Início » Minas Gerais » Oratórios


Oratórios - Minas Gerais



Oratórios faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população recenseada em 2010 era de 4.486 habitantes.

A história do município de Oratórios inicia-se em 1880, quando Antônio Romualdo Lopes da antiga Fazenda da Barrinha que se localiza próxima a antiga Fazenda Santa Cruz, deparou-se com uma grave doença em sua filha, prometendo caso ela se curasse construir uma capela para seu santo devoto São José de Botas. Como sua filha veio a falecer, ele revoltou-se com a situação e jogou o santo fora. Segundo a história por causa deste seu ato, sua vida começou a cair em decadência, vez que ocorreram graves prejuízos em suas plantaçãoes e enorme mortandade em seu rebanho. Acreditando que estava sofrendo um castigo, arrependeu-se de seu ato e para remediar a situação, comprou um terreno na Fazenda Santa Cruz e construiu neste local uma capela de pau-a-pique para abrigar a imagem do santo, que ele havia recuperado intacta. Algum tempo depois foram arrecadados fundos para a compra de cinco hectares ao redor da capela a um custo de um conto de réis. Criou-se então um Largo onde foram surgindo as primeiras casa, dando início, assim, ao vilarejo de Oratórios. No ano de 1905, no local da antiga capela, construiu-se a primeira igreja, que foi demolida em 1959 quando a igreja matriz estava pronta.

O nome do município se deve ao principal ribeirão da região, no qual desaguam vários córregos com nomes de santos, tal nome foi lhe dado em 1911 quando passou a ser distrito de Ponte Nova.

O município de Oratórios foi criado pela Lei 12.030 de 21/12/1995 Art. 19 inciso II, ocorrendo a primeira eleição municipal em 03/10/1996, sendo eleito para prefeito José Antônio Delgado e para vice-prefeita Maria Ubaldo Girundi.

O município de Oratórios faz parte da Zona da Mata de Minas Gerais e integra as Microrregiãoes de Ponte Nova e Associação dos municípios do Vale do Piranga (AMAPI). Seu território corresponde a uma área de 89,22 KM2 (Instituto de Geociências aplicadas, da Secretaria do Estado de Ciências e Tecnologias de Minas Gerais). Limita-se com município de Ponte Nova, Urucânia, Jequeri e Amparo do Serra.

Com o município de Ponte Nova: começa no entroncamento do divisor da margem esquerda do córrego Seco ou Mandinga que tem mais abaixo o nome de Alfavaca; com o divisor de águas entre o córrego do Amora ou ribeirão Canadá e seu afluente que passa na fazenda Canadá de Cima; segue pelo divisor de vertente da margem esquerda do ribeirão Oratórios até a foz do córrego Trindade, atravessa o ribeirão sobe o espigão fronteiro e continua pelo divisor da vertente da margem direita do córrego Trindade até atingir o divisor de águas entre os rios Casca e Piranga, no ponto fronteiro à cabeceira Lagoa Seca, afluente do rio Piranga e dos Barros, afluente do Rio Casca.

Com o município de Urucânia: começa no divisor de águas entre os rios Casca e Piranga, no ponto fronteiro às cabeceiras dos córregos dos Barros e Lagoa Seca, segue por esse divisor até defrontar a cabeceira do córrego Trindade.

Com o município de Jequeri: começa no divisor de águas entre os rios Casca e Piranga, no ponto fronteiro à cabeceira do córrego Trindade, segue por esse divisor, passando pelo morro do Bálsamo, até defrontar a cabeceira do córrego do Paiol.

Com o município de Amparo do Serra: começa no divisor entre os rios Casca e Piranga, no ponto fronteiro à cabeceira do córrego do Paiol, segue pelo divisor da vertente da margem direita do córrego Santana até a foz deste, no ribeirão Oratórios e ou Amparo, sobe por este ribeirão até a foz do córrego Seco ou Alfavaca, atravessa o ribeirão sobe o espigão fronteiro e continua contornando a região fronteira até o entroncamento do divisor da sua margem esquerda de águas entre o córrego amora ou ribeirão Canadá e seu afluente que passa na fazenda Canadá de Cima.

Gentilico: oratoriense

Fonte: Prefeitura Municipal - Sec. Educação

Autor do Histórico: GUTEMBERG JOSÁ DE FREITAS FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 89,068: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 681: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 148: matrículas
Número de unidades locais: 66: unidades
Pessoal ocupado total: 533: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.260,38: reais
População residente : 4.493: pessoas
População residente - Homens: 2.234: pessoas
População residente - Mulheres: 2.259: pessoas
População residente alfabetizada: 3.560: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.269: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.263: pessoas
População residente, religião espírita: 11: pessoas
População residente, religião evangélicas: 935: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.442,33: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.388,47: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 360,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 372,25: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,637:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Oratórios: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Oratórios? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: