Início » Minas Gerais » Claro dos Poções


Claro dos Poções - Minas Gerais



Claro dos Poções faz parte do estado de Minas Gerais. A hoje pacata cidade surgiu por volta de 1900, ao redor de fazendas que pertenciam ao município de Coração de Jesus. Nesse local existiam muitas clareiras, local onde o gado costumava se refugiar, também por causa dos poços d′água que existiam nas proximidades. Da junção dessas características surge o nome "Claro dos Poções".

A população total é de 8.131 pessoas, segundo o último Censo do IBGE, divulgado em 2007. A cidade fica a 74 quilômetros de Montes Claros, considerada a capital do Norte de Minas.

Atualmente, está sob a administração da prefeita Maria das Dores Oliveira Duarte. É muito conhecida por suas belezas naturais, onde se destacam lindas cachoeiras e grutas.

Claro dos Poçãoes

Presumivelmente, a região Montes Clarãoes, onde hoje se situa o município, foi desbravada por Bandeiras, influenciados pela riqueza das terras. Os mais aglomerados dali conhecidos são as Fazendas Santo Antônio, São José e Cachoeira, que exploravam largamente a agropecuária. Com o passar dos anos, esses latifúndios foram sendo subdivididos, proporcionando o aparecimento de outros fazendas. Em 1920, verificou-se a necessidade de um cemitério, para servir aos moradores do local. Concluído o cemitério, deu-se início em 1922 à construção de uma capela, concluída em 1923, quando foi celebrada a primeira missa. A partir de então, começaram a ser edificadas as primeiras casas e instalada alguns ´botecos´, difundindo-se o acelerado povoamento do lugar.

A exploração agropecuária atraiu novos moradores, formando a base da economia e desenvolvimento do povoado.

O topônimo originou-se da descoberta de vários poços no local onde se ergue a cidade que conservavam água por todo o período da seca, sendo preferido pelas manadas de bovinos. Quando sentia-se falta de alguma rês em qualquer fazenda, alguém logo sugeria: ´Deve estar no Claro dos Poçãoes´, fixando-se definitivamente o nome para o lugar, mesmo antes da fundação do povoado.

Formação Administrativa

Elevado á categoria de município e distrito com a denominação de Claro dos Poçãoes, pela Lei Estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Jequitaí.

Sede no atual distrito de Claro dos Poçãoes.

Constituído de 2 distritos: Claro de Poçãoes e Vista Alegre, criado pela mesma que criou o município. Instalado em 01-03-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Claro dos Poçãoes e Vista Alegre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Claro dos Poções: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Claro dos Poções? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: