Início » Roraima

Roraima





Roraima: um dos extremos do Brasil

Saiba mais sobre o estado, que apesar de novo, já foi palco de várias disputas

mapa de roraima

No extremo norte do país, Roraima se apresenta como um estado com história recente, mas muito conturbada e marcada por disputas. Mesmo com a chegada de portugueses no Brasil ocorrendo em 1500, foram necessários mais de duzentos anos para que eles descobrissem o estado de Roraima. A exploração desse território, principalmente na região do vale do Rio Branco, teve inicio por volta de 1670. Tanto ingleses, quanto holandeses e espanhóis capturavam índios nessa região, os dois primeiros invasores vinham da Guiana, já o terceiro vinha da Venezuela. Em 1718, depois de vários conflitos, os portugueses conseguiram expulsar esses outros estrangeiros, garantindo a posse do território e a soberania para Portugal.

Roraima passou a ter uma importância mais econômica, em 1789, com a criação de gado e cavalos na região. O objetivo, no entanto, também era social, pois a intenção era garantir a presença de homens “civilizados” em fazendas na região, apesar de a mão-de-obra, praticamente escrava, ser índios. Hoje, o estado se destaca com as atividades da agricultura, pecuária e extrativismo (vegetal e mineral), os principais produtos são mandioca, milho, laranja e banana. A floresta Amazônia cobre mais de 60% da área de Roraima e, por isso, o estado é o menos populoso do país e também possui a menor densidade demográfica. Há uma concentração de pessoas em poucos territórios, um exemplo é que mais da metade da sua população vive na capital, Boa Vista.

Em relação ao turismo, esse estado possui um grande potencial, em especial no ecoturismo e à cultura indígena. Por se localizar no extremo norte do país e por fazer fronteiras com três países sul-americanos, Roraima mantem estreitas relações comerciais baseadas no turismo com esses países, com destaque para a Venezuela. Os atrativos naturais em Roraima são os principais pontos turísticos do estado, como o Monte Roraima, o qual recentemente ficou famoso devido a uma novela da TV.

Outro atrativo do estado é a Serra do Tepequém. Ela possui um rico artesanato em pedra-sabão e sua área é para livre exploração de diamantes. O local também serve como prática de caminhada até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil. Caso você queira conhecer também a culinária típica, a tapioca, a farinha de mandioca, a paçoca de carne seca e o cuscuz são boas opções.

Cidades


Alto Alegre
Amajari
Boa Vista
Bonfim
Cantá
Caracaraí
Caroebe
Iracema
Mucajaí
Normandia
Pacaraima
Rorainópolis
São João da Baliza
São Luís
Uiramutã

Comentários (2)

  1. Nildo Inacio Trevisan's avatarNildo Inacio Trevisan

    Nildo Inacio Trevisan è o mesmo Nildo Trevisan Paraguai

    #2 – 24/11/2014 - 00:32

  2. Nildo Inacio Trevisan's avatarNildo Inacio Trevisan

    como faço para trabalhar em casa pelo facebook.

    #1 – 24/11/2014 - 00:28

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: