Início » Minas Gerais » Delfinópolis


Delfinópolis - Minas Gerais



Delfinópolis é uma cidade do sudoeste do estado de Minas Gerais. Dista 401 quilômetros de Belo Horizonte, e se estende numa área total de 1.171km² elevada a 689 metros de altitude na sede municipal. Sua população é de cerca de 8 mil habitantes (metade na zona urbana).

Em seu limites há grandes propriedades rurais, que utilizam sua terras para a agropecuária. Apesar de pequeno esse município é aprazível e bastante calmo.

No século XIX, Violanta Luzia de São José, doou 288 hectares de terra para a construção da capela do Divino Espírito Santo. A partir daí, começou a se formar um núcleo chamado Povoado Espírito Santo da Forquilha. Em 1919, em homenagem ao governador do Estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, a cidade recebeu o nome de Delfinópolis.

História da cidade de A região compreendida entre os ribeirãoes Extrema, Forquilha, Engano e o Rio Santo Antônio, localizada na margem direita do Rio Grande, constituia 3 sesmarias concedidas a Ambrósio Gonçalves Pacheco.

No início de século XVIII, Dona Violanta Luzia de São José, sua esposa, fez doação de 288 Hectares de terras virgens, localizadas à margem esquerda do Ribeirão Forquilha, para patrimônio de uma capela a ser levantada em honra do Divino Espírito Santo.

Nasceu assim o povoado denominado Espírito Santo da Forquilha, nome que tomou em homenagem ao padroeiro local e em face do ribeirão citado.

A designação de forquilha foi devida ao fato de o referido ribeirão, em sua confluência, realizar uma volta, em tudo parecida a uma forquilha.

Antes, presume-se que a região tenha sido habitada por indígenas das tribos Tupiniquins e Carijós.

Tal afirmativa baseia-se em peças indígenas, domésticas e de guerra, encontradas ainda até bem pouco tempo nos arredores do lugar denominado " Ponte do Surubi", onde se acredita ter sido o local exato em que os mesmos tiveram seus acampamentos.

Por outro lado, há vestígios da passagem de bandeiras por aquelas bandas, notadamente perto da Cachoeira do Santo Antônio onde escavaçãoes profundas e antigas e o deslocamento de enormes pedras testemunham a presença de civilizados.

Sabe-se que os primeiros habitantes do povoado foram, dentre outros, João Marques, Joaquim de Almeida e Justiniano de tal, de sobrenome desconhecido.

Estes foram os primeiros residentes.

Posteriormente, em 1871, Antônio Rodrigues descobriu terrenos auríferos no Rio Santo Antônio e veio desse fato um progresso mais acelerado para o povoado, que no mesmo ano passou a distrito, do município de Santa Rita de Cássia.

Em 1919, o seu topônimo foi modificado para Delfinópolis, em homenagem ao então governador do estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro.

Em 1938, foi elevado à categoria de município, tendo ficado sob subordinação política da Comarca de Cássia.

Gentílico: Delfinopolitano.

Fonte: Arquivos da Agência do IBGE de Passos/MG Prefeitura Municipal de Delfinópolis.

Autor do Histórico: LUIZ FLÁVIO LEMOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Delfinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Delfinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: