Tudo sobre Heitoraí Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Heitoraí

Coordenadas geográficas

O município de Heitoraí fica localizado na latitude -15.719 e longitude -49.8268 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Heitoraí

Com um total de 229,638 km², Heitoraí de extensão territorial.

População de Heitoraí

De acordo com dados do IBGE, Heitoraí possui aproximadamente 3.714 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Heitoraí são chamados de heitoraiense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCIO PIRES DOS SANTOS.

História de Heitoraí, Goiás

Ouvir com robot

Heitoraí faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 3.663 habitantes.

FUNDAÇÃO: Teve inicio com a construção de uma capela em 1948 após a doação de 2 alqueires de terra pelo seu fundador Joaquim Heitor de Paula e sua esposa Dona Sinhana. A emancipação se deu em 08 de outubro de 1963 tardia por não haver vias de escoação de suas produções, existia uma estrada que ligava Heitoraí "capelinha" a Itaberai essa estrada era de péssimas condições e era a principal via de transporte na época,

a colonizar ao redor da Igreja CAPELINHA "apelido da cidade" que foi feita por Joaquim Heitor de Paula através de uma promessa a Nsa. Senhora Aparecida padroeira da cidade. Seu primeiro morador foi Onestino Correia e logo após Joaquim Heitor de Paula.

História da cidade de HEITORAI

Foi nos idos de 1948, que o fazendeiro JOAQUIM JOSé DE PAULA, atendendo aos princípios de sua convicção Católica, fez construir uma capela, ou capelinha, no dizer do povo, a qual se destinava à invocação de NOSSA SENHORA DA APARECIDA. Já no dia 8 de setembro do mesmo ano, era celebrada a primeira missa na capela, tendo sido celebrante o reverendíssimo, padre Afonso, da Paróquia de Itaberaí. Em seguida foi inaugurada a devoção de são José, realizando-se a tradicional Festa do Santo Carpinteiro, que se dá a 19 de março, de cada ano.

Como foi grande a afluência de fiéis e numerosas as várias prendas oferecidas, apurou-se uma renda ponderável.

Aí, o senhor JOAQUIM JOSé DE PAULA, determinou a construção e muragem do cemitério local.

Com a Capela a reunir fiéis surgiram as primeiras casas de moradia e comércio. Tudo fazia crer num futuro grandioso para a nova povoação. A criação do Distrito de Paz foi sendo, entretanto, protelada, assim como prevendo um desfecho tão pouco comum nesses casos. Estava reservada a Heitoraí uma fórmula singular de sua evolução. A simultaneidade institucional.

O Povo que tudo fez tem a seu crédito todo o acervo de realizações que aí se vê. Quando o poder público se mantinha tão distanciado, o povo, e somente este, era o elemento propulsor do crescimento local.

Na ante véspera do renhido pleito em que haveria de sagrar-se vencedor o atual chefe do executivo goiano, foi prometida a ligação da energia elétrica, provinda de Cachoeira Dourada. O povo de Heitorai, num justificado ceticismo em relação à presença do Governo em seus assuntos, após dúvida, ainda que vaga, desesperanço de uma ligação rápida da energia pela Centrais Elétricas de Goiás S.A. Não obstante, para gáudio de toda essa gente simples e altaneira, o então candidato, MAuro Borges Teixeira, promoveu a instalação que o governador José Feliciano Ferreira veio inaugurar aos 2 de outubro de 1.960. Estava assim, alcançado a etapa decisiva de sua evolução no setor econômico.

O distrito de Heitorai, foi criado por força de Lei Municipal, de 24 de janeiro de 1.963. Antes mesmo de ser instalado o Distrito, novo movimento foi encetado, agora, para a criação do Município. Para tanto, o Deputado João Abrão Sobrinho, apresentou à Assembléia Legislativa do Estado, um projeto de Lei, criando o Município de Heitorai, logrando unânime aprovação. Finalmente, no dia 8 de outubro de 1.963, o Governador Mauro Borges Teixeira, sancionou a Lei n° 4.653, passando assim, aos foros da cidade, o então não ainda instalado Distrito de Heitoraí.

O nome de Heitorai, se deu em homenagem a grande Família heitor, responsável em maior proporção pelo desenvolvimento e progresso da região. Adicionando no final de Heitor as letras "aí", as últimas finais de Itaberaí, Cidade de onde nasceu o recém-originado Município. Seu desmembramento obedeceu às idênticas divisas do Distrito e, sua instalação solene foi no dia 1° de janeiro de 1.964.

A cidade de Heitoraí pertence à Microregião do Mato Grosso Goiano. Encontra-se entre os municípios de: Itapuranga, ao Norte; Itaberaí, ao Sul; Uruana e Itaguaru a Leste; Goiás a Oeste. A área do Município é de 229,666 km.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: ADILSON LELIS NUNES

DDD de Heitoraí, Goiás

62

Como fazer uma ligação para Heitoraí:

0 + Operadora + 62 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 62 + telefone
  • Vivo: 015 + 62 + telefone
  • Aerotech: 017 + 62 + telefone
  • Claro: 021 + 62 + telefone
  • GVT: 025 + 62 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 62 + telefone
  • TIM: 041 + 62 + telefone
  • Sercontel: 043 + 62 + telefone

CEP de Heitoraí

O Código Postal (CEP) geral de Heitoraí, Goiás, é 76670000.

Prefeitura Municipal de Heitoraí
Endereço: Av. Coronel Heitor, S/N, Centro, Heitoraí - GO, CEP: 76670000
Telefone / Fax:(62) 3346-3161 (62) 3346-3161
Prefeito: LUCIO PIRES DOS SANTOS

Hospitais em Heitoraí - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde heitoraiense.

Cartórios na cidade de Heitoraí

Acesse a lista de Cartórios em Heitoraí. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Heitoraí Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Heitoraí - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Heitoraí

Confira as últimas notícias de hoje em Heitoraí.

Previsão do tempo na região heitoraiense

Veja a previsão do tempo em Heitoraí: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Heitoraí

Confira as cidades vizinhas de Heitoraí - GO em uma distância de até 50 km.

Itaguaru - 20.9 km
Itapuranga - 21.9 km
Guaraíta - 24.4 km
Uruana - 28.7 km
Itaguari - 32.2 km
Itaberaí - 33.6 km
São Patrício - 41.0 km
Goiás - 41.1 km
Rianápolis - 45.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Heitoraí através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município heitoraiense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 03/03/2024 - Heitoraí - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Meteorologista

Dia do Meteorologista

A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças e sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados