Início » Mato Grosso » Guarantã do Norte


Guarantã do Norte - Mato Grosso



Guarantã do Norte faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 09º47′15" sul e a uma longitude 54º54′36" oeste, estando a uma altitude de 345 metros. A população avaliada em 2005 era de 32.940 habitantes.

Localizado a 725 quilômetros de Cuiabá, o município de Guarantã do Norte, nome escolhido por existir na região uma espécie de árvore conhecida por esse nome, nasceu de um assentamento agrário pelo Incra e pela Cooperativa Triticula.

Localizado a 745km da capital do estado de Mato Grosso, Guarantã do Norte nasceu do assentamento agrário realizado pela Cooperativa Tritícula de Erechim Ltda e Incra. Em 1980 chegaram as primeiras famílias vindas do Rio Grande do Sul que formaram a Vila Cotrel, logo em seguida chegaram os Brasiguaios.

História da cidade de Guarantã do Norte

No ano de 1970, a abertura da BR-163 proporcionou a penetração e abertura de todo o norte mato-grossense.

Em 1980, teve início o Projeto de Assentamento de Colonos - PAC Peixoto de Azevedo. Tratava-se de assentamento de agricultores desapropriados de terras no Rio Grande do Sul, no local da barragem do Rio Jacuí. O INCRA e a Cotrel - Cooperativa Tritícola Erechim Ltda. uniram- se para trasladar os gaúchos sem-terra para o norte de Mato Grosso.

Ao mesmo tempo o INCRA de Mato Grosso se preparava para socorrer famílias brasileiras migradas para o Paraguai, os brasiguaios, que haviam perdido arrendamento de terras e não tinham para onde ir.

Em 1981, formou-se o PAC - Braço Sul para assentar os migrantes brasiguaios e sem-terras do Vale do Jacuí. O INCRA procedeu ao registro das terras dos gaúchos e dos brasiguaios, resolvendo o problema fundiário.

Fundou-se então o povoado de Cotrel, cuja denominação não permaneceu. A Lei nº 4.378, de 16 de novembro de 1981, criou o distrito já com o nome de Guarantã. A nova denominação surgiu por consenso entre a diretoria da Cotrel e do INCRA.

O nome Guarantã tem origem numa árvore típica da região, com o nome científico de Esenbeckia leiocarpa, da família das rutáceas. é madeira conhecida por sua resistência, a melhor para cabo de machado. A árvore apresenta protuberâncias de alto a baixo, formando um interessante trançado. Dá a entender que o povo da região é resistente, rijo, nobre.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guarantã do Norte, pela lei nº 4378, de 16-11-1981, subordinado ao município de Colider.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Guarantã figura no município de Colider.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Guarantã do Norte, pela lei estadual nº 5008, 13-05-1986, desmembrado do município de Colider. Sede no atual distrito Guarantã o Norte ex-Guarantã. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Guarantã para Guarantã do Norte, alterado pela lei estadual nº 5008, 13-05-1986.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guarantã do Norte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guarantã do Norte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: