Início » Piauí » Padre Marcos


Padre Marcos - Piauí



Padre Marcos faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 07º21′18" sul e a uma longitude 40º54′16" oeste, estando a uma altitude de 360 metros. A população avaliada em 2004 era de 7.453 habitantes. Possui uma área de 319,124km².

História da cidade de Padre Marcos Piauí - PI

O Município foi fundado pelo Padre Marcos de Araújo Costa que, por volta de 1820, instalou no Município de Jaicós a fazenda Boa Esperança, com a finalidade de desenvolver atividade agropecuária.

Na localidade, Padre Marcos construiu sua residência e várias casas para colonos e fundou um colégio que recebia estudantes de todos os recantos do Piauí e de Estados vizinhos. Foi construída, também, uma capela sob a invocação de Santo Antônio.

Dentre os primeiros moradores de Padre Marcos destacam-se: Anfíscio Rodrigues de Macedo, Cândido Moura Leal, Laureano Ferreira e o Juiz de Direito Dr. José Gomes, que foi, também, seu primeiro comerciante, com grande estabelecimento de tecidos, secos e molhados.

A localidade se desenvolveu e, em 1914, foi elevada à categoria de Povoado. No mesmo ano, com a participação dos moradores, foi construída nova capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antônio.

Gentílico: padre-marquense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Padre Marcos, pela lei estadual nº 2566, de 20-01-1964, desmembrado de Jaicós. Sede no atual distrito de Padre Marcos expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1964 .

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Padre Marcos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Padre Marcos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: