Início » Tocantins » Maurilândia do Tocantins

Maurilândia do Tocantins - Tocantins

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Maurilândia do Tocantins e arredores.

Maurilândia do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 05º57′11" sul e a uma longitude 47º30′23" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 257 habitantes. Possui uma área de 792,475km².

História da cidade de Em 1850, Maria Sarais, fujindo do Ceará, veio locarizar-se na margem esquerda do Ribeirão Belos Aires, no município de Boa Vista do Tocantins.

Em 1886, Donata e Antônio Feitosa, também do Ceará, fixaram residencia na agua Bonita, junto ribeirão Belos Aires, trazendo os filhos Silvano, Bauduíno e Bertoldo, a primeira providencia foi inciar uma roça.

Em 1890, vindo de Pastos Bons, Estado do Maranhão, Cenceição Batalha veio acampar-se com sua família junto ao ribeirão Atoliero dando incio a uma roça e ciração de gado.

Em 1901, nasceram Rafael Feitosa filho de Silvano Feitosa e Augusto Pinto Bandeira, filho de Inacio Pinto Bandeira eMaria Gomes Bandeira, tambem oriundos do Maranhao.

Em 1943, o Municipio de Boa Vista do Tocantins passou a se chamar de Tocantinópolis.

Em 1958, o Povoado de Barreiras apresentava grande desenvolvimento com o incio da construçao da Belém Brasília e em 1969, com a construção da rodovia TO 126, que liga a Tocantinópolis á Itaguatins na ponte Bom Jardim a 21 km da cidade de Itaguatinse a 48 km de Tocantinópolis começou a formar-se um povoado que iria se transformar na atual cidade.

O trajeto de motores fluviais foram extintos no Rio Tocantis as cheias no Rio Tocantins inviabilizaram a vida economica do Povoado Barreiras e com o progresso vertiginoso do Povoado de Maurilandia toda atividade comecial e política transferiu-se definitivamente para essa nova localidade.

Aos cinco de outubro de 1989, em Miracema do Tocantins, pela Assembleia Estadual Constituinte foi criado o muncipio de Maurilandia do Tocantins, firmando no Art. 18 XXXVII, das Disposições Constitucionais Transitórias.

Por força da lei estadual nº 251, de 20-02-91, publicada pela segunda vez no Diário Oficial de 14-06-91, foi criado e emancipado o Município de Maurilândia do Tocantins, desmebrado do municipio de Tocantinópolis.

Em 01 de janeiro de 1993, foi instalado oficialmente o Município de Maurilandia do Tocantins e tambem empossados os novos vereadores da Camara Municipal, a qual teve como presidente o vereador Raimundo Pereira Feitosa.

Fonte: Prfeitura Municipal de Maurilândia do Tocantins.

Autor do Histórico: ALDéRCIO DINIZ GUSMãO

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: