Tudo sobre Natividade Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Natividade

Coordenadas geográficas

O município de Natividade fica localizado na latitude -11.7034 e longitude -47.7223 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Natividade

Com um total de 3240,715 km², Natividade de extensão territorial.

População de Natividade

De acordo com dados do IBGE, Natividade possui aproximadamente 9.239 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Natividade são chamados de nativitano.

Administração municipal

Prefeito atual:THIAGO JAYME RODRIGUES DE CERQUEIRA.

História de Natividade, Tocantins

Ouvir com robot

Natividade faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º42′35" sul e a uma longitude 47º43′24" oeste, estando a uma altitude de 323 metros. A população avaliada em 2010 é de 9 000 habitantes.

Possui uma área de 3210,95km².

O antigo Arraial de São Luiz (localizado no topo da serra que fica logo ao lado da cidade) foi criado em 1734 e é o mais antigo núcleo urbano já fundado no estado do Tocantins.

História da cidade de Natividade

Teve sua origem no século XVIII, no ano de 1734, com a chegada de imigrantes portugueses nessa região à procura de ouro. Dentre esses portugueses, Manoel Ferraz de Araújo estabeleceu-se no local com sua mineração, iniciativa que deu origem ao Arraial de São Luiz, edificado no topo da Serra pelas mãos dos escravos, cerca de quarenta mil, trazidos por esses desbravadores.

Em 1735, chegou ao arraial uma imagem de Nossa Senhora da Natividade, que veio de barco pelo Rio Tocantins e depois em ombros escravos até o Arraial. Para garantirem sua permanência no local, os moradores tiveram que enfrentar ataques dos índios. Essa imagem é a mesma venerada nos dias de hoje na igreja Matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.

No início da colonização, toda uma tribo da etnia Xavante foi aniquilada por se ter negado à escravidão determinada pelos portugueses, que possuíam escravos trazidos da áfrica para trabalharem na extração do ouro.

Segundo a tradição oral, entre portugueses e escravos africanos, havia quarenta mil trabalhadores nas minas: conta-se também que caravanas de mais de cem burros com suas bruacas carregadas com "arrobas de ouro" seguiam de Natividade para Salvador, na Bahia, e dali para Portugal. Com o declínio da mineração, desceram a serra para desenvolver a agricultura e o comércio.

Esses portugueses e missionários que chegaram para se dedicar à extração do ouro e à catequese deixaram fortes sinais. Longe de suas famílias e do alto clero, muitos deles tiveram filhos com as escravas que traziam, oferecendo-lhes carta de alforria para que seus filhos nascessem livres. Os escravos, por sua vez, começaram a erguer o que seria a igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em pedra canga. A obra foi paralisada por volta de 1817 por falta de recursos, pois os escravos não aceitavam ofertas, em dinheiro, dos brancos para concluí-la. Suas ruínas são hoje um dos principais cartões postais do Estado.

Entre os anos de 1809 e 1815, o Arraial de São Luiz, hoje Natividade, foi sede provisória do que seria a Comarca de São João das Duas Barras, época em que o território de Goiás foi dividido em duas comarcas, conforme Alvará.

Nesse alvará, datado de 18 de março de 1809, no Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João VI criou a Comarca de São João das Duas Barras, ainda em Natividade. Duas Barras seria instalada nas proximidades da confluência. Em 1815, a sede da Comarca foi transferida para São João da Palma, hoje Paranã.

Em 1821, Natividade volta a ser sede administrativa do Norte Goiano, agora na condição de Governo Provisório.

Gentílico: nativitano

Formação Administrativa

No ano de 1832, o Arraial passou à condição de Vila de Natividade.

Em 22 de julho de 1901, foi criada a Comarca de Natividade, instalada em 23 de dezembro de 1905, desligando-se da Comarca de Porto Nacional. Contudo, em 1930, se deu a supressão da Comarca de Natividade, que foi transformada em Termo novamente sob a jurisdição da Comarca de Porto Nacional.

Em 26 de agosto de 1933, com seus limites territoriais estabelecidos, tornou-se o Município de Natividade.

Fonte: Associação Tocantinense de Municípios - ATM Ana Elisete Motter. In: Jornal do Tocantins, jun. 2005. Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

DDD de Natividade, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Natividade:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Natividade

O Código Postal (CEP) geral de Natividade, Tocantins, é 77370000.

Prefeitura Municipal de Natividade
Endereço: Rua 7 de Setembro, 31, Centro Histórico, Natividade - TO, CEP: 77370000
Telefone / Fax:(63) 3372-1800 (63) 3372-1800
Prefeito: THIAGO JAYME RODRIGUES DE CERQUEIRA

Hospitais em Natividade - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde nativitano.

Cartórios na cidade de Natividade

Acesse a lista de Cartórios em Natividade. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Natividade Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Natividade - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Notícias sobre Natividade

Confira as últimas notícias de hoje em Natividade.

Previsão do tempo na região nativitano

Veja a previsão do tempo em Natividade: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Natividade

Confira as cidades vizinhas de Natividade - TO em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Natividade através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município nativitano  por Cidades do meu Brasil atualizado até 02/03/2024 - Natividade - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Turismo

Dia Nacional do Turismo

Dia Nacional do Turismo celebra-se a 2 de Março. Dia Nacional do Turismo pretende valorizar as ati...

Saiba Mais
Dia+da+Ora%C3%A7%C3%A3o

Dia da Oração

O Dia Mundial da Oração é comemorado em todo o mundo na primeira sexta-feira do mês de março. ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:22-23)
Bíblia Online

 

Estados