Início » Goiás » Itaguaru


Itaguaru - Goiás



Itaguaru faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 5.309 habitantes.

O município foi fundado em 14 de novembro de 1958 por Napoleão Pires de Barros, Antônio Lourenço de Sá, Benedito Ferrera de Castro , Urgelio Teixeira e Joaquim Moreira da Masceno. O município de Itaguaru foi criado a partir do povoado denominado Chapadão.

A emancipação foi fruto da lei estadual de número 8.111 de 14 de novembro de 1958.

História da cidade de ITAGUARU

ASPECTOS HistóricoS

Não se sabe so certo a data, senão que numa 4ª feira do mês de junho de 1.946, Napoleão Pires de Barros em visita ao fazendeiro Urgélio Teixeira, ocasião em que tratavam de negócios particulares, em conversação lembrou-se ao mesmo fazendeiro da necessidade de se formar uma povoação naquelas imediações e que facilitaria maior intercâmbio dos fazendeiros com as cidades vizinhas, contribuindo ainda para maior valorização das terras que eram de excelentes culturas. No dia seguinte saíram os dois senhores Napoleão e Urgélio a escolha do local apropriado para a formação do povoado, caindo essa escolha no local vulgarmente denominado pelos da região de CHAPADãO, por ser um lugar plano com apenas um pequeno e ligeiro declive. Dali partiram os dois para conseguirem a aquisição do terreno visitando os Proprietários do terreno, sendo o primeiro fazendeiro visitado o Sr. Joaquim Moreira, em segundo lugar Benedito Ferreira de Castro, em terceiro Pedro Moreira e por último Solon Batista, sendo alguns destes com dificuldade, convencidos no propósito da doação do terreno, e que felizmente na 6ª feira, sendo esclarecidos dos melhores dias que vieram para a região, foram finalmente aclarados, ficando decididamente determinada a doação de 6 alqueires para a prefeitura Municipal de Jaraguá, município a que pertenciam as terras e que tinha como prefeito na época o Sr. José peixoto da Silveira. No sábado da mesma semana o senhor Napoleão Pires de Barros foi a Jaraguá, onde apresentou o projeto ao prefeito Municipal tendo boa acolhida. Na segunda feira da semana seguinte já estava de volta ao local o Sr. Napoleão com o agrimensor Jarbas Campos Arantes, iniciando neste mesmo dia o levantamento, sendo auxiliado por diversas pessoas visitantes do local. Entre outras ainda contribuíram também para a formação do povoado: Antônio Lourenço de Sá, José de Moraes Filho e Vicente Moreira. As primeira casa afixada no local foi feita de pau a pique coberta de palha onde funcionava uma pequena venda, depois uma casa de alvenaria muito ruim coberta de telha e várias outras casas de adoube cobertas de palha e umas poucas cobertas de telha; foi assim o início do povoado, que no Chapadão da Fazenda santo Antônio do Curral Queimado, teve como local escolhido, sendo o nome do povoado até hoje. tendo sua origem recaído na escolha do nome para o prefeito de Jaraguá o senhor José Peixoto da Silveira, que tirou dos seguintes nomes: ITA de ITAberaí, GUA de JaraGUá e RU de Rio URU, formando as três partes do nome ITAGUARU. O povoado desenvolveu rapidamente passando depois a Distrito. O município foi criado pela lei nº 2.101, de 14/11/1958 e instalado em 1/01/1959, sendo nomeado prefeito interino Municipal pelo Governador do Estado, o Senhor Morbek José de Andrade.

No ano de 1.962 o termo Judiciário de Itaguaru passou a Comarca, tendo como 1º juiz de direito o Dr. Biron Seabra Guimarães e como Promotor de Justiça o Dr. Wadson Sarmento de Melo.

O primeiro prefeito municipal constitucional foi o Senhor Napoleão Pires de Barros e como Vice Prefeito o Senhor Oscar de Oliveira Barbosa.

ASPECTOS GEOGRáFICOS

O município de Itaguaru está localizado na zona fisiográfica de Mato Grosso de Goiás, limita-se com os municípios de Heitoraí, Itaberaí, Jaraguá, Uruana e Taquaral de Goiás.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: ADILSON LELIS NUNES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 239,677: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 657: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 169: matrículas
Número de unidades locais: 135: unidades
Pessoal ocupado total: 636: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.355,33: reais
População residente : 5.437: pessoas
População residente - Homens: 2.742: pessoas
População residente - Mulheres: 2.695: pessoas
População residente alfabetizada: 4.471: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.332: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.072: pessoas
População residente, religião espírita: 19: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.938: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.486,32: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.743,77: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 382,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 500,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,718:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Itaguaru: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Itaguaru? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: