Início » Tocantins » Taguatinga


Taguatinga - Tocantins



Taguatinga faz parte do estado do Tocantins.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, etc.

A partir do século XVIII, a região sudeste do atual estado de Tocantins foi colonizada por bandeirantes, aventureiros e missionários religiosos, que ali fundaram diversas cidades, detentoras atualmente de importante património histórico. A catequese de índios e a utilização da mão de obra escrava caracterizaram a colonização.

História da cidade de Taguatinga

Distante apenas quinze quilômetros da fronteira com o Estado da Bahia, a Fazenda Brejo foi o primeiro aglomerado urbano. Sua água doce atraía muitas pessoas em virtude das fazendas da região terem suas águas salobras. Por ter suas terras muito férteis, surgiram pequenas povoações em seu território. Era também um lugar onde as famílias se reuniam em determinadas datas, permanecendo em festa por vários dias. Sua população cresceu com a chegada de migrantes de outros estados.

Os negociantes passavam com muito dinheiro por aquele lugar, conhecido como "travessia do brejo", à procura de minas de ouro. Dentre estes, veio também Francisco Lino de Souza que casou com a filha do dono da fazenda. Na verdade, por volta de 1834, foi ele quem edificou a capela de Santa Maria, denominação que foi atribuída ao povoado, e que fez com que Francisco Lino ficasse caracterizado como o seu fundador. Uma imagem de Nossa Senhora D′Abadia foi para ali trazida, tornando-se a padroeira do lugar, mais tarde denominado Paróquia de Santa Maria de Taguatinga.

Gentílico: taguatinguense

Formação Administrativa

Conforme Lei Providencial nº 4, de 6 de novembro de 1855, o povoado de Santa Maria de Taguatinga, foi elevado à condição de vila pertecente ao Município de São Domingos. Posteriormente, foi anexada ao Município de Arraias.

Finalmente, conforme Lei nº 425, de 10 de novembro de 1868, o povoado foi desmembrado de Arraias, tornando-se o Município de Taguatinga. Contudo, sua instalação como município, e como Termo pertencente à comarca de Paranã, só se deu em 10 de julho de 1872.

Fonte: Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Taguatinga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Taguatinga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: