Início » Tocantins » Itacajá


Itacajá - Tocantins



Itacajá faz parte do estado do Tocantins.

A fundação de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os Índios Kraôs. Tendo porém, em vista as necessidades dos sertanejos, fundou uma escola e um orfonato. "A cidade começou com um orfanato fundado pelo Pr. Francisco Colares e sua mulher Beatriz, em 10 de abril e 1942." (O jornal Bastista de 10 de outubro de 1989).

Inicalmente era conhecido como Porto do Vau, devido no verão dá vau onde hoje está construida a ponte e porto porque logo acima éra o porto. Criada pela lei estadual de número 891 de 12 de novembro de 1953 Itacajá foi fundada tornando-se um grande município.

O município de Itacajá está localizado na Mesorregião Oriental do Tocantins, na Microrregião do Jalapão, com altitude de 196 metros.

A fundação de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os índios Kraôs, que constituíam a maioria dos habitantes da região. Tendo, porém, em vista a necessidade dos sertanejos fundou-se uma escola e um orfanato.

Esta região era antes de 1.938, a sede do 4º distrito fiscal logo após a margem direita do rio Manoel Alves Pequeno (cerca de 20 km abaixo). A vinda do Pastor Francisco Colares para a região, atraiu logo um pequeno grupo de pessoas residentes da circunvizinhança, que formou a vila de Itacajá. A denominação Itacajá é derivada de parte da língua Tupi-Guarani, ITA = pedra; CAJá = nome da cachoeira que há acima do porto principal do Rio Manoel Alves Pequeno, CAJá é também um fruto do cajazeiro, árvore da família das anacardiáceas, abundante na região na época da povoação.

Inicialmente era conhecida como Porto do Vau, essa denominação deve-se à existência de uma passagem no rio Manoel Alves Pequeno, que dá vau durante os meses de seca na região. Em outubro de 1.938, com interferência do seu fundador, foi instalado o distrito, sendo nomeado para exercer o cargo de subprefeito o Sr. Francisco Colares. Criada pela lei estadual de número 891 de 12/11/1953 Itacajá foi fundada tornando-se um grande município, sua instalação se deu em 01/01/1954.

O primeiro prefeito municipal da cidade foi o Sr. João Borges de Almeida, (falecido em 1997), que recebeu nomeação interina do governador do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira. Em 03/10/1954 houve eleições para Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, tendo sido eleito do Sr. João Nolêto Rodrigues com mais sete vereadores.

Localizado entre as coordenadas 8° 23′ 30 de latitude Sul e 47° 46′ 06 de longitude Oeste, Itacajá possui clima tropical, com temperatura média entre 30° e 35° graus.

Sua principal fonte de renda é a pecuária. Mas em regime de "plantation" são cultivadas as diversas variedades de milho, arroz, feijão, mandioca etc.Além do comércio varejista, a cidade dispõe de serrarias, olarias, usina para beneficiamento de arroz etc.

Por força dos seus recursos naturais e do modo cativante dos seus habitantes, além de aprazível a cidade é aconchegante. Não raro, tem-se ouvido elogiosos comentários a seu respeito.

A festa religiosa da cidade é em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Paróquia.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itacajá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itacajá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: