Início » Maranhão » Mirador


Mirador - Maranhão



Mirador faz parte do estado do Maranhão. Encontra-se a uma latitude 06º22′15" sul e a uma longitude 44º21′47" oeste, estando a uma altitude de 186 metros. A população avaliada em 2004 era de 21.327 habitantes. Possui uma área de 8524,94km².

Em Mirador, fica localizado o Parque Estadual, onde nascem os rios Alpercatas e Itapecuru, sendo o Itapecuru um dos maiores e mais importante rio do Maranhão.

Recebeu o nome "Mirador", segundo os mais velhos habitantes da região, devido há um comércio existente na então vila, cujo o nome era Arraial do Príncipe Regente. O dono do comércio tinha mania de pegar as moedas e ficar mirando (olhando) contra o sol, pois ele tinha problema de visão. Depois de sua morte, foi dado o nome de Mirador a então cidade, devido seu comércio ser o mais antigo da cidade.

História da cidade de Mirador Maranhão - MA

Na Regência do Príncipe Pedro I, iniciou-se o devassamento do território, com a vinda de portugueses, estabelecidos em Pastos Bons que, desejosos de alargar suas propriedades, fixaram-se num planalto próximo às barrancas do rio Itapecuru. Em homenagem ao Príncipe deram ao lugar o nome de Arraial do Príncipe Regente, denominação posteriormente alterado para Mirador.

Os desbravadores, tendo boa situação econômica, em curto espaço de tempo desenvolveram a povoação, cultivando cana de açúcar e algodão, e explorando a pecuária. Deve-se ressaltar a valiosa colaboração do elemento negro no desbravamento do território.

Em 1839, a povoação foi destruída pelos "balaios". Os moradores transferiram-se para as margens do rio Itapecuru; local onde hoje se encontra a cidade, de onde continuaram a trabalhar, na tentativa de fazer a nova povoação crescer.

Quando houve a mudança da povoação, existia pequeno comerciante, estabelecido na margem esquerda do rio Itapecuru que, ao receber dinheiro dos fregueses, era obrigado a olhar bem de perto, por ser míope, razão por que era conhecido por todos como Velho Mirador; daí, a origem do topônimo.

Gentílico: miradoense

Formação administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Pastos Bons, pela leis provinciais nºs 386, de 30-06-1855 e 575, de 11-07-1860.

Pela lei nº 625, de 27-09-1861, a vila é extinta.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Mirador. Pela lei nº 898, de 11-07-1870. Sob a mesma lei transfere a vila de Pastos Bons para a povoação de Mirador.

Pela lei provincial nº 1176, de 17-06-1878, é criado o distrito de Mirador.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais dadatas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Ibipira e anexado ao município de Mirador.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Mirador e Ibipira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Transferência de sede

Pastos Bons para Mirador alterado pela lei nº 898, de 11-07-1870.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mirador: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mirador? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: