Início » Mato Grosso » Matupá


Matupá - Mato Grosso



Matupá é um município que se localiza na parte norte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 10º03′27" sul e a uma longitude 54º55′58" oeste, estando a uma altitude de 280 metros, e uma área de 7156,51km². A população avaliada em 2009 era de 15.170 habitantes.

Matupá origina-se do tupi "matupa", o termo designa porção de terra, com vegetação, que se desprende das barrancas dos rios da bacia do Amazonas e desce à deriva da correnteza; o mesmo que terra caída (SB).

A cidade surgiu da abertura da rodovia Cau-Santarém, e a denominação, Matupá, foi dada pela diretoria do Grupo Ometto, empresa que colonizou a vasta região do atual município.

História da cidade de Matupá

Criada a partir da visão empreendedora dos acionistas da Colonizadora Agropecuária do Cachimbo, onde propunha uma destinação nobre a área excedente ao projeto de pecuária de corte (Fazenda São José), contribuindo de um lado para a ocupação de vazios característicos da região amazônica, foi protocolado junto ao INCRA o Projeto Urbanístico da cidade de Matupá, em março de 1984.

Localizada a 700 km de distância da capital do estado, no entroncamento das BR-163 e MT-322 (Antiga BR-080). Considera-se como data de fundação de Matupá o dia 19 de setembro de 1984. A fundação é creditada à família Ometto, através da Agropecuária do Cachimbo S/A.

O nome dado pelos empreendedores Matupá advém da língua Tupi uma palavra de origem amazônica que, em resumo, tem dois significados. Um cientifico, ´Mato denso à beira dos rios e dos lagos´ e outro humanizado, ´Mato Abençoado por Deus´, exprimiu o padrão urbanístico a se adotar: uma cidade que respondesse as condições de ecologia, que se integrasse natural em que floresta e o rio fossem valorizados e ao mesmo tempo respondesse as nossas tradições de viver na cidade.

Cidade floresta não apenas cidade jardim, capaz de ser também o polo do processo de ocupação da região. Assim sendo, a paisagem regional e sua maciça cobertura vegetal de florestas vêm sendo penetradas por área de colonização aberta à agricultura e à pecuária, núcleos urbanos e vias de penetração, a partir de setores constituídos rodovias.

Matupá é um programa de colonização muito especial implantada a partir da necessidade de criação de um centro regional, possui uma área urbana com infraestrutura básica totalmente pronta e uma rede rural com infraestrutura suficientemente desenvolvida para o início de atividades produtivas.

Matupá foi criada para atender a necessidade de apoio em uma grande região com rápido processo de desenvolvimento, e foi planejada para permitir industrialização de produtos na própria região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Matupá, pela lei estadual nº 4937, de 11-12-1985, subordinado ao município de Colider.

Elevado à categoria de município com a denominação de Matupá, pela lei estadual nº 5317, de 04-07-1988, desmembrado do município de Colider. Sede no atual distrito de Matupá (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal de Matupá

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Matupá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Matupá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Léa Cristina Santos's avatarLéa Cristina Santos

    cidade linda ,toda asfaltadinha com uma area de laser maravilhosa que é o lago onde reúne varias pessoas não só no final de semana mas todo dia ,para admirar o lugar.na aréa da educação tambem muito boa as escolas são ótimas onde o mais importante é a educação dos alunos.na aréa da saúde tem um hospital municipal bem organizado .gente a cidade maravilhosa existe venha conferir Matupá MT

    #1 – 30/12/2015 - 12:57

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: