Início » Minas Gerais » Luminárias


Luminárias - Minas Gerais



Luminárias faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população é de 5.425 habitantes (Censo 2010).

Sua história remonta ao século XVIII, quando de seu primeiro núcleo de povoação, nos anos de 1760, considerada rota de abastecimento para viajantes, pelo fato de localizar-se num ponto de confluência entre a região de São João del-Rei e o Sul de Minas. Em 1798, foi construída uma capela em honra a Nossa Senhora do Carmo, por iniciativa de D. Maria José do Espírito Santo, capela essa que existe até hoje.

Situada no Sul de Minas, Luminárias é um recanto de clima saudável, cercada por montanhas. O nome se deve a Serra das Luminárias, que fica ao lado da cidade, segundo contam os mais antigos apareciam pontos luminosos nesta serra, estes de origem desconhecidas até hoje, daí ser este o nome da cidade. Situada em uma região privilegiada por um grande potencial Ecoturístico, o município é de uma beleza natural ímpar, fazendo parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D′água, juntamente com as cidades de São Thomé das Letras, Lavras, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, Ribeirão Vermelho, São Bento Abade, Ingaí e Itumirim.

História da cidade de Situada no Sul de Minas, Luminárias é um recanto de clima saudável, cercada por montanhas. O nome se deve a Serra das Luminárias, que fica ao lado da cidade, segundo contam os mais antigos apareciam pontos luminosos nesta serra, estes de origem desconhecidas até hoje, daí ser este o nome da cidade. Situada em uma região privilegiada por um grande potencial Ecoturístico, o município é de uma beleza natural ímpar, fazendo parte da Estrada Real e integrando o Circuito Turístico Vale Verde Quedas D′água, juntamente com as cidades de São Thomé das Letras, Lavras, Carmo da Cachoeira, Bom Sucesso, Ribeirão Vermelho, São Bento Abade, Ingaí e Itumirim. Com sua renda baseada principalmente na agropecuária e com o ecoturismo despontando fortemente, Luminárias se destaca na região, oferecendo à população local e aos visitantes uma boa infra-estrutura. Com um povo acolhedor e amigável, que preserva suas tradiçãoes e com sua cultura popular muito valorizada, é comum você estar andando pelas ruas da cidade e de repente dar de frente com uma Folia de Reis, ou assistir a apresentaçãoes de Dança da Fita ou da Dança do Vilão na pracinha central, onde também pode-se encontrar o artesanato feito pelos artesãos luminarenses, ainda tem os contadores de causos, a culinária e muito mais. A cidade oferece para os amantes da natureza lugares bonitos e tranqüilos, que propiciam momentos únicos de muita paz e descanso, tanto físico quanto espiritual, mas também oferece aos praticantes de esportes de aventura e radical locais para a prática do Rapel, Escalada, Bóia-cross, Trekking, Moto-cross, Enduro, Off-road, Biking, Montanhismo, além de inúmeras cachoeiras e cavernas em quartzito.

A cidade faz parte do trajeto da Estrada Real.

Fonte: wikipedia (revisada)

Autor do Histórico: MÁRCIO SILVA BALÁO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Luminárias: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Luminárias? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: