Início » Santa Catarina » Frei Rogério


Frei Rogério - Santa Catarina



Frei Rogério faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º10′29" sul e a uma longitude 50º48′17" oeste, estando a uma altitude média de 950 metros. Sua população em 2010 era de 2.480 habitantes .

Frei Rogério possui um terreno suavemente ondulado e abriga uma verdadeira colônia japonesa no sul do Brasil. O município recebeu imigrantes italianos, japoneses, poloneses e alemães que vieram ao país depois da Segunda Guerra Mundial. A maioria das famílias japonesas habitam a comunidade de Celso Ramos.

O município recebeu este nome em homenagem a um padre (Frei Rogério Neuhaus) que viveu na região e auxiliou o povo que sofreu com a Guerra do Contestado. Rogério Neuhaus (1863-1934) era alemão, pertencia a ordem dos franciscanos e chegou a região em 1904 . O padre atuou como um mediador entre governo, autoridades e os fanáticos criados pela Guerra do Contestado.

História da cidade de Frei Rogério

Santa Catarina — SC

Até 1948 o município não existia, e esta região pertencia ao Distrito de Liberata - que hoje é município de Fraiburgo, e eram terras do governo.

No município existia muita madeira, principalmente o pinheiro. Então madeireiros vindos de várias regiões começaram a montar barracas na região para derrubar as árvores e construir serrarias.

Adolfo Soletti logo se preocupou com a educação das crianças construindo uma casa onde dava-se aula e rezava-se missa e terços com todos os moradores que os domingos ali se reunião. No dia 26 de janeiro de 1949, Frei Gustavo Weddenhoff rezou a 1º missa na colônia Frei Rogério.

Em 1951 começaram a chegar no município os descendentes de italianos vindos de Orleães - Sul do Estado. As famílias que aqui vieram foram: de Lorenzi, Pillon, Bogo, Soletti e Mazzuco. Estes adquiriram terras e iniciaram o cultivo de milho, feijão, trigo, e pequena criação de gado. Outros construíram moinhos a água para obterem as farinhas para manutenção das famílias aqui existentes. Surgiram também gaúchos que fundaram casas de comércio para atender a população.

O nome Frei Rogério surgiu em homenagem a um padre que aqui viveu por muitos anos, fazendo suas peregrinações e auxiliando todo aquele povo que sofreu com a guerra do Contestado, principalmente o sertanejo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Municipal n.º 31, de 08-02-1957 ex-povoado, desmembrado do distrito de Liberata, subordinado ao município de Curitibanos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Rogério figura no município de Curitibanos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Estadual n.º 9.896, de 20-07-1995, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Frei Rogério. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 159,216: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 363: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 139: matrículas
Número de unidades locais: 59: unidades
Pessoal ocupado total: 350: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 18.138,00: reais
População residente : 2.474: pessoas
População residente - Homens: 1.288: pessoas
População residente - Mulheres: 1.186: pessoas
População residente alfabetizada: 2.136: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 725: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.105: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 321: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.752,47: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.536,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 345,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,682:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Frei Rogério: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Frei Rogério? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: