Início » Tocantins » Porto Alegre do Tocantins

Porto Alegre do Tocantins - Tocantins

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Porto Alegre do Tocantins e arredores.

Porto Alegre do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º36′31" sul e a uma longitude 47º02′55" oeste, estando a uma altitude de 387 metros. A população avaliada em 2009 era de 2 968 habitantes. Possui uma área de 48282,1km².

Porto Alegre do Tocantins teve como um de seus fundadores Francisco Araújo de Carvalho, no qual foi seu primeiro prefeito. O município foi desmembrado do município de Almas. Originou-se esse nome por que há nesse município um rio (Manoel Alves) e nele um porto no qual tinha uma velha canoa para a travessia das boiadas que passavam ali. Este porto era muito prazeroso para se tomar banho e daí originou-se o nome Porto Alegre. Hoje a cidade tem se destacado na região sudeste do estado, juntamente com o município de Dianópolis está sendo desenvolvido um grande projeto de irrigação no rio Manoel Alves no qual gera grande número de empregos para região.

Atrativos: rio Manoel Alves. Festas populares: festa de Santa Luzia, aniversário da cidade e festa junina. Padroeira: Santa Luzia (13 de dezembro). Economia: agropecuária, turismo e geração de energia.

História da cidade de Porto Alegre do Tocantins

Terminado o ciclo do ouro, começaram a surgir rebanhos de gado, que atravessaram de barco o Rio Manoel Alves, num local que ficou conhecido como Porto Alegre, e que deu origem à formação de um povoado, cujo fundador foi Francisco Araújo de Carvalho.

No ano de 1961, na Fazenda Beira Rio, Gabriel Cardoso e Raimunda Cardoso, juntamente com os afro-descendentes das comunidades quilombolas de São Joaquim e Lajinha foram os primeiros moradores do lugar. O povoado foi crescendo com a chegada de mais famílias até que, em 14 de janeiro de 1988 foi criado o Município de Porto Alegre do Tocantins.

Gentílico: porto-alegrense

Formação Administrativa

Em 14 de janeiro de 1988 foi criado o Município de Porto Alegre do Tocantins, desmembrado do Município de Almas. Instalado em 1º de janeiro de 1989.

Fonte: Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: