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Rio Negro-PR

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Rio Negro Paraná o CEP geral é 83880000.

Prefeitura Municipal de Rio Negro

Endereço: Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070, Seminário, Rio Negro - PR, CEP: 83880000
Telefone / Fax: (47) 3642-3280
Prefeito: MILTON JOSÉ PAIZANI do PSDB

Médicos no município de Rio Negro - Paraná

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio-negrense.

Relação de Cartórios no município de Rio Negro PR

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Rio Negro com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Rio Negro Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Rio Negro-PR, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paranaense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Rio Negro

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Rio Negro, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Rio Negro

Emprego vendedor externo/ veterinário, Mafra – SC
Vaga cadastrada em 19/06/2019
Mafra - SC

Dados da Vaga de Emprego Vendedor Externo Requisitos/Perfil Desejado Experiência na função e pacote Office Intermediário. Será um diferencial Ensino Superior em Medicina Veterinária; Marketing ou Administração. Atribuições e Respon...

Representante Comercial
Vaga cadastrada em 16/06/2019
Mafra - SC

Salário: A combinar Local da vaga: Mafra - SC Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais A Cristal Cosmetic é uma distribuidora baseada em União da Vitória que está procurando por representantes comerciais nas regi...

Farmacêutico - Salário: R$ 3300 por mês
Vaga cadastrada em 14/06/2019
DROGARIAS NISSEI - Mafra - SC

Descrição * Área e especialização profissional: Saúde - Farmácia Nível hierárquico: Especialista Número de vagas: 2 Local de trabalho: Mafra, SC Esclarecimento de dúvidas referente a medicamentos e receitas, organização dos produtos e c...

Farmacêutico - Salário: R$ 3300 por mês
Vaga cadastrada em 14/06/2019
DROGARIAS NISSEI - Rio Negro - PR

Descrição * Área e especialização profissional: Saúde - Farmácia Nível hierárquico: Especialista Número de vagas: 2 Local de trabalho: Rio Negro, PR Esclarecimento de dúvidas referente a medicamentos e receitas, organização dos produtos...

Técnico Eletricista
Vaga cadastrada em 13/06/2019
JBS - Mafra - SC

Empresa multinacional do ramo alimentício. Frigorífico de aves de corte. Técnico Eletricista Executar a manutenção corretiva e preventiva nas instalações e motores elétricos, mediante análise dos circuitos elétricos e dados técnicos. Ex...

Instrutor De Inglês - English Teacher - Mafra
Vaga cadastrada em 13/06/2019
inFlux English School - Mafra - SC

Descrição * Área e especialização profissional: Educação, Ensino, Idiomas - Lingua Estrangeira:Inglês Nível hierárquico: Especialista Local de trabalho: Mafra, SC Método dinâmico e inovador nós já temos! Agora, estamos procurando pelos m...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Rio Negro

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Rio Negro, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Rio Negro do Estado do Parana

Condições de Tempo Hoje (20/06/2019), Rio Negro - PR:

Céu limpo (noite)

Temperatura: 13º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 7 km/h

Previsão para os próximos dias:

21/06/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 18 Min: 11
22/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 19 Min: 11
23/06/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 22 Min: 10
24/06/2019 - Ensolarado. Max: 22 Min: 10
25/06/2019 - Ensolarado. Max: 23 Min: 11

Municípios vizinhos de Rio Negro

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Rio Negro-PR em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Mafra - 2.54 km
Campo do Tenente - 17.1 km
Itaiópolis - 29.3 km
Rio Negrinho - 33.4 km
Piên - 36.4 km
Lapa - 37.3 km
Quitandinha - 38.8 km
Antônio Olinto - 41.8 km
São Bento do Sul - 44.8 km
Papanduva - 46.5 km
Agudos do Sul - 47.7 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Rio Negro: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Rio Negro através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Rio Negro Paraná n-1
imagem de Rio Negro Paraná n-2
imagem de Rio Negro Paraná n-3
imagem de Rio Negro Paraná n-4
imagem de Rio Negro Paraná n-5
imagem de Rio Negro Paraná n-6
imagem de Rio Negro Paraná n-7
imagem de Rio Negro Paraná n-8
imagem de Rio Negro Paraná n-9
imagem de Rio Negro Paraná n-10
imagem de Rio Negro Paraná n-11
imagem de Rio Negro Paraná n-12
imagem de Rio Negro Paraná n-13
imagem de Rio Negro Paraná n-14
imagem de Rio Negro Paraná n-15
imagem de Rio Negro Paraná n-16
imagem de Rio Negro Paraná n-17
imagem de Rio Negro Paraná n-18
imagem de Rio Negro Paraná n-19

Você conhece Rio Negro? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: