Início » Tocantins » Pau D'Arco

Tudo sobre Pau D'Arco - Estado de Tocantins

Município de Pau D'Arco

Informações Gerais sobre Pau D'Arco

Qual a localização da cidade de Pau D'Arco?

O município de Pau D'Arco pertence ao estado Tocantins, ele fica localizado na latitude -7.53919 e longitude -49.367.

Qual é o tamanho do território de Pau D'Arco?

1377,406 km².

Qual a população de Pau D'Arco?

Aproximadamente 4.831 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Pau D'Arco?

pau d?arquense.

Quem é o prefeito da cidade de Pau D'Arco?

Atualmente a cidade é administrada por JOAO BATISTA NETO do PP.

Avaliação geral do município: 4.2 / 5 para Pau D'Arco por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Pau d′Arco faz parte do estado do Tocantins.

Sua história relembra conceitos existentes desde o início dos anos 50. Desde o ano de 2004, Pau d′Arco melhorou bastante, em: Sanemento básico, Pavimentação de Ruas, Educação com transporte escolar, Casas Populares, etc. A cidade é banhada pelo Rio Araguaia, rio este que influencia o turismo pelas belas praia apreciadas por muitos.

Encontra-se a uma latitude 07º32′23" Sul e a uma longitude 49º22′20" Oeste, estando a uma altitude de 5 metros. A população avaliada em 2005 era de 4 600 habitantes. Pau d′Arco é uma pequena cidade que fica a 422 km de sua capital Palmas-TO, fica no extremo norte do estado.

História da cidade de O município de Pau D arco, encontra-se à margem direita do rio Araguaia, na Mesorregião Ocidental do Tocantins, na microrregião de Araguaína, com as coordenadas geográficas 07° 32 23 de latitude e 49° 22 20 de longitude, altitude de 143 metros.

A origem do município se deve ao ciclo da borracha que no final do século XIX era explorada no sertão do estado do Pará. Naquela época havia uma árvore seca caída à margem esquerda do rio Araguaia, esta árvore era um Ipê, também conhecida na região como Pau D arco. O ponto onde estava localizada esta árvore era propício para atracar as embarcações que por ali passavam em direção a Belém do Pará. Além da lenha abundante no local para os navegantes prepararem as refeições, havia também muita sombra. Com passar do tempo, tornou-se costume as embarcações realizarem suas paradas neste local, que logo passou a ser conhecida como principal porto de embarque da borracha. Assim, nasceu o porto de Pau D arco.

Também nesta época chegaram a esta região as famílias: Pardinha, Soares e Alencar, por meio de Pedro José da Silva e Maria José da Cruz, Chico Nolêto e Joana Alves, José Alencar, Cácionélia, José Mariano, Pedro Dias Soares, Honorato da Cruz, Raimundo da Cacionélia e outras. Com o movimento do ciclo da borracha, também surgiram conflitos entre brancos e índios Gaiapós, considerados bravos, de uma aldeia chamada Garotira localizada no Pará. Como o conflito ganhava dimensões cada vez maiores, e com muita morte de ambas as partes, o exército enviou ao local o Coronel Grizort, para pôr fim o caos na região. Este foi o primeiro a se estabelecer no local com o seu agrupamento militar, que não demorou em terminar com o conflito.

Enquanto isso, na margem direita do rio (então estado de Goiás), começou a surgir, no início do século, as primeiras construções de casas das famílias Izídio Cruz, Pedro Soares, família Teixeira, entre outros. Na época foi construída a primeira igreja do povoado, uma pequena casinha na beira do Rio Araguaia, denominado Igreja de São Domingos, onde também funcionou a primeira escolinha.

Na margem direita, havia também uma aldeia indígena formado por índios Carajás. Estes eram mansos e gostavam de festas e conviviam bem com as pessoas que começaram a formar povoado, que mais tarde em consequência do porto, ficou sendo conhecido com o topônimo de Pau D arco até a emancipação como município.

Com o fim da Era Borracha, passavam a ganhar força na economia do povoado Pau D arco, a exploração madeireira, a atividade agropecuária e os movimentos dos caçadores de animais silvestres. Em 1955, a atividade garimpeira de cristal no Gorgulho (Arapoema) e de Amatista (Pará) veio dar um enorme impulso ao desenvolvimento econômico de Pau d Arco, então distrito do município de Araguacema.

A atividade próspera do garimpo de Gorgulho fez irromper um movimento político pela emancipação de Arapoema. E, através da Lei 4.800 de 7 de novembro de 1963, o governo do estado do Goiás, criava Arapoema, desmembrando-o do município de Araguacema e, Pau d Arco ficou pertencente a Arapoema na condição de povoado.

Com a criação do estado do Tocantins, começou o movimento político pela emancipação de Pau d Arco, liderado por Valdiná Morais, Manoel Piauí, Zé Romão. No dia 10 de fevereiro de 1991, foi realizado plebiscito, cujo resultado dava condições para sua autonomia política. No dia 20 de fevereiro de 1991 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins a Lei 255 que criava o município de Pau D arco, desmembrando-o dessa forma do município de Arapoema. A instalação do município ocorreu 1º de janeiro de 1993, tendo tomado posse como primeiro prefeito eleito o senhor José de Freitas.

Como datas marcantes na cidade de Pau Darco destacam-se o Festejo de São Domingos de Gusmão, realizado de 31 de julho a 08 de agosto, a comemoração do aniversario da cidade, em 10 de fevereiro e também a Romaria da Ressurreição, que acontece no mês de abril. Outro período importante no município é a temporada de praia, no mês de julho, quer reúne grande concentração de pessoas na praia da fofoca.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Qual o DDD da Cidade Pau D'Arco?

63

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Pau D'Arco:

0+Operadora+63+Telefone de destino

Como ligar para Pau D'Arco pela

CTBC Telecom:012 + 63 + telefone
Vivo:015 + 63 + telefone
Aerotech:017 + 63 + telefone
Claro:021 + 63 + telefone
GVT:025 + 63 + telefone
Oi Telemar:031 + 63 + telefone
TIM:041 + 63 + telefone
Sercontel:043 + 63 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Pau D'Arco?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Pau D'Arco Tocantins o CEP geral é 77785000.

Prefeitura Municipal de Pau-d'Arco

Endereço: Rua José Vieira, 533, Centro, Pau-d'Arco - TO, CEP: 77785000
Telefone / Fax:(63) 3425-1311 / 1242 (63) 3425-1267
Prefeito: JOAO BATISTA NETO do PP

Hospitais no município de Pau D'Arco - Tocantins

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pau d?arquense.

Relação de Cartórios no município de Pau D'Arco TO

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Pau D'Arco com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Pau D'Arco Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Pau D'Arco-TO, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Pau D'Arco

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Pau D'Arco, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Pau D'Arco

No momento não encontramos vagas de emprego em Pau D'Arco / TO, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Pau D'Arco

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Pau D'Arco, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Pau D'Arco do Estado de Tocantins

Condições de Tempo Hoje (22/11/2019), Pau - Aquitaine:

Nublado

Temperatura: 10º C
Humidade do Ar: 60%
Velocidade do Vento: 9 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/11/2019 - Chuvisco. Max: 10 Min: 6
23/11/2019 - Tempestades esparsas. Max: 13 Min: 7
24/11/2019 - Chuva. Max: 14 Min: 8
25/11/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 16 Min: 8
26/11/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 16 Min: 10

Municípios vizinhos de Pau D'Arco

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Pau D'Arco-TO em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Arapoema - 35.8 km
Floresta do Araguaia - 38.1 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Pau D'Arco: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Pau D'Arco através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D
imagem de Pau D

Página de Pau D'Arco

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Pau D'Arco
Última Atualização: 22/11/2019

Você conhece Pau D'Arco? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: