Início » Mato Grosso do Sul » Aparecida do Taboado


Aparecida do Taboado - Mato Grosso do Sul



Aparecida do Taboado faz parte do estado de Mato Grosso do Sul. Está localizada na região da formação do Rio Paraná pelos rios Grande e Paranaíba, na segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Paraná.

A cidade é conhecida como "A terra dos 60 dias apaixonado" em virtude da música "60 dias apaixonado", de autoria de Darci Rossi e Constantino Mendes, gravada por Chitãozinho e Xororó. Num passado recente, antes da divisão, tinha o título de "Princesinha de Mato Grosso" (atualizado atualmente para "Princesinha de Mato Grosso do Sul"). Aparecida do Taboado também é conhecida por conta da famosa "Festa do Peão de Boiadeiro", festividade nacionalmente famosa que ocorre desde 1969, e que, além de revelar grandes ícones do rodeio também teve na figura do locutor "Zé do Prato" suas edições mais memoráveis. Outro destaque é o "Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida", que possui grande significado para os fiéis da cidade e região.

O município de está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba) e na divisa triangular dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Encontra-se na latitude de 20º05’12” Sul e longitude de 51°05’37” Oeste. Principais distâncias de Aparecida do Taboado:

História da cidade de Aparecida do Taboado Mato Grosso do Sul - MS

Presume-se que os primeiros povoadores das terras do atual Município de Aparecida do Taboado aí se tenham fixado entre os anos de 1830 e 1838. Todavia, a formação do povoado iniciou-se, possivelmente, a partir de 1900, destacando-se no empreendimento os mineiros João Barbosa e Maximino da Rocha.

O primeiro núcleo populacional surgido na região foi o Porto Taboado, às margens do Rio Paraná, passagem obrigatória do gado procedente do norte do próprio Estado e do de Goiás, destinado às Cidades paulistas de Barretos e São José do Rio Preto.

Dada a intensidade do movimento do Porto Taboado, surgiu um povoado, um pouco afastado das barrancas do Paraná e iniciado por Antônio Leandro, que cedeu parte de sua fazenda, denominada Córrego do Campo. A povoação recebeu inicialmente o nome de Lagoa Suja, em virtude da existência, nas proximidades, de uma lagoa de águas escuras, consequência da vegetação que cobria suas margens. Posteriormente, o Patrimônio passou a ser conhecido por Aparecida do Taboado.

Por volta de 1926, o mineiro João Alves Moreira de Lara, construiu a primeira capela, no local onde hoje se encontra a Praça Nossa Senhora Aparecida e, na ausência de um sacerdote, exerceu as funções de Catequista Georgina de Oliveira Rocha.

Em 22 de abril de 1933, foi inaugurada a primeira escola, em terras doadas por João Alves Nogueira Moreira de Lara, sendo designada professora Floripes Garcia de Melo.

O Distrito de Aparecida do Taboado teve, no dia 1º de agosto de 1928, eleitos os seus três primeiros Juízes de Paz: Leozório Rodrigues de Almeida, Marcolino Teixeira de Queiroz e João Moreira de Lara.

Em 1933, apareceu o primeiro jornal, "A Gazeta de Aparecida, totalmente manuscrito e de propriedade de Pedro Lemos do Val, vulgo Sem Seca. Em virtude de só haver um exemplar, os interessados pagavam 200 reis pela leitura do mesmo.

Não se conhece, de maneira concreta, a origem do topônimo do Município. Supõese, entretanto, que seja consequência da veneração que os moradores da povoação dispensavam a Nossa Senhora Aparecida e de existência do porto localizado às margens do Rio Paraná, com a denominação de Taboado.

Gentílico: aparecidense ou taboadense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura no Município de Santana do Parnaíba o Distrito de Aparecida do Taboado.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 208, 26-10-1938, o Município de Santana do Parnaíba passou a denominar-se Parnaíba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida do Taboado, pela Lei nº 130, de 28-09-1948. Desmembrado de Parnaíba. Sede no antigo Distrito de Aparecida do Taboado.Constituído do Distrito Sede. Instalado em 15-01-1949.

Pela Lei Estadual nº 1162, de 20-11-1958, é criado o Distrito de Cupins e incorporado ao Município de Aparecida do Taboado.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Aparecida do Taboado e Cupins.

Pela Lei Estadual nº 2071, de 14-12-1963, é criado o Distrito de Ilha Grande e incorporado ao Município de Aparecida do Taboado.

Pela Lei Estadual nº 2072, de 14-12-1963, é criado o Distrito de Oriente, incorporado ao Município de Aparecida do Taboado.

Em divisão territorial datada de 1-1-1979, o município é constituído de 4 Distritos: Aparecida do Taboado, Cupins, Ilha Grande e Oriente.

Pela Lei Estadual nº 39, de 18-12-1979, o Município de Ilha Grande foi extinto por ter sido imundado pela Represa de Ilha Solteira.

Em divisão territorial datada de 15-07-1999, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Aparecida do Taboado: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Aparecida do Taboado? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: