Início » Maranhão » Sucupira do Norte


Sucupira do Norte - Maranhão



Sucupira do Norte faz parte do estado do Maranhão. A população avaliada em 2004 era de 10.443 habitantes.

Sucupira do Norte foi criada através do movimento de feirantes que se instalavam sob as sombras das faveiras e sucupiras, no entrocamento das estradas que ligam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano.

O idealizador do local para aquela feira foi João Paraibano, auxiliado pelos amigos Pedro Noé, João Brito e outros, no início dos anos 50, vindo mais tarde comerciantes fixos que transformariam a feira de Sucupira em cidade emancipada, como Hilderico Rufino Guimarães, o jovem comerciante Luiz Gonzaga Carneiro, João Queiroz e outros que aos poucos foram fazendo crescer o movimento.

História da cidade de Sucupira do Norte Maranhão - MA

Os primeiros desbravadores vieram dos municípios de Nova Iorque, Pastos Bons e Colinas, ali se fixando com suas famílias para, em seguida, iniciar o cultivo da lavoura, no que foram bem sucedidos, dado a boa qualidade de terra.

Possuindo o local uma previlegiada localização, já que era cortado por estradas que davam acesso a várias localidades, passou a despertar o interesse de comerciantes ambulantes, liderados por João Paraibano, radicado em Brejo do Paraibano, para ali realizarem uma festa que por certo atrairia muitos compradores. Em 2 de novembro de 1936, ocorreu a tão esperada comercialização, havendo sucesso total os vendedores. Daí um diante, novos moradores foram chegando e, dentro em pouco, surgia um povoado.

Em 1940, foi construída a primeira capela, que tomou o nome de Santa Teresinha, hoje padroeira da cidade.

Pela lei nº 2.153, de 16 de novembro de 1961, foi a povoação elevada à categoria de município, com o nome de Sucupira do Norte.

A área integrante do atual município foi desmembrada de Mirador.

Verificando a existência de grande quantidade de Sucupira na região, os moradores do local decidiram-se por esse topônimo, quando da escolha da denominação a ser dada ao município.

Gentílico: sucupirense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Sucupira do Norte, pela lei estadual nº 2153, de 16-11-1961, desmembrado de Mirador. Sede no atual distrito de Sucupira do Norte ex-povoado constituído de 2 distritos: Sucupira do Norte e Várzea criada pela mesma lei do município. Instalado em

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Sucupira do Norte e Várzea.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sucupira do Norte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sucupira do Norte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: