Início » Minas Gerais » Jequitaí

Município de Jequitaí

Tudo sobre Jequitaí - Estado de Minas Gerais


Jequitaí é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 1268,443 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 7.597 habitantes, quem nasce em Jequitaí (gentilício) chama-se: jequitaiense.
As coordenadas geográficas de Jequitaí, Minas Gerais são: latitude: -17.229 e longitude: -44.4376, atualmente a cidade é administrada por JOAQUIM ISIDORO DE OLIVEIRA do PR.

Avaliação geral do município: 4.9 / 5 para Jequitaí por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Jequitaí faz parte do estado de Minas Gerais.

Um próspero garimpo de diamantes formou o arraial que deu origem à cidade de Jequitaí. Era o arraial chamado Nossa Senhora da Conceição do Jequitaí.

Em 1884, o arraial é precocemente elevado à cidade mas, em 1890, desce dessa categoria e torna-se distrito de Montes Claros, com o nome de Vila Nova de Jequitaí. Volta a ser município definitivamente em 1948, com o nome atual.

História da cidade de Jequitaí

O município de Jequitaí tem sua história ligada ao ciclo do ouro, descoberto no ano de 1872, já no final do Império, por viajantes que faziam o trajeto Vila de Formigas, hoje Montes Claros (MG), para Vila Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas da Barra do Rio das Velhas, hoje Barra de Guaicuí, distrito de Várzea da Palma(MG). Ao atravessarem um rio, no lugar denominado Porto Inhay, encontraram diamantes de qualidade apreciável e ali se estabeleceram.

Depois, prosseguindo em sua viagem, chegaram à fazenda do Major Cipriano de Medeiros, mais tarde Barão de Jequitaí, a quem vendeu os diamantes, o Major, por sua vez os comercializou em Diamantina (MG). A notícia do descobrimento das preciosas pedras se espalhou, trazendo às margens do referido rio gente de toda a parte. Mais ou menos 500 garimpeiros que se acampavam em choças de palha e capim formavam um futuro arraial.

A maior parte de seus primeiros habitantes eram diamantinenses e, em homenagem a esses intrépidos, hoje existem na cidade algumas ruas com os nomes: Diamantina, Mendanha, Inhay, etc. Como o alimento básico de que os garimpeiros se serviam era o peixe, eles armavam um balaio (Jequi), no meio das pedras (Ita) dentro do rio (Hy), onde nasceu o nome Jequitaí, que até hoje se conserva, devido a sua origem e significado.

Gentílico: jequitaiense

Formação Administrativa

Pela Lei Provincial n°. 1996 de 14 de novembro de 1873, foi elevado à categoria de Vila de Jequitaí, com sede no Arraial do Senhor do Bonfim, então município de Montes Claros (MG). Dois anos depois, a Lei n°. 2145 transformou a Vila de Jequitaí em distrito de Montes Claros (MG).

Pela Lei Provincial n°. 2810 de 04 de outubro de 1881, foi a sede transferida para o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Jequitaí, e mais tarde elevada à cidade de Jequitaí, pela Lei Provincial n°. 3276, de 30 de outubro de 1884, época esta de notório desenvolvimento, motivado pela lavoura, e, em grande parte, pela extração de seus diamantes.

No entanto o povo de Jequitaí gozou as regalias de cidade por pouco tempo, já que a Lei n°. 44 de 17 de abril de 1890 reduziu a cidade a um simples distrito, passando a denominar-se Vila Nova de Jequitaí, sofrendo um grande revés, voltando a pertencer a Montes Claros (MG).

Em 1948 foi proclamada a independência político-administrativa de Jequitaí, sendo elevada novamente a categoria de cidade pela Lei n°. 336 de 27 de dezembro de 1948, constituído somente do distrito da sede.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jequitaí (MG). Secretaria Municipal de Educação.

Autor do Histórico: ADÁLIO ALVES LEAL

DDD da Cidade Jequitaí,MG

38

Como fazer uma ligação para a cidade de Jequitaí:

0+Operadora+38+Telefone de destino

Como ligar para Jequitaí pela

CTBC Telecom:012 + 38 + telefone
Vivo:015 + 38 + telefone
Aerotech:017 + 38 + telefone
Claro:021 + 38 + telefone
GVT:025 + 38 + telefone
Oi Telemar:031 + 38 + telefone
TIM:041 + 38 + telefone
Sercontel:043 + 38 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Jequitaí-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Jequitaí Minas Gerais o CEP geral é 39370000.

Prefeitura Municipal de Jequitaí

Endereço: Pça. Cristo Redentor, 199, Centro, Jequitaí - MG, CEP: 39370000
Telefone / Fax: (38) 3744-1465
Prefeito: JOAQUIM ISIDORO DE OLIVEIRA do PR

Médicos no município de Jequitaí - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde jequitaiense.

Relação de Cartórios no município de Jequitaí MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Jequitaí com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Jequitaí Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Jequitaí-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Jequitaí

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Jequitaí, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Jequitaí

No momento não encontramos vagas de emprego em Jequitaí / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Jequitaí

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Jequitaí, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Jequitaí do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (25/06/2019), Jequitai - MG:

Parcialmente nublado (dia)

Temperatura: 22º C
Humidade do Ar: 60%
Velocidade do Vento: 11 km/h

Previsão para os próximos dias:

26/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 31 Min: 19
27/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 30 Min: 18
28/06/2019 - Ensolarado. Max: 28 Min: 18
29/06/2019 - Ensolarado. Max: 28 Min: 18
30/06/2019 - Ensolarado. Max: 29 Min: 17

Municípios vizinhos de Jequitaí

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Jequitaí-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Francisco Dumont - 23.6 km
Claro dos Poções - 29.5 km
Lagoa dos Patos - 31.5 km
São João da Lagoa - 43.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Jequitaí: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Jequitaí através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Jequitaí Minas Gerais n-1
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-2
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-3
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-4
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-5
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-6
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-7
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-8
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-9
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-10
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-11
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-12
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-13
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-14
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-15
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-16
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-17
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-18
imagem de Jequitaí Minas Gerais n-19

Você conhece Jequitaí? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: