Início » Rio Grande do Sul » Canoas


Canoas - Rio Grande do Sul



Canoas faz parte do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 67ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo de ensino com uma universidade (ULBRA) e dois centros universitários (Unilasalle e Uniritter).

Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008]..

História da cidade de Canoas

A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana, segundo critérios do IBGE, teve como pioneiros grandes proprietários de terras. O primeiro deles foi o conquistador Francisco Pinto Bandeira, que recebeu da Coroa portuguesa, em 1740, uma área com três léguas de comprimento e uma de largura ao longo da margem direita do Rio Gravataí. No local, foi instalada a sede da Fazenda do Gravataí - atualmente bairro Estância Velha. Em 1771, com a morte de Francisco, as terras passaram para o filho Rafael Pinto Bandeira. Com o falecimento deste, sua viúva Josefa Eulália de Azevedo, a Brigadeira, divide a área entre os filhos. A partir daí, as terras são repartidas, dando origem a um povoado.

A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga.

Em 1938 assume a condição de Vila, e no ano seguinte torna-se cidade e sede de município.

Em 27 de junho de 1939, a cidade foi criada pelo Decreto Estadual nº 7.839. Em 15 de janeiro de 1940 foi instalado o município de Canoas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas (RS)

Autor do Histórico: Ricardo dos Santos Souto

A área onde hoje se localiza o Município de Canoas, no Rio Grande do Sul, era habitada pelos índios Tapes, quando, em 1725, chegaram na região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira, que solicitou ao Rei de Portugal, as terras que se estendiam ao longo do Rio Gravataí pela margem direita. A suas carta de sesmaria tem a data de 20 de maio de 1740, mas já em 1733 ele tinha ocupado as terras, e criado a Fazenda Gravataí, localizada onde hoje se encontra o bairro Estância Velha.

Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas, que na época pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do Rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local, que por esse motivo ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.

O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.

Formação Administrativa

Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por orago (santo que dá nome à igreja) São Luís Gonzaga.

Elevada à condição de vila em 1938, já no ano seguinte, no dia 27 de junho de 1939, Canoas torna-se cidade e sede de município.

Em 20 de março de 1992, Canoas perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se transformou no Município de Nova Santa Rita.

Autor do Complemento: Tatiana Thiesen


Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 131,096: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 42: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 46.022: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 12.365: matrículas
Número de unidades locais: 12.206: unidades
Pessoal ocupado total: 99.960: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 29.400,07: reais
População residente : 323.827: pessoas
População residente - Homens: 155.936: pessoas
População residente - Mulheres: 167.891: pessoas
População residente alfabetizada: 287.798: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 94.038: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 208.445: pessoas
População residente, religião espírita: 14.145: pessoas
População residente, religião evangélicas: 60.836: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: -: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.978,98: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: -: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 665,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,750:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Canoas: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Canoas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: