Início » Bahia » Andaraí


Andaraí - Bahia



Andaraí é um município do estado da Bahia, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 13 678 habitantes.

É a terra natal e o cenário de vários romances do escritor Herberto Sales.

"Andaraí" é um termo oriundo da língua tupi. Significa "água de morcego", pela junção dos termos andirá ("morcego") e ′y ("água").

ANDARAí

O município de Andaraí encontra-se na Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina no estado da Bahia. Faz limite com os municípios de Lajedinho, Ibiquera, Lençóis, Ibicoara, Itaetê, Nova Redenção e Mucugê. Encontra-se a uma Altitude de 440m, Latitude de 12º48′0, e Longitude de 41º20′0. Está situada a 414 Km de distância da capital.

Histórico - O território do município foi primitivamente habitado ou visitado pelos índios Cariris, sendo resquícios daquela época os nomes indígenas dados a localidades e a acidentes geográficos, como por exemplo, Andiray (depois transformado no topônimo Andaraí), Andira (morcego) e y (rio) = rio de morcegos. Presume-se que a designação do nome da cidade tenha sido inspirada pela presença de grandes grutas.

O descobrimento daquelas terras data de 1845 ou 1846. Deve-se ao ciclo dos minérios a colonização ali, cabendo ao capitão José de Figueiredo, seus dois filhos, genro e alguns escravos, procedentes de Santa Isabel do paraguaçu, atual Mucugê. A penetração inicial no território visava a descobrir minas de diamante e de ouro.

Aqueles pioneiros obtiveram grandes resultados na exploração de pedras preciosas; todavia dez meses depois, acossados pelas febres, retiraram-se com destino a Grão-Mogol, onde difundiram a grande fama das minas de Andaraí, o que ocasionou a invasão da região por bandos de garimpeiros que ali se instalaram. Esses novos exploradores provinham das minas do Rio de Contas, de Caetité e de Bom Jesus do Rio de Contas.

As pedras preciosas continuavam a surgir em abundância, e os garimpeiros deixavam engravatados os leitos dos rios e dos riachos, os brejos, as encostas e os cumes das serras. Em compensação criou-se o núcleo geográfico no melhor, mais ativo e afamado garimpo.

Assim, nasceu Andaraí, que foi crescendo com a vinda de indivíduos de outras classes. Melhores edificações foram estabelecidas, criou-se o comércio local, indústrias de transformação foram introduzidas; construiu-se a capela.

O povoado continuou a desenvolver-se. A Lei provincial nº1811, de 11 de junho de 1878, criou o distrito de paz de Andaraí e o elevou a sede de paróquia, com território da frguesia de São João do Paraguaçu.

Seis anos depois, a Resolução imperial nº 2 439, de 15 de maio de 1884, fez que o povoado Xique-Xique fosse, também, sede de distrito de paz.

A povoação de Andaraí foi elevada à categoria de vila, pela Resolução provincial nº 2 444, de 19 de maio do mesmo ano, e o território elevou-se a município do mesmo nome, composto pelos distritos de Andaraí e Xique-Xique, sendo desmembrados de Santa Isabel do Paraguaçu (atual Mucugê).

Nas divisões administrativas subsequentes, tal situação administrativa continuou até a criação de mais um distrito, o de Ubiraitá.

Fonte: FONTES: SEI, 2003; DERBA, 1994; IBGE, 1997; SEI, 1994 http://www.ibge.gov.br/home/ - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros.

Autor do Histórico: CLáUDIA GONçALVES XAVIER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Andaraí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Andaraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Delorme's avatarDelorme

    Massa,estive la na festa do divino em 2015 e me encantei ,natureza ezuberante muitas opções de lazer .conheci muita gente boa ,kaká do barzinho na praça ,seu toi da vaca la na passagem ,diosdete do hotel paraguaçu,valeu gente kkkkkkkkkkk

    #1 – 22/01/2016 - 01:43

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: