Início » Minas Gerais » Cruzília


Cruzília - Minas Gerais



Cruzília faz parte do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população é de 14.529 habitantes.

Localizada no Sul de Minas, Cruzília pertence ao Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. É conhecida por suas fazendas centenárias, por ser o berço dos cavalos da raça Mangalarga Marchador e sua indústria de móveis e queijos.

Cruzília, antigo distrito criado em 1873 e subordinado ao município de Baependi, elevou-se à município em 27 de dezembro de 1948.

História da cidade de Os primeiros habitantes da região foram faíscadores de ouro, vindos provávelmente da província de São Paulo, e que exploraram o ouro de aluvião, encontrado nas encostas de morros, na margem de córregos do local.Segundo a tradição, em 1858 estabeleceu-se no sopé de uma colina denominada "Serrinha" aquele que iniciou o povoado, o Capitão Manoel Domingos Maciel Em 15 de agosto de 1862, foi consagrada a primeira capela que recebeu como orago São Sebastião. O nome Cruzília ou "Terra da Cruz" é derivado do primitivo nome da localidade - "encruzilhada". Originou-se este nome o fato de o povoado localizar-se ao lado de uma encruzilhada formada por duas importantes estradas do período colonial, que ligavam os municípios de São João del Rei, Aiuruoca e Rio de Janeiro à região aurífera de Minas Gerais.

Formação Administrativa:

Pela Lei estadual n°. 1.997, de 14 de novembro de 1873, passou o povoado à categoria de distrito, subordinado ao município de Baependi, com o nome de São Sebastião da Encruzilhada. Pela Lei n°. 336, de 27 de dezembro de 1948, elevou-se à município, desmembrando seu território do município de Baependi.

Fonte: monografias municipais

Autor do Histórico: IVAN BARSANTI JUNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cruzília: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cruzília? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: