Início » Bahia » Saúde


Saúde - Bahia

Município UF Código DDD CEP base Área(Km2)
Saúde BA 074 44740-000 504,312

Saúde é um município pertencente ao estado brasileiro da Bahia, localizado na microrregião de Jacobina, possui uma área total de 500 km², com população de 11.560 habitantes (IBGE, est. 2006) e densidade demográfica de 23,12 hab/km². O Código Postal da cidade é 44740-000, o DDD é 074. As pessoas naturais de Saúde são denominadas "saudenses".

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.

Os últimos Prefeitos de Saúde foram: Antonio Fernando Ferreira Rocha, Dinaldo Caetano, Marilene Pereira, Severiano Alves de Souza, Hélio Amorim Pereira. Como deputados recentemente se destacaram Antonio Fernando Ferreira Rocha - Deputado Estadual, Sérgio Passos - Deputado Estadual e Severiano Alves de Souza - Deputado Federal. A atual estrutura política do Município é composta da seguinte forma:

História da cidade de Saúde é um município pertencente ao estado brasileiro da Bahia, localizado na microrregião de Jacobina, possui uma área total de 500 km

A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaíás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.

Distante 353 km da capital do Estado, Salvador, e a ela conectada por via rodoviária, Saúde está situada numa região de relevo montanhoso. A sede do município possui uma altitude de 542 m e está localizada ao pé da serra de Santa Cruz. Os principais rios da região são o Paiaiá, o Rio das Pedras e o Itapicuru, que separa Saúde do município de Pindobaçu, ao norte. Os principais distritos do município de Saúde são Genipapo e Paulista.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Saúde, cuja festa anual é comemorada no dia 8 de setembro. Há diversas manifestações populares durante as festas juninas, especialmente no São João.

Fonte: Wikipedia

Autor do Histórico: SôNIA MARIA DA SILVA NEVES

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Saúde: Imagens da cidade e Região

Prça Col. Albino Pereira
Data : 16 October 2008
Autor: Ivan Dantas de Queiroz
Saúde - BA
Data : 08 November 2007
Autor: joaoevodio
Saúde
Data : 17 June 2007
Autor: mfjunior
Vista panorâmica
Data : 06 April 2008
Autor: Fábio Rios
Lindas cachoeiras
Data : 06 April 2008
Autor: Fábio Rios
Saúde e suas lindas Cachoeiras
Data : 30 October 2008
Autor: Fábio Rios
Entrada da cidade
Data : 06 April 2008
Autor: Fábio Rios
Saúde - BA
Data : 08 November 2007
Autor: joaoevodio
Praça Albino Pereira
Data : 06 April 2008
Autor: Fábio Rios
Terminal Rodoviário de Saude.
Data : 02 December 2008
Autor: volare
Saúde-Ba
Data : 17 January 2013
Autor: Willian Ataide
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Saúde? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. paulo almeida's avatar paulo almeida

    eu amo a cidade de saude que tem um povo maravilhoso. tenho parentes espalhado pela cidade. do centro ao alto da santa cruz. um abraço para todos moradores e nativos de saude.

    #1 – 20/08/2013 - 09:45

Postar um comentário

     (Opcional)